Hemorroidas

Anti-inflamatórios naturais para as hemorroidas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 julho 2019
Anti-inflamatórios naturais para as hemorroidas

Quando as veias que rodeiam a área anal se inflamam, se produz uma das condições mais incômodas que podemos sofrer: as hemorroidas. Estas provocam severos incômodos, pruridos e ardor que vão aumentando com o passar dos dias e que dificultam bastante a evacuação das fezes, e inclusive podem causar sangramento. Além dos cremes ou loções para curá-las de forma tópica e do tratamento médico, no caso de hemorroidas leves é possível utilizar alguns produtos para reduzir o seu inchaço. Se quer saber quais são os melhores anti-inflamatórios naturais para as hemorroidas, preste atenção a este artigo de umComo.

Passos a seguir:

1

A camomila é uma planta com muitos usos medicinais graças à elevada quantidade de propriedades curativas que possui. Ainda que seja muito popular para o tratamento de problemas digestivos, a camomila é excelente para aliviar os incômodos provocados pelas hemorroidas e acelerar a sua cura ajudando a desinflamá-las. Para usar a camomila como anti-inflamatório natural contra as hemorroidas, pode utilizar algum dos seguintes tratamentos:

  • Banho de assento: adicione um punhado de flores de camomila em 2 litros de água fervendo e espere 10 minutos para que repouse. Depois, coe a mistura e verta na água morna do bidê ou um recipiente de grande tamanho para realizar um banho de assento. Mergulhe a zona dolorida na mistura e permaneça ali durante pelo menos 15 minutos; é um tratamento que pode fazer todos os dias até notar o alívio.
  • Infusão de camomila: prepare uma infusão de camomila e quando estiver fria, mergulhe gazes limpas nela e aplique-as sobre as hemorroidas diretamente.
  • Óleo de camomila: compre óleo de camomila e aplique umas gotas sobre as hemorroidas com a ajuda de uma gaze ou um disco de algodão.
Anti-inflamatórios naturais para as hemorroidas - Passo 1
2

Entre os anti-inflamatórios naturais mais eficientes para tratar as hemorroidas, encontramos o aloe vera ou babosa. É um dos mais apreciados, já que além de reduzir a inflamação, acalma o prurido e o ardor, favorece a cura de feridas abertas e repara os tecidos danificados da pele de forma mais rápida. Há diferentes formas de usar a babosa ou aloe vera para as hemorroidas:

  • Gel de aloe vera: compre um gel de aloe vera e aplique umas gotas sobre as hemorroidas antes de ir dormir para que faça efeito durante toda a noite. Também pode preparar a loção você mesmo em casa seguindo a receita do artigo Como fazer gel de aloe vera.
  • Planta de babosa: retire a polpa de uma folha de babosa e aplique o líquido sobre as hemorroidas.
  • Suco de aloe vera: este pode servir como laxante para facilitar a evacuação das fezes e evitar que esse processo seja tão doloroso. Não é recomendável exceder o seu consumo, já que poderia causar efeitos colaterais como diarreias ou problemas gastrointestinais; devem abster-se de tomá-lo mulheres grávidas e lactantes, pacientes com colite, apendicite, doença de Crohn ou com problemas intestinais.
Anti-inflamatórios naturais para as hemorroidas - Passo 2
3

O vinagre de maçã é também um produto natural utilizado para tratar diversas condições e um grande remédio para as hemorroidas ajudando a desinflamá-las e a aliviar os sintomas que provocam estas protuberâncias como dor, ardor, irritação e coceira. Mergulhe uma gaze em um pouco de vinagre de maçã e aplique bem na zona das hemorroidas várias vezes ao dia para começar a notar uma melhoria.

Anti-inflamatórios naturais para as hemorroidas - Passo 3
4

Além da camomila, a sálvia é outra das melhores plantas terapêuticas indicadas para desinflamar as hemorroidas e evitar que se agravem com o passar dos dias. O mais recomendável é utilizá-la no banho de assento, assim como explicamos com o tratamento da camomila, ou que prepare uma infusão de sálvia e aplique o líquido obtido na área dolorida com uma gaze limpa ou um disco de algodão.

Anti-inflamatórios naturais para as hemorroidas - Passo 4
5

A romã é uma fruta com múltiplos benefícios para o organismo e é também um alimento ideal para reduzir em grande parte a inflamação das hemorroidas. Pode preparar uma infusão de romã adicionando a sua casca em água fervendo e, depois, coando a mistura e tomando-a para combater a prisão de ventre; ou, aplicar este líquido sobre as hemorroidas externas mesmo antes de se deitar para que penetre bem nas protuberâncias durante toda a noite.

Anti-inflamatórios naturais para as hemorroidas - Passo 5
6

Tenha em conta que estes anti-inflamatórios naturais são um complemento para ajudar a aliviar os incômodos produzidos pelas hemorroidas, mas deve sempre consultar o seu médico, especialmente no caso de hemorroidas internas que produzam sangramento, já que é possível que precise de um tratamento específico para a sua cura. E, além disso, é necessário seguir os conselhos que indicamos no artigo Como tratar as hemorroidas para seguir hábitos de vida saudáveis que ajudem você também a combater estas protuberâncias da região anal.

Leia também: Como parar o sangramento das hemorroidas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Anti-inflamatórios naturais para as hemorroidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Anti-inflamatórios naturais para as hemorroidas