Comer alimentos saudáveis

Alimentos ricos em cálcio

Alimentos ricos em cálcio

Neste artigo vamos lhe mostrar quais são os alimentos ricos em cálcio, curiosamente não é o leite como poderíamos pensar. A ingestão de cálcio recomendada por dia, para adultos de 20 a 50 anos, é de 1000 mg por dia. As pessoas que praticam o vegetarianismo mais estrito não costumam consumir gorduras animais e procuram o cálcio em suplementos, mas existem inúmeros alimentos de origem vegetal que o contêm em grandes quantidades. Continue lendo este artigo de umComo e saiba quais são!

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em oxalatos

Índice

  1. Leite e derivados
  2. Peixes e mariscos
  3. Verduras e frutas
  4. Bolachas e doces
  5. Soja
  6. Sardinhas
  7. Salmão

Leite e derivados

Leite de vaca integral, semi-desnatado, desnatado e leite de vaca em pó são os alimentos que contêm mais cálcio, assim como o iogurte também é uma das melhores formas de obter o seu consumo de cálcio sem acumulação de gordura que há na maioria dos produtos lácteos. Uma embalagem de iogurte natural sem gordura contém 452 mg de cálcio com muito poucas calorias. Além disso, pode-se consumir em uma refeição leve com uma mistura de frutas, cereais ou frutos secos.

Alimentos ricos em cálcio - Leite e derivados

Peixes e mariscos

Há uma grande variedade de peixes ricos em cálcio. Alguns exemplos de peixes com cálcio são as anchovas, sardinhas, linguado, salmão. Também há mariscos com cálcio, alguns deles são os camarões ou as lagostas. O polvo, os mexilhões, as vieiras ou as ostras, também são alimentos com uma boa quantidade de cálcio.

Alimentos ricos em cálcio - Peixes e mariscos

Verduras e frutas

Tome nota das frutas, verduras e grãos que são ricos neste elemento básico para a nossa alimentação e, como dica adicional, trate de combinar com alimentos ricos em vitamina D, uma vez que esta é a que ajuda a fixar o cálcio nos ossos.

  • Acelga
  • Rúcula
  • Brócolis
  • Couve
  • Laranjas
  • O espinafre é uma excelente fonte de cálcio para aqueles que não gostam dos produtos lácteos. Uma xícara de espinafre cozido contém quase 25% do cálcio necessário por dia, além de fibra, ferro e vitamina A. Alimentos vegetais como as ervilhas brancas, o grão de bico, as lentilhas e a soja, são legumes ricos em cálcio.

As hortaliças de folha verde contêm uma quantidade surpreendentemente alta de cálcio para a porção de uma xícara. As folhas de mostarda (315 mg), couve (309 mg), chicória (218 mg), a couve (137 mg), folhas de nabo (105 mg) e o dente de leão (103 mg).

Alimentos ricos em cálcio - Verduras e frutas

Bolachas e doces

Além dos alimentos mais conhecidos com cálcio, outros alimentos como as bolachas Maria e algumas bolachas com chocolate contêm cálcio. O cálcio das bolachas Maria é de 128 miligramas por cada 100 gramas. O chocolate com leite também é outro alimento que contém cálcio, devido ao leite que contém sendo a sua quantidade variável, dependendo da porcentagem de leite que tenha o chocolate.

Os cereais não são naturalmente ricos em cálcio, no entanto, muitos fabricantes fortificam os cereais para o café da manhã e, contêm altas quantidades de cálcio. Os cereais fortificados podem variar desde 236 a 1043 mg de cálcio por porção.

Alimentos ricos em cálcio - Bolachas e doces

Soja

O leite de soja normal não contém uma quantidade suficiente de cálcio. A maioria dos leites de soja comercial, no entanto, estão fortificados e contêm altos níveis de cálcio para igualar ou superar os níveis de cálcio do leite.

Outros produtos de soja como o tofu, também contêm uma alta porcentagem de cálcio. Uma xícara de tofu contém 253 mg de cálcio e uma quantidade mínima de calorias.

Alimentos ricos em cálcio - Soja

Sardinhas

Os peixes, no geral, são naturalmente ricos em cálcio e devem ser incorporados em uma dieta saudável. Uma pequena porção de sardinhas vem com 325 mg de cálcio.

As sardinhas são um gosto adquirido, então você pode refogá-las com azeite de oliva e misturá-las em um molho de macarrão, colocar sobre uma salada ou fazer uma pizza com elas.

Alimentos ricos em cálcio - Sardinhas

Salmão

Embora não seja tão rico em cálcio como as sardinhas, o salmão contém 181 mg de cálcio em uma porção. Apesar de conter menos cálcio por volume de sardinhas, o salmão para muitas pessoas é uma opção mais aceitável e pode ser consumido em grandes quantidades.

Alimentos ricos em cálcio - Salmão

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em cálcio, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Joseilton
Quais alimentos contem oxalito de cálcio e quais implicações para doenças?
samila
nao encontrei nada quero algo melhor
nubia santos
tenho 28 anos e sou intolerante a lactose, quais alimentos mais adequados e quantidade que devo consumir?
Usuário anônimo
as vitaminas da bolacha recheada
1 de 8
Alimentos ricos em cálcio