Sintomas do câncer

13 sinais que podem indicar câncer

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
13 sinais que podem indicar câncer

Existem muitos sintomas de câncer, sendo que alguns deles estão em todos os tipos de manifestação da doença e outros caracterizam apenas o problema quando aparece em um determinado lugar. Para saber quais são os 13 sinais que podem indicar câncer confira as informações que o umComo.com.br reuniu e que podem ajudar você a identificar o problema e a buscar ajuda médica o quanto antes.

Também lhe pode interessar: Como identificar câncer de pele

Passos a seguir:

1

Muitas vezes um câncer pode demorar a ser diagnosticado, porque entre os sinais que podem indicar câncer estão sintomas corriqueiros e que podem apontar para outros problemas de saúde. No entanto, mesmo comuns, esses sintomas quando indicam a doença costumam ser mais frequentes e mesmo mais fortes que o comum. Por isso, é importante nunca ignorar dores e outros sintomas que parecem sem importância.

2

A dor é o primeiro sintoma a ser citado, pois além de ser comum nos pacientes de câncer pode indicar onde a doença se manifesta. Dessa forma, dores de cabeça que não melhoram, mesmo com tratamento, podem ser sinais de tumor cerebral. Já se a dor acomete as costas, o problema pode estar nos ovários, reto ou cólon. O tumor de testículo e o ósseo também podem causar dor. Em muitos casos, a dor pode ser um indício que a doença já está evoluída.

13 sinais que podem indicar câncer - Passo 2
3

O segundo sinal de câncer é a febre, já que esse sintoma está presente em todos os pacientes com a doença, em diferentes fases da mesma, inclusive, quando o problema está disseminado. Nesses casos, o mais comum é que a febre ocorra quando a doença chegou ao sistema imunológico. Embora seja menos comum, indica o início da doença em casos de linfoma ou leucemia. O cansaço excessivo também é um sinal de tumor, sendo assim o terceiro sintoma, podendo indicar o desenvolvimento do câncer, no caso da leucemia. Se a doença estiver afetando o estômago ou o cólon a fadiga pode ser uma consequência da perda de sangue comum e sem explicação nesses casos.

4

Já um sintoma que pode ser o primeiro sinal de tumor é a perda repentina de peso, podendo o paciente perder 10 quilos inicialmente. Esse quarto sintoma é ainda mais frequente quando a doença está no pulmão, esôfago, pâncreas ou estômago. Quanto aos sintomas de câncer específico, é possível citar como quinto sinal as alterações na pele, típicas do câncer de pele, como a hiperpigmentação (quando a pele escurece). No entanto, no caso de icterícia (coloração amarela) pode ser um indício de câncer no pâncreas.

5

Outras alterações na pele que podem indicar tumor são eritema (vermelhidão da pele) e prurido (coceira na pele). Já as verrugas, manchas e sardas que mudam de cor, forma e tamanho podem ser sinais de melanoma, um tipo de câncer de pele. Esses sinais formam uma ferida, sendo esse o sexto sinal de câncer. Feridas que não cicatrizam e sangram também podem apontar para câncer de pele. No entanto, se ela estiver na boca pode indicar um tumor no local. O mesmo serve para feridas em outros órgãos.

13 sinais que podem indicar câncer - Passo 5
6

O sétimo sinal do problema são as manchas brancas, que podem aparecer na língua e na boca, indicando leucoplasia (lesões que podem evoluir para câncer). Já o oitavo sintoma engloba as mudanças dos hábitos intestinais, podendo ser constipação ou diarreia frequente, as quais podem indicar câncer colorretal. Mas se as alterações ocorrerem na função da bexiga, o nono sinal, como dor ou presença de sangue ao fazer xixi e mesmo maior frequência pode ser câncer de próstata ou de bexiga.

7

O décimo indício de câncer reúne as dificuldades de digerir e engolir, que podem caracterizar tumor na faringe, esôfago ou estômago. Já o câncer de pulmão pode apresentar rouquidão ou tosse persistente, sendo esses o décimo primeiro sinal da doença. O aparecimento de sangue em diversas situações também pode ser o indício de diferentes tipos da doença e, assim, o seu décimo segundo sinal.

8

Quando o sangue aparece na tosse pode ser tumor no pulmão; se nas fezes, no reto ou no cólon; se vaginal, de colo do útero ou de endométrio; se na urina, no rim ou na bexiga; e se houver secreção com vestígios de sangue que sai do mamilo, câncer de mama. Outro sinal de câncer de mama é o nódulo, o décimo terceiro sinal da doença, sendo que os caroços podem aparecer em outros tipos do problema, como os que acometem gânglios linfáticos e testículos.

13 sinais que podem indicar câncer - Passo 8

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 13 sinais que podem indicar câncer, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
CLADIOVETE MATIAS
sinto pontadas no coração
1 de 4
13 sinais que podem indicar câncer