Cóccix quebrado

Causas de dor no cóccix

Causas de dor no cóccix

As dores na parte do cóccix costumam ser muito incômodas pois não nos permitem estar cômodos quando queremos relaxar, além de sentir uma espécie de pontada e dor intensa no osso que existe sobre as nádegas. O motivo de sentir dores nesta zona podem ser muitos: desde um golpe, uma má postura ou situações mais graves como doenças específicas. Neste artigo de umComo vamos explicar-lhe as causas de dor no cóccix para que, assim, possa acabar com ela o quanto antes.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor no cóccix

Passos a seguir:

1

As causas da dor no cóccix podem ser muitas e muito variadas, como já referimos. No entanto, existe uma série de condições e situações que podem incentivar as dores nesta zona tão delicada, a seguir descrevemos para você:

  • Traumatismo: se levou um golpe ou caiu, é possível que os ligamentos existentes no cóccix tenham inflamado ou estejam lesionados. Este é um dos motivos principais que pode fazer você ter dores nesta zona.
  • Parto: durante o processo de parto é muito possível que o cóccix machuque pois a cabeça da criança passa por cima desta zona e pode criar uma pressão, causando uma lesão.
  • Exercício físico: há uma série de práticas esportivas que colocam em risco a saúde do cóccix e que podem acabar causando uma lesão. Entre as mais comuns destaca-se montar a cavalo ou andar de bicicleta, visto que nestes casos estamos sentados durante horas em uma superfície dura que pode machucar.
  • Assentos duros: outra causa da dor no cóccix deve ser procurada na forma em que temos de nos acomodar em casa ou no trabalho, que pode não ser adequada. As superfícies duras ou inadaptáveis à forma do corpo, com o tempo, podem chegar a danificar o mesmo.
  • Obesidade: também pode ser que o seu cóccix doa porque tenha mais peso do que o habitual e o seu corpo deva suportar uma pressão maior.
  • Envelhecimento: a passagem dos anos também pode danificar este osso do corpo aumentando o risco de sofrer de osteoporose ou condições que debilitam os ossos.
  • Infecção ou tumor: em casos muito pouco frequentes é possível que a dor que sinta nesta parte venha de uma infecção na zona ou de um tumor. No entanto, isso acontece em casos muito pontuais e sempre sob diagnóstico de um médico.
Causas de dor no cóccix - Passo 1
2

Para poder aliviar a dor no cóccix e poder se sentar tranquilamente em seu horário de trabalho ou em seus momentos de descanso, recomendamos que siga estes conselhos que ajudarão você a se sentir melhor:

  • Sente-se completamente reto sem arquear as costas, os pés apoiados no solo e os joelhos alinhados com os quadris (nada de dobrar ou cruzar as pernas).
  • Não se sente sobre superfícies muito duras mas também não use almofadas muito macias porque podem provocar uma má postura e que, no final, também acabe machucando as costas. O mais adequado é usar uma cadeira almofadada (a típica de escritório).
  • Caso sinta muita dor, pode optar por usar um almofada em forma de rosca ou de letra V que poderá adquirir em qualquer farmácia. Este tipo de almofadas conseguem redistribuir o peso do seu corpo para que o cóccix não tenha que suportar tudo.
  • Aplique sacos de gelo ou de calor na zona para baixar o inchaço e aliviar as dores. Se quiser, também pode fazer um cataplasma de argila pois contém propriedades anti-inflamatórias perfeitas para tratar as lesões.
  • Tome analgésicos de venda livre para conseguir aliviar a inflamação e se sentir melhor.
Causas de dor no cóccix - Passo 2
3

Lembre-se que a dor no cóccix, normalmente, costuma desaparecer ao longo das semana depois de seguir as práticas e conselhos que acabamos de dar no ponto anterior. Se depois de tudo isso continuar sentindo dores locais, então nós de umComo recomendamos que vá ao seu médico para fazer um exame e detectar a causa e o tratamento a seguir para aliviar o problema o quanto antes.

Neste caso, o especialista fará um exame de raio X, um TAC ou uma ressonância magnética, desta forma poderá determinar a origem da sua dor e, assim, tratá-la de forma específica. Também é muito comum que injetem anestesia local na zona para avaliar a diferença com o cóccix relaxado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas de dor no cóccix, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Claudia carvalho
Oi gente descobri em sites em ingles ,muitos relatos de pessoas que curaram dor no coccix c vitamina d35000U ,calcio e vitamina b12.Gloria a Deus!
1 de 3
Causas de dor no cóccix