Outros Doenças do coração

15 sinais que podem indicar problemas no coração

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
15 sinais que podem indicar problemas no coração

Os indícios de que uma pessoa pode estar com problemas cardíacos nem sempre são percebidos em um primeiro momento, pois tratam-se de sintomas comuns a outras doenças. Porém, é importante conhecê-los para prevenir ataques cardíacos, entre outras situações. Além disso, existem sintomas dos quais pouco se ouve falar. Portanto, conheça os 15 sinais que podem indicar problemas no coração com as informações que o umComo.com.br tem para dar a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Porque sinto pontadas no coração
Passos a seguir:
1

Existem muitos problemas que podem acometer o coração e nem sempre os pacientes são pessoas de idade avançada. Por isso, é importante estar a par de todos os sinais que podem indicar problemas no coração. Um sintoma típico de ataque cardíaco é o desconforto no peito e, por isso, pode-se elegê-lo como o primeiro entre os demais. Ele costuma iniciar com uma dor moderada, que pode aumentar e dura alguns minutos. Ao invés de dor a pessoa pode sentir um tipo de aperto ou pressão.

15 sinais que podem indicar problemas no coração - Passo 1
2

O segundo sinal que pode indicar problemas cardíacos, como ataque cardíaco, hipotensão ou arritmia é a tontura, que pode levar a pessoa a desmaiar. Em terceiro lugar fica o cansaço, um sintoma que ao se prolongar por todo o dia pode ser sinal de insuficiência cardíaca ou hipotensão. Em casos de ataque cardíaco, costuma aparecer alguns dias antes. Náusea e/ou falta de apetite são o quarto sintoma, pois também podem ser os primeiros indícios de doenças do coração, quando provocados pela dor do infarto.

3

Além de dor no peito, a dor pode atingir outras partes do corpo, sendo esse o quinto sinal. É comum que em um ataque cardíaco o desconforto no peito emane para os braços, ombros, costas, pescoço, cotovelo, mandíbula ou abdômen. Já como sexto sinal é possível definir o pulso rápido e irregular, que está presente em casos de arritmia, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca.

4

A falta de ar é outro sintoma típico que surge alguns momentos antes do ataque cardíaco, por isso, recebe a sétima posição. Enquanto isso, o oitavo indício é o suor frio que inicia repentinamente sem motivo aparente, estando presente tanto nos casos de arritmia e infarto, quanto nos de hipertensão e hipotensão. Devido à grande variedade de sintomas que podem acometer uma pessoa que está passando por um infarto, o nono sinal de problemas no coração é a ansiedade, acompanhada geralmente do medo de morrer.

5

Embora menos nítido, a tosse persistente também é um sinal, ficando na décima posição. Ela é causada pelo acúmulo de líquidos nos pulmões, em casos de insuficiência cardíaca. Se essa tosse acontecer à noite, é ainda mais possível que haja o problema, pois na posição horizontal o coração que está sem funcionar bem provoca um aumento do retorno de sangue para os pulmões.

6

O décimo primeiro sintoma é o inchaço dos pés e pernas, em situações de insuficiência cardíaca, já que o problema ajuda a retenção de líquidos. Além disso, o retorno de sangue para esses órgãos é dificultado, uma vez que o coração fica sem força para bombear o sangue corretamente. Embora se associe pouco, o xantelasma (depósitos de colesterol nas pálpebras de aspecto amarelado) também entra na lista, como o décimo segundo indício. Está associado a outras doenças, mas como altos níveis de colesterol são um fator de risco para as doenças do coração, é importante estar atento.

15 sinais que podem indicar problemas no coração - Passo 6
7

A calvície está na décima terceira posição, uma vez que a condição é um fator de risco. Estudos revelaram que homens com perda de cabelo no topo da cabeça estão mais propensos às doenças cardíacas, sendo que o risco aumenta de forma proporcional à evolução da calvície. Urinar muito à noite é outro sinal inusitado, ganhando o décimo quarto lugar no pódio. O sintoma pode ser observado em pessoas com insuficiência cardíaca, além de outras doenças que tenham como consequência o inchaço nas pernas. A explicação é que ao deitar, o líquido em excesso das pernas é eliminado pelos rins. Por fim, o décimo quinto sintoma é o ganho de peso sem motivo aparente que, na realidade, é o efeito da retenção líquida, um dos sinais da insuficiência cardíaca, que pode provocar mudanças no peso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 15 sinais que podem indicar problemas no coração, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
15 sinais que podem indicar problemas no coração