Ouvidos entupidos

Causas dos ouvidos entupidos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Causas dos ouvidos entupidos

Com certeza que já mais de uma vez sentiu essa desconfortável sensação de ter os ouvidos entupidos, sem escutar os sons com clareza. Este é um sintoma que pode ocorrer devido a diferentes fatores, desde uma simples doença temporária até como consequência de algum tipo de infecção ou problema mais grave no ouvido com a necessidade de uma intervenção médica. Por este motivo, é importante conhecer quais são as possíveis causas dos ouvidos entupidos e manter bons hábitos de higiene para manter estes órgãos sempre saudáveis.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas dos zumbidos nos ouvidos

Índice

  1. Excesso de cera no ouvido
  2. Infecções de ouvido
  3. Penetração de água no ouvido
  4. Mudanças de pressão atmosférica
  5. Ruídos muito fortes
  6. Doença de Ménière

Excesso de cera no ouvido

A cera é produzida pelas glândulas que se encontram no canal auditivo externo e serve para proteger o tímpano de agentes externos, como partículas de pó e resíduos que o possam danificar, além de prevenir que certas bactérias ou fungos causem uma infecção no canal auditivo.

A cera vai sendo expulsada para o exterior por si só, no entanto, quando há uma acumulação excessiva é possível que apareça essa incômoda sensação de ouvidos entupidos, além de dificuldades para escutar com clareza e um pouco de dor ou incômodos. Se estiver com estes sintomas, é conveniente que consulte o seu médico para que seja ele a realizar a extração da cera caso exista. É importante que você mesmo evite fazer isso em casa para não gerar infecções e, além do mais, faça uma higiene adequada dos ouvidos de forma periódica. Para fazer isso corretamente e com os materiais adequados, aconselhamos que siga os passos que explicamos no artigo Como limpar bem os ouvidos para se certificar que os mantém sempre saudáveis.

Causas dos ouvidos entupidos - Excesso de cera no ouvido

Infecções de ouvido

Outra causa comum dos ouvidos entupidos é uma infecção no ouvido, que aparece como consequência de um resfriado, gripe, alergia, sinusite, excesso de catarro, etc. A mais comum é chamada otite média, que ocorre quando a tuba auditiva fica bloqueada e se acumula líquido, dando lugar à infecção.

Além do entupimento, o paciente pode apresentar sintomas como dor de ouvido, mal-estar generalizado, perda de audição no ouvido afetado, vômitos, dificuldade para dormir, entre outros. Neste caso, é imprescindível consultar um médico para ver o estado de gravidade da infecção e iniciar o tratamento indicado pelo especialista, pois em alguns casos será necessária a administração de antibióticos.

Causas dos ouvidos entupidos - Infecções de ouvido

Penetração de água no ouvido

Quando mergulhamos a cabeça debaixo da água, seja porque estamos no mar ou na piscina, é possível que entre um pouco de água no ouvido e que ela não possa sair com facilidade. Isso provocará a sensação de ouvidos entupidos mas, no geral, se inclinarmos um pouco a cabeça para o lado do ouvido obstruído a água pode acabar fluindo para o exterior; se isso não for possível, poderia derivar a uma infecção de ouvido.

Por este motivo, é fundamental redobrar as precauções no momento do banho e, caso costume nadar com frequência, usar touca de natação e tampões de qualidade para os ouvidos. Também é importante secar muito bem os seus ouvidos depois de tomar banho para evitar possíveis irritações no conduto auditivo externo e infecções.

No seguinte artigo pode ver com mais detalhes Como tirar a água do ouvido.

Causas dos ouvidos entupidos - Penetração de água no ouvido

Mudanças de pressão atmosférica

Quando viajamos de avião, subimos uma montanha ou visitamos lugares com altitudes mais elevadas, é normal que os ouvidos tapem de forma temporária. Esta é a causa mais comum da sensação de obstrução dos ouvidos e é devida às mudanças de pressão atmosférica.

Neste caso, a melhor forma de desentupir os ouvidos é bocejar ou mover a mandíbula para os lados para acabar com essa sensação desconfortável. Outra opção que pode ser útil é a de mascar chiclete nas viagens de avião, principalmente no momento da decolagem e da aterragem.

Causas dos ouvidos entupidos - Mudanças de pressão atmosférica

Ruídos muito fortes

Ouvir ruídos fortes de forma momentânea não tem que tampar os ouvidos, a não ser que se trate de um som extremamente forte e estridente. No entanto, se estiver continuamente exposto a ruídos fortes e tiver uma sensação de pressão extrema em seu ouvido, de forma repetida, é provável que isso cause algum problema, que sinta os ouvidos tampados e que, inclusive, perca um pouco de audição.

Se estiver nesta situação, não hesite em consultar um especialista para uma revisão e para realizar os testes de audição oportunos.

Causas dos ouvidos entupidos - Ruídos muito fortes

Doença de Ménière

Uma das causas mais severas e graves dos ouvidos tampados é a denominada doença de Ménière, que é um transtorno do ouvido interno que prejudica o nosso equilíbrio e audição. Entre seus principais sintomas, encontram-se a perda de audição, ouvidos tampados, percepção de zumbidos, vertigens e enjoos. Não existe uma cura definitiva para esta doença, mas é importante um diagnóstico do otorrinolaringologista, além de seguir atentamente as suas indicações quanto à medicação adequada e as mudanças de estilo de vida que devem ser realizadas.

Causas dos ouvidos entupidos - Doença de Ménière

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas dos ouvidos entupidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Causas dos ouvidos entupidos