Como agir diante de uma crise de ansiedade


Como agir diante de uma crise de ansiedade

Em determinados momentos da vida, seja por estresse, por um excesso de nervosismo ou diante de uma situação temida, podemos sofrer uma crise de ansiedade. Esta se caracteriza por uma série de sintomas variados como, por exemplo, uma aceleração brusca do pulso que desembocará em taquicardia, sensação de falta de ar, hiperventilação, tonturas, sudorese repentina, formigamento nas pernas, tremores, náuseas, etc... Em umComo.com.br veremos como agir diante de uma crise de ansiedade e alguns conselhos para preveni-la.

Instruções
  1. Deve-se ter em conta que uma crise de ansiedade pode aparecer em qualquer momento e que o normal é que ela dure entre 5 e 30 minutos. As crises de ansiedade podem ser motivadas por diversas causas, mas podemos fazer uma breve separação entre as causadas por problemas físicos e as causadas por motivos psicológicos.

  2. As crises de ansiedade geradas por problemas físicos devem ser detectadas pelos médicos e eles devem determinar a solução que geralmente passa pela medicação.

  3. Para as causas psicológicas, as medidas preventivas passam pela harmonia, a tranquilidade, o relaxamento, a sensação de segurança, etc. As três grandes medidas para conseguir este equilíbrio espiritual são:

    • controle da respiração
    • meditação
    • visualização
  4. Para o controle da respiração existem duas técnicas básicas provenientes da ioga. São a respiração alternada e a respiração abdominal. Para a meditação só é preciso estar em um lugar calmo e silencioso por no mínimo 20 minutos. Uma variação da meditação é a visualização, que consiste em se concentrar em determinadas imagens mentais que permitam à nossa mente tranquilizar-se e esquecer daquilo que nos preocupa ou causa temor.

  5. Se apesar dos métodos preventivos acabamos sofrendo uma crise de ansiedade ou vemos alguém padecê-la, o remédio mais utilizado é recorrer a um saco que colocaremos de modo tal que a boca e o nariz estejam dentro dele. A pessoa que estiver sofrendo a crise de ansiedade deverá inspirar profundamente pelo nariz e expirar lentamente pela boca até que tenha se tranquilizado.

  6. Se estas crises forem frequentes, quem as sofre deverá recorrer a profissionais que tratem os problemas psicológicos.

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Conselhos
  • Evitar conservar em nossa mente aquelas situações ou fatos que nos geram pânico ou angústia.
  • Ter preparados pensamentos positivos recorrentes nos ajudará a evitar os pensamentos angustiantes.

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