Pedras nos rins

Causas da cólica renal

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 26 março 2018
Causas da cólica renal

A cólica renal ou cólica no rim caracteriza-se pelo aparecimento de uma dor intensa e pungente na zona lombar ou em um lado do abdômen, e que se produz como consequência de uma obstrução da via urinária. Esta obstrução pode ocorrer de forma muito lenta e progressiva, por isso inicialmente é possível que o paciente não manifeste sintomas ou que sejam bastante leves. Trata-se maioritariamente de uma condição originada pela formação de cálculos renais ou pedras no rim, mas esta não é a única causa existente. Se quer conhecer mais detalhes e saber com exatidão quais são as causas da cólica renal, preste atenção no seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Litíase renal - tratamento e sintomas
Passos a seguir:
1

A causa principal da cólica renal (em 90% dos casos) é a presença de cálculos no rim e na via urinária, os quais se conhecem normalmente como pedras no rim. São massas sólidas que se compõem de pequenos cristais e que se formam quando a urina contém uma importante quantidade de substâncias que não chegam a se dissolver de forma adequada. Quando os cálculos bloqueiam o fluxo normal da urina, provocam o inchaço do rim ou rins e dão lugar ao sofrimento de uma dor muito intensa na lateral do abdômen ou na região lombar que não cessa e que permanece seja qual for a postura que adote o paciente.

Em função do nível de obstrução, a dor pode chegar a estender-se até afetar a zona genital e a parte de baixo das costas. Além disso, é possível que vá acompanhado de outros sintomas como picadas, queimação, náuseas e vômitos, febre, calafrios, cor anormal da urina ou presença de sangue na urina.

Causas da cólica renal - Passo 1
2

Não só a formação de pedras ou cálculos podem causar uma cólica renal, mas qualquer elemento que se aloje na uretra e acabe obstruindo o rim pode chegar a provocar esta condição. Este é o caso, por exemplo, de alguns tumores que se desenvolvem no interior da uretra, que é o conduto que transporta a urina dos rins até à bexiga, ou se estendem de outros órgãos próximos como os ovários, o útero ou o intestino.

3

Outra das possíveis causas da cólica no rim é uma infecção da via urinária superior que medicamente se conhece como pielonefrite aguda. Esta condição causa dor lombar, que pode ser tipo cólica, febre, calafrios, dores de cabeça e necessidade de urinar frequentemente e ardor ou incômodo ao urinar; e costuma produzir-se quando as bactérias entram no trato urinário pela uretra e começam a se multiplicar. Ao se tratar de uma patologia infecciosa, requer-se um tratamento médico antibiótico para sua cura, o qual deverá ser administrado por via bucal ou intravenosa segundo cada caso em particular.

4

Uma vez conhecidas as possíveis causas da cólica renal, não duvide em consultar seu médico com urgência se sofre de dores na região lombar ou outros dos sintomas que descrevemos anteriormente. Normalmente, o diagnóstico da cólica no rim realiza-se através de exames médicos como um exame de urina, uma radiografia abdominal ou uma ecografia renal, os quais permitem ver exatamente em que região se encontra o cálculo e quais são as suas dimensões.

Causas da cólica renal - Passo 4
5

O tratamento para a cólica renal estará determinado pela causa do mesmo, mas principalmente tem como objetivo aliviar a dor tão intensa que produz na região lombar e caso seja pela formação de um cálculo renal, facilitar a expulsão do mesmo e prevenir que se formem outros.

Quando se tem tendência a sofrer de cálculos renais, é fundamental adotar algumas medidas que ajudem a prevenir e uma das mais importantes é aumentar o consumo diário de água ou líquidos saudáveis como sucos. Além disso, convém modificar certos hábitos alimentares e, sobretudo, limitar o consumo de sal, reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura e de alimentos ricos em cálcio, bem como evitar bebidas com cafeína e alcoólicas. Descubra muitos mais detalhes a este respeito no artigo Como comer se tenho cálculos renais.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da cólica renal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Causas da cólica renal