Comer alimentos saudáveis

Alimentos ricos em iodo

Alimentos ricos em iodo

A ausência de iodo na dieta é um problema de saúde, e o sal iodado foi a primeira solução para esse problema. O iodo é um mineral imprescindível para o corpo. Seus benefícios estão relacionados principalmente com a atividade hormonal, por exemplo, tendo um nível adequado de iodo previne-se o hipotireoidismo.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da falta de iodo

Índice

  1. Alimentos ricos em iodo: peixes e frutos do mar
  2. Alimentos ricos em iodo: as verduras
  3. Alimentos ricos em iodo: o leite e o queijo
  4. Alimentos ricos em iodo: os cereais

Alimentos ricos em iodo: peixes e frutos do mar

Poderíamos considerar o mar como o reino do iodo! Outros alimentos com iodo são os peixes e frutos do mar como o arenque, camarão, bacalhau, mexilhão, salmão e linguado. Também o óleo de peixe, como o óleo de fígado de bacalhau. Frutos do mar, como o camarão ou o bacalhau, que proporciona mais da metade do iodo que se necessita diariamente. O peixe apresenta um conteúdo vitamínico muito interessante e completo. Possui diferentes vitaminas do grupo B e vitaminas lipossolúveis entre as que se destacam a vitamina A, a vitamina D e em menor proporção, a vitamina E; essas últimas presentes principalmente no fígado dos peixes brancos e na carne dos azuis.

Alimentos ricos em iodo - Alimentos ricos em iodo: peixes e frutos do mar

Alimentos ricos em iodo: as verduras

No grupo das verduras e vegetais temos: cebola, alho, beterraba, acelga, espinafre, pepino, vagem e agrião. Os vegetais do mar, como as algas comestíveis, são riquíssimos em iodo. De fato, uma única porção de alga kelp contém o quádruplo da necessidade diária deste mineral: uns 2000mcg. O Alho, além de ser rico em iodo tem qualidades antibacterianas.

Alimentos ricos em iodo - Alimentos ricos em iodo: as verduras

Alimentos ricos em iodo: o leite e o queijo

O leite condensado desnatado com açúcar proporciona 89 mg de iodo por cada 100 gramas consumidos. O leite de continuação em pó: por cada 100 gramas consumidos deste alimento, nosso organismo pode extrair até 79 mg.

Ao consumir o queijo você também contribui com iodo para o seu corpo, pois 100 gramas proporcionam ao nosso organismo 74 mg de iodo. Queijo cheddar: cada 100 gramas consumidos deste alimento proporcionam ao nosso organismo 39 mg de iodo. Queijo em porções: este alimento proporciona ao nosso organismo 38 mg de iodo por cada 100 gramas. O queijo manchego em azeite: cada 100 gramas consumidos deste alimento proporcionam ao nosso organismo 34 mg de iodo. Queijo manchego semi-curado: 34 mg de iodo. Queijo manchego fresco: 34 mg.

Alimentos ricos em iodo - Alimentos ricos em iodo: o leite e o queijo

Alimentos ricos em iodo: os cereais

Alguns cereais como o arroz, o trigo e o centeio são ricos em iodo. Por exemplo, no caso da farinha de milho: cada 100 gramas deste alimento pode conter 80 mg de iodo.

Alimentos ricos em iodo - Alimentos ricos em iodo: os cereais

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em iodo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Recomenda-se para adultos uma ingestão diária entre 100-200 mcg, e se está grávida ou em época de lactância recomenda-se que a ingestão seja de pelo menos 200 mcg.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Eduardo
Essa dieta para iodoterapia é uma verdadeira desgraça. Cada site fala uma coisa diferente! Meu médico tinha dito que verduras e cereais poderiam ser ingeridos sem problema dentro da dieta, e agora vejo que são alimentos ricos em iodo. Quem está mentindo afinal?
Maria Lidia Cunha
O que posso comer, tenho que me preparar por 30 dias para realização de exame de iodoterapia apos retirada de cancer (tieroide).
Neltair
Matéria super interessante, principalmente para as pessoas com baixa produção do hormônio T4.
SANTA NOEMI DA ROCHA
EQUE SOU ALÉRGICA A IODO E POR ISSO QUERIA SABER, POIS NÃO SEI OQUE COMER PORQUE DE REPENTE A ALERGIA ATACA E E SÓ NOS MEU ROSTO , PRINCIPALMENTE NOS OLHOS
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Santa, se você é alérgica a iodo deve evitar os alimentos citados acima. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
CRISTINA TIMOTEO
Gostaria de saber quais os frutos com menos iodo ,pois a minha mãe vai começar a fazer preparação para o tratamento de Iodoradiotividade e não pode comer nada com iodo nos 15 dias que antecedem o tratamento ?Se me puderem ajudar agradecia
1 de 5
Alimentos ricos em iodo