Mulher grávida

Como acontece a trombose no cordão umbilical

Como acontece a trombose no cordão umbilical
Imagem: dose.com

Uma das preocupações que passam pela cabeça de uma mulher durante a sua gestação é a probabilidade de desenvolver uma trombose umbilical. Porém trombose no cordão umbilical é um problema raro de se desenvolver e caso você já tenha tido esse problema não significa que ele virá a se repetir em todas as suas gestações. Para que você entenda como acontece a trombose no cordão umbilical veja as informações que nós em umComo.com.br preparamos para te esclarecer.

Passos a seguir:

1

Aqui vamos te explicar como acontece a trombose no cordão umbilical, esse problema acontece quando há um desenvolvimento de um coágulo de sangue que ocorre em uma das partes do cordão umbilical do feto. Esse coágulo pode se desenvolver durante o tempo de gestação da mulher ou até mesmo no seu parto.

Esse coágulo causa um problema que é o impedimento da passagem de oxigênio e de nutrientes em quantias necessárias para o feto, esse impedimento acaba acarretando problemas que podem ser:

  • Uma má malformações do feto.
  • Feto com prematuridade.
  • Aborto.
Como acontece a trombose no cordão umbilical - Passo 1
Imagem: centromedicofreicaneca.blogspot.com
2

O problema de trombose no cordão umbilical não possui uma causa certa, mas em alguns casos já foi constatado o seu desenvolvimento após um exame chamado cordocentese, que é o exame utilizado para verificar se o feto possui algum problema de formação ou até síndrome de Down.

As mulheres que possuem alguns problemas com trombofilias ou coagulação do seu sangue estão em um nível de maior risco para desenvolver a trombose no cordão umbilical.

Os casos de trombose do cordão umbilical não possuem um período específico da gravidez para se desenvolver, ela pode acontecer do início ao fim da gestação e até mesmo no momento do parto. A trombose do cordão umbilical pode chegar a causar uma paralisia cerebral no bebê, porém caso no momento do parto os médicos chegarem a detectar esse problema há mais probabilidade de salvar o feto e ainda evitar sequelas como a paralisia.

Como acontece a trombose no cordão umbilical - Passo 2
Imagem: folhadacidade.inf.br
3

A trombose de cordão umbilical é tão difícil de ser diagnosticada justamente por não apresentar sintomas que alertem a gestante, normalmente nem dor a gestante chega a sentir quando ocorre a trombose. O problema pode vir a ser descoberto a partir do momento em que a gestante deixa de sentir a movimentação do bebê e procura um médico para verificar a situação.

Infelizmente a trombose no cordão pode chegar a causar a morte do feto, e caso isso ocorra pode ser necessário que a gestante passe por um processo para provocar o seu parto ou realizar um procedimento de raspagem uterina através de uma curetagem e também a retirada da placenta.

Como acontece a trombose no cordão umbilical - Passo 3
Imagem: ancoradosertao.com
4

A trombose pode afetar também a saúde da mãe, por isso é importantíssimo que após o parto ela seja examinada para garantir que nenhum outro problema de saúde venha acontecer com a mãe em consequência da trombose de cordão umbilical.

Quando o feto sobrevive a esse problema ele precisa ser acompanhando por um médico para que seja feito um monitoramento do restabelecimento da saúde do bebê, dessa forma ele poderá se recuperar e levar uma vida normal sem sequelas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acontece a trombose no cordão umbilical, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Lannia
A trombose no cordão umbilical pode calsar a morte do bebê ele já estando com 8 meses na barriga ?? Porque a minha filha tinha quase 9 meses e ela parou de mexer ai eu fui ao hospital e constataram a morte dela só não me disseram a coisa da morte só sei q depois de saber eu tive eclanpcia e hj o geneticista fez exames e constatou a trombose
Imagem: dose.com
Imagem: centromedicofreicaneca.blogspot.com
Imagem: folhadacidade.inf.br
Imagem: ancoradosertao.com
1 de 4
Como acontece a trombose no cordão umbilical