Mononucleose

Causas da doença do beijo

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 14 janeiro 2021
Causas da doença do beijo

A mononucleose infecciosa ou, como é comumente conhecida, a doença do beijo, é uma doença infecciosa causada habitualmente pelo vírus de Epstein-Barr. A via de transmissão é a saliva e o contágio ocorre quando se beija, se bebe da mesma garrafa ou do mesmo copo, se come do mesmo prato, se morde o mesmo alimento, etc., que uma pessoa infectada. Os sintomas mais comuns são febre e inflamação dos gânglios linfáticos, e de resto transcorre semelhante a uma gripe ou um resfriado. Neste artigo do umComo.com.br explicamos a você quais são as causas da doença do beijo ou mononucleose infecciosa e de que forma você pode aliviar os sintomas.

Índice

  1. Sintomas da doença do beijo
  2. Causas da doença do beijo
  3. Tratamento da doença do beijo

Sintomas da doença do beijo

50% dos infectados não apresentam nenhum sintoma, pelo qual a infecção passa despercebida. No entanto, quando ela se manifesta, alguns dos sintomas da doença do beijo são parecidos aos da gripe e outros são mais específicos desta infecção viral, que é bem mais comum entre pessoas jovens, especialmente em adolescentes de entre 15 e 17 anos de idade:

  • Inflamação dos gânglios linfáticos: ainda que a inflamação dos gânglios linfáticos seja comum em quase todas as infecções virais, nesta ela é muito frequente. Algumas pessoas se assustam com isso, mas você deve ter em conta que a inflamação de seus gânglios linfáticos é uma resposta do seu sistema imunológico a algum tipo de agressão, neste caso à infecção pelo vírus.
  • Semelhantes à gripe: em outros casos os sintomas são similares aos de uma gripe, podendo-se apresentar tosse, dor de garganta ou náuseas.
  • Sintomas inespecíficos: às vezes os afetados podem sofrer sintomas inespecíficos que dificultam o diagnóstico, como, por exemplo, cansaço, náuseas e inapetência.
  • Febre: geralmente, quando o vírus provoca sintomas, a febre é um deles. Não costuma ser alta, ainda que possa subir eventualmente.
  • Inflamação do baço: outro sintoma comum é a inflamação do baço, que costuma ocorrer sobre o final do processo e em 50% dos casos.
  • Angina monocítica: na maioria dos pacientes desenvolve-se uma inflamação das amígdalas em consequência da infecção.
  • Aumento do tamanho do fígado: em casos não tão frequentes, alguns pacientes podem sofrer um aumento no tamanho do fígado que provoca dor na zona e, às vezes, pigmentação amarelada da pele (icterícia).

Além disso, deve-se ter em conta que o período de incubação pode durar até 50 dias, sendo normalmente menor no caso de crianças ou adolescentes.

Causas da doença do beijo - Sintomas da doença do beijo

Causas da doença do beijo

Os fatores causadores da doença do beijo ou mononucleose infecciosa são certos tipos de vírus. O normal é que seja um determinado tipo de vírus que a desencadeie, mas também existem outros que podem provocá-la.

Vírus de Epstein Barr

Pertence à família dos vírus herpes. O nome vem de seus descobridores M.A. Eipstein e E.M. Barr. O achado foi feito lá pelo ano de 1964.

Citomegalovírus

Trata-se de outro tipo de vírus que pode provocar a doença do beijo ou mononucleose, ainda que seja muito menos frequente que o anterior. Pode permanecer no corpo a vida toda, como ocorre com o vírus de Epstein Barr, e pode ser assintomático.

Via de contágio

A saliva é a via de contágio mais recorrente, propaga-se através desse fluído em pessoas portadoras do vírus. É possível que o portador não saiba que o é, já que muitas vezes a doença não apresenta sintomas. Outras vias de contágio menos frequentes são as relações sexuais, uma transfusão de sangue ou compartilhar seringas usadas.

Causas da doença do beijo - Causas da doença do beijo

Tratamento da doença do beijo

O tratamento da doença do beijo vai dirigido ao alívio dos sintomas. Ao tratar-se de sintomas geralmente de pouca gravidade, podem ser tratados de forma simples. Não é de mais lembrar que nunca devemos automedicar-nos e que sempre temos que procurar um médico diante de qualquer mal-estar, já que ele é a única pessoa que deve determinar um diagnóstico e posterior tratamento.

Regra geral, o mais frequente é administrar antipiréticos para baixar a febre, recomendar repouso e tranquilidade. Um dos sintomas mais comuns e que preocupam mais aos afetados é a inflamação dos gânglios linfáticos, que às vezes podem chegar a atingir o tamanho de um ovo. É uma reação normal que indica que existe uma infecção em nosso organismo. Os antipiréticos e o repouso ajudarão a diminuir a inflamação e o incômodo que ela ocasiona.

Existem alguns sintomas mais graves que ocorrem com pouca frequência e que podem requerer um tratamento específico como o espessamento do fígado ou do baço.

50% dos infectados pelos vírus causadores da patologia não apresentam absolutamente nenhum sintoma, em cujo caso não é necessário medicá-los.

Causas da doença do beijo - Tratamento da doença do beijo

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da doença do beijo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Causas da doença do beijo