Acordar feliz

Como acordar sem sono

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 fevereiro 2021
Como acordar sem sono

É possível acordar e levantar da cama com um sorriso e descansado? Talvez pareça uma coisa de comercial, mas sim, é possível. Não é fácil, claro, mas também não é impossível, já que uma coisa é abrir os olhos e outra é sair da cama facilmente. A maioria das pessoas têm uma pequena voz que diz "vai, fica um pouquinho mais..." ou "que maravilha está a cama hoje... por que preciso levantar?"; essa voz nos tortura, sem dúvidas. Mas deixe-me dizer a você que existem técnicas que, transformadas em hábitos, farão com que o seu descanso seja melhor e que possa sair da cama sem passar a manhã inteira bocejando. Vejamos então como levantar da cama sem sono e estar preparado para começar o dia.

Também lhe pode interessar: Como acordar sem despertador

Índice

  1. Como se levantar sem ter sono
  2. Acordar sem sono
  3. A rotina, a sua melhor amiga
  4. Acorde pouco a pouco

Como se levantar sem ter sono

Primeiro de tudo, se não descansarmos bem, não adianta nada. É assim, meu amigo, se não dormir pelo menos entre 6 e 8 horas, não adiantará nada que venha o príncipe (ou princesa) dos seus sonhos para tirar você da cama. Lembre-se que além das horas precisará ter um sono contínuo; para isso é necessário eliminar ruídos, jantar leve e pelo menos 2 horas antes de se deitar, manter um nível de luz muito baixo e não ter um excesso de cobertas (e acima de tudo, tentar ter uma temperatura adequada no quarto).

Como acordar sem sono - Como se levantar sem ter sono

Acordar sem sono

Agora que descansamos bem, vejamos como pode acordar sem sono. Assim que tocar o despertador o pior que pode fazer é ficar deitado na cama (pois aparece a voz que nos tortura). Assim que abrir os olhos, estique bem os braços e pernas. Depois, sente-se na cama com os pés no chão e estique novamente os braços e o pescoço. Por último, levante-se e estique o corpo em conjunto. Já saiu da cama! Agora vá diretamente ao banheiro, nada de ligar a TV, o rádio ou o que for. Quando estiver no banheiro, o primeiro que deve fazer é molhar o rosto com água fria. Depois vem o momento de fazer as necessidades e escovar os dentes. Se puder tomar um banho, melhor ainda. O ideal é uma chuveirada morna ou quente mas com um final frio. Como assim? Passando os últimos minutos no chuveiro com água fria, isso despertará a sua mente! Está na hora de tomar café da manhã! Graças ao conselho de um amigo, o primeiro que faço quando vou à cozinha é tomar 1 copo de água fria. Isso (não sei bem porquê) me dá muita energia. Depois recomendo um café sem muito açúcar e duas frutas, se possível.

Como acordar sem sono - Acordar sem sono

A rotina, a sua melhor amiga

Uma das coisas que melhor funciona para acordar bem é ter uma rotina, onde todos os dias fazemos os mesmos passos; isso nos ajuda a levantar mais relaxados e nos ajuda a ativar pouco a pouco. Para acordar sem sono, além de dormir as horas necessárias, deve ter um despertar tranquilo.

Acorde pouco a pouco

É bom acordar pouco a pouco? Há pessoas que se acostumaram a colocar o despertador em duas fases; se precisam levantar às 7h, primeiro colocam o despertador às 5h30 para ir ao banheiro, por exemplo, depois voltam a dormir até às 7h. Isso não é recomendado (apesar de existir o efeito psicológico de "dormir mais"). Mas pode usar um método similar. Este método é usar dois despertadores, um estilo rádio-relógio que toque 90, 60 ou 30 minutos antes de se levantar e que comece tocando uma música muito suave. A ideia é que a sua mente saia lentamente do sono profundo para entrar no sono "leve", pouco a pouco e não de repente, como quando toca o despertador do nada. A ideia por trás disso é que o rádio-relógio (pode ser um PC também) não nos acorde totalmente, e sim que nos faça perceber que tocou e nos deixe dormir (em um sono leve, claro) rapidamente.

Dica: Acesse também esse artigo que explica como aguentar o sono no trabalho.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acordar sem sono, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como acordar sem sono