Doenças do cólon

As melhores infusões para o cólon irritável

As melhores infusões para o cólon irritável

O cólon irritável é uma doença crônica que, dependendo de nossos hábitos e alimentação, pode causar muitos incômodos. Inflamação, dor abdominal, intestino preso ou diarreia são alguns dos principais sintomas do síndrome de intestino irritável, que deve ser diagnosticado por um médico. Cuidar da nossa alimentação, praticar exercício físico e reduzir o estresse são recomendações importantes para melhorar o quadro, no entanto alguns remédios naturais podem proporcionar alívio quando os sintomas atacarem. Por isso, em umComo.com.br oferecemos a você as melhores infusões para o cólon irritável, coloque-os na sua rotina e aproveite os seus benefícios.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para o cólon irritável

Passos a seguir:

1

A camomila é uma das infusões mais indicadas que podemos encontrar para o aparelho digestivo, por isso não é uma surpresa que funcione tão bem melhorando os sintomas do cólon irritável. Esta planta favorece a digestão, reduz a dor, melhora a expulsão de gases e serve como anti-inflamatório e relaxante favorecendo o quadro de pacientes com intestino irritável.

A recomendação é ingerir uma xícara depois do almoço e da jantar. Apesar de ser uma infusão de consumo popular, a camomila não deve ser ingerida por:

  • Mulheres grávidas ou lactantes.
  • Crianças menores de 5 anos.
  • Quem tem alergia ao pólen, aos crisântemos, ou rinite alérgica deve tomar camomila com precaução.
As melhores infusões para o cólon irritável - Passo 1
2

Entre as melhores infusões para o cólon irritável destaca-se a de hortelã por suas propriedades digestivas, aliviando as dores e incômodos abdominais, facilitando a expulsão de gases, reduzindo a inflamação e melhorando a digestão.

Trata-se de uma alternativa sempre conveniente para quem sofre de cólon irritável, tomando 2 xícaras diárias após o almoço e o jantar. No entanto existem casos em que não se recomenda a ingestão de infusão de hortelã, como por exemplo:

  • Em pacientes com úlceras gástricas, acidez e hérnia de hiato.
  • Para quem sofre de cálculos biliares, pois a hortelã estimula o funcionamento da vesícula.
  • Quem tem colite ulcerosa.
  • Quem sofre de doenças do fígado.
  • Pessoas com Parkinson.
As melhores infusões para o cólon irritável - Passo 2
3

A infusão de funcho é muito eficiente para reduzir a inflamação intestinal e a dor, facilitando ao mesmo tempo a expulsão de gases (caso os tenha). A recomendação é tomar quando se sentir pesado ou com mal-estar, no entanto é conveniente só em casos de cólon irritável com intestino preso, pois serve como laxante leve.

A infusão de funcho está contraindicada em alguns casos:

  • Devido ao seu conteúdo de estrogênio, não é recomendável para quem sofre de câncer de mama.
  • Em pacientes com hipertiroidismo, pois o funcho oferece uma grande quantidade de iodo.
As melhores infusões para o cólon irritável - Passo 3
4

A erva-cidreira ou melissa, conhecida popularmente por reduzir a ansiedade e o nervosismo, também é uma das melhores infusões para o cólon irritável devido às propriedades calmante e antiespasmódicas que possui. Reduz a dor, melhora a digestão e beneficia a saúde gastrointestinal.

Pode ingerir um par de xícaras diárias, principalmente após o jantar, pois ajuda a pegar no sono. Deve ser evitada por pessoas que:

  • Estão grávidas ou amamentando.
  • Sofrem de hipotireoidismo, pois pode piorar esta condição.
As melhores infusões para o cólon irritável - Passo 4
Imagem: barrigalisa.pt
5

Sofre de intestino irritável e dores, flatulência e má digestão, encontrando neste caso grande alívio na infusão de tomilho. Podem ser ingeridas 3 xícaras diárias, de preferência após as refeições. Trata-se de uma planta que, se consumida de forma adequada e sem passar da dose recomendada, não tem efeitos colaterais.

As melhores infusões para o cólon irritável - Passo 5
6

O gengibre é conhecido por ser um excelente anti-inflamatório natural que também favorece muito a digestão, melhorando o trânsito intestinal e reduzindo o peso estomacal. Por isso é uma excelente opção para fazer infusões para o cólon irritável. No nosso artigo sobre como fazer uma infusão de gengibre explicamos a você, passo a passo, o modo de elaboração. Você pode ingerir entre 2 a 3 xícaras por dia.

A infusão de gengibre não deve ser consumida se sofre de:

  • Hipertensão.
  • Cálculos biliares.
  • Se consome anticoagulantes ou remédios para diabetes (nesses casos deverá consultar seu médico).
7

Além de colocar estas infusões naturais na sua rotina é preciso fazer outras mudanças se deseja melhorar o cólon irritável, por isso convidamos você a consultar alguns artigos que preparamos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores infusões para o cólon irritável, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Hilda
Como fazer infusão de gengibre
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Hilda, pode ver nesse link o passo a passo para fazer infusão de gengibre: http://comida.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-uma-infusao-de-gengibre-15455.html
Imagem: barrigalisa.pt
1 de 6
As melhores infusões para o cólon irritável