Partilhar
Partilhar em:

Amoxicilina - Indicações, posologia e efeitos colaterais

Avaliação: 4,6 (753 votos)
5 comentários
13 vezes partilhado
 
Amoxicilina - Indicações, posologia e efeitos colaterais

A amoxicilina é um antibiótico semi-sintético derivado da penicilina, trata-se de um amino da penicilina. Atua contra um amplo leque de bactérias, tanto gram-positivas e gram-negativas. A amoxicilina é um medicamento anti-bacteriano, inibe a ação de peptidases e carboxipeptidases que impedem a síntese da parede celular bacteriana. De seguida, em umComo vamos lhe mostrar para que serve, como deve tomar e quais os efeitos colaterais da Amoxicilina.

Indicações da Amoxicilina

Como já referimos, a amoxicilina é um antibiótico que serve para combater várias bactérias, sendo indicada para o tratamento de infecções bacterianas que sejam causadas por germes que são sensíveis à ação da amoxicilina. Sendo assim, este antibiótico pode ser usado no tratamento de amigdalite, pneumonia, bronquite, sinusite, gonorreia, infecções da pele e da boca, infecção urinária, candidíase, gastrite e úlcera. A amoxicilina atua destruindo as bactérias que causam estas condições.

Posologia da Amoxicilina

Antes de tomar amoxicilina deve consultar sempre o seu médico e seguir as suas indicações quanto à dose a tomar e à duração do tratamento com o antibiótico. Em caso de dúvida deverá falar sempre com o seu médico.

Por norma, a dose recomendada de amoxicilina para adultos é de 1 cápsula de 500 mg de 8 em 8 horas. Dependendo da gravidade da infecção esta dose pode ser aumentada, sendo que isso deverá ficar sempre a critério do seu médico. Para crianças até aos 3 anos de idade, a dose é de 125 mg/5 ml três vezes ao dia de 8 em 8 horas. Em crianças entre os 3 e os 12 anos, a dose é de 250 mg/ml de 8 em 8 horas. No caso de crianças com 40 kg ou mais a amoxicilina deve ser administrada seguindo a posologia de um adulto. No caso de infecções mais graves esta dose pode ser aumentada, mas sempre sob indicação médica.

Você pode tomar este antibiótico às refeições ou em outros horários, pois continua sendo eficaz. As cápsulas devem ser tomadas com água e inteiras. Nunca deve interromper o tratamento com amoxicilina sem o consentimento do seu médico.

Posologia da Amoxicilina

Contraindicações da Amoxicilina

A amoxicilina é contraindicada a pessoas com hipersensibilidade à amoxicilina, a outros antibióticos betalactâmico ou antibióticos idênticos. Se ao ter tomado anteriormente um antibiótico teve uma reação alérgica, como erupções na pele, deve conversar antes com o seu médico sobre isso. Saiba no nosso artigo como saber se tem alergia à penicilina.

Durante a gravidez a amoxicilina pode ser usada desde que o médico considere necessário e sempre que o benefício for superior ao risco associado ao tratamento. Na lactação a amoxicilina também pode ser administrada sempre sob indicação do seu médico, visto que a substância do antibiótico pode ser excretada pelo leite materno.

Efeitos colaterais da Amoxicilina

Assim como qualquer outro medicamento, a amoxicilina também pode causar efeitos colaterais, sendo que no geral são leves. As reações mais comuns são diarreia, enjoo e erupções na pele. Embora mais raros, também podem ocorrer sintomas como vômito, urticária, coceira, convulsões, tonturas e problemas como o sono.

Se durante o tratamento com a amoxicilina sentir algum dos sintomas citados, informe de imediato o seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Amoxicilina - Indicações, posologia e efeitos colaterais, recomendamos que entre na nossa categoria de Produtos farmacêuticos .

Conselhos
  • Nunca suspenda o tratamento com a amoxicilina sem antes consultar o seu médico.
  • Respeite as indicações do seu médico quanto às doses, horários e duração do tratamento com o antibiótico.
Relacionados
Comentários (5)

Escrever comentário sobre Amoxicilina - Indicações, posologia e efeitos colaterais

Muito útil
5 comentários
Patricia
Olá Boa noite. Minha bebe está com febre a mais de quinze dias, já fez exames começou um tratamento com keflex mas foi interrompido pelo pediatra de um pronto Socorro. Indo em outro ps a pediatra iniciou o tratamento com ampicilina mas já fazem 3 dias e a febre naum cedeu ainda. O que pode estar acontecendo?
reinaldo Aragão de oliveira
Eu fiquei gripado tomei amoxicilina fiquei bom minha filha pode tomar comprimido que nem eu
antonio
amoxocilina pode aumentar a dor quando o acido urico está alto
gervasio silva
bom dia. estou com a garganta inflamada amoxicilina e apropiado para esse tratamento.
Cristina
Bom dia. Estou sem fome posso tomar amoxicilina. desde já agradeço obrigada
Sara Viega
Olá Cristina, você não deve tomar Amoxicilina com o estômago vazio, deve tomar sempre após comer qualquer coisa.

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Amoxicilina - Indicações, posologia e efeitos colaterais
1 de 2
Amoxicilina - Indicações, posologia e efeitos colaterais