Como agir diante de uma crise de ansiedade


Como agir diante de uma crise de ansiedade

Em determinados momentos da vida, seja por estresse, por um excesso de nervosismo ou diante de uma situação temida, podemos sofrer uma crise de ansiedade. Esta se caracteriza por uma série de sintomas variados como, por exemplo, uma aceleração brusca do pulso que desembocará em taquicardia, sensação de falta de ar, hiperventilação, tonturas, sudorese repentina, formigamento nas pernas, tremores, náuseas, etc... Em umComo.com.br veremos como agir diante de uma crise de ansiedade e alguns conselhos para preveni-la.

Imprimir Whatsapp 2 Twitter 0 Google +
Instruções
  1. Deve-se ter em conta que uma crise de ansiedade pode aparecer em qualquer momento e que o normal é que ela dure entre 5 e 30 minutos. As crises de ansiedade podem ser motivadas por diversas causas, mas podemos fazer uma breve separação entre as causadas por problemas físicos e as causadas por motivos psicológicos.

  2. As crises de ansiedade geradas por problemas físicos devem ser detectadas pelos médicos e eles devem determinar a solução que geralmente passa pela medicação.

  3. Para as causas psicológicas, as medidas preventivas passam pela harmonia, a tranquilidade, o relaxamento, a sensação de segurança, etc. As três grandes medidas para conseguir este equilíbrio espiritual são:

    • controle da respiração
    • meditação
    • visualização
  4. Para o controle da respiração existem duas técnicas básicas provenientes da ioga. São a respiração alternada e a respiração abdominal. Para a meditação só é preciso estar em um lugar calmo e silencioso por no mínimo 20 minutos. Uma variação da meditação é a visualização, que consiste em se concentrar em determinadas imagens mentais que permitam à nossa mente tranquilizar-se e esquecer daquilo que nos preocupa ou causa temor.

  5. Se apesar dos métodos preventivos acabamos sofrendo uma crise de ansiedade ou vemos alguém padecê-la, o remédio mais utilizado é recorrer a um saco que colocaremos de modo tal que a boca e o nariz estejam dentro dele. A pessoa que estiver sofrendo a crise de ansiedade deverá inspirar profundamente pelo nariz e expirar lentamente pela boca até que tenha se tranquilizado.

  6. Se estas crises forem frequentes, quem as sofre deverá recorrer a profissionais que tratem os problemas psicológicos.

  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a como agir diante de uma crise de ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de A ansiedade ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Conselhos
  • Evitar conservar em nossa mente aquelas situações ou fatos que nos geram pânico ou angústia.
  • Ter preparados pensamentos positivos recorrentes nos ajudará a evitar os pensamentos angustiantes.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como agir diante de uma crise de ansiedade:


3 comentários


19-03-2015 disse:
Sou José Elenivaldo de Santana Cardoso, através de trabalho,família,problemas financeiros,etc. adquirir um stress agudo, levando-me a depressão e a ansiedade generalizada.Fiz tratamento psicoterapeuta por muito tempo, mesmo assim até hoje ainda não conseguir me livrar do medo. Tomo ainda Clonazepam e Sertralina.Mais com tudo pode dizer que levo uma vida normal,social,efetiva,dinâmica. Sou da área de Gestão de Pessoas e a agitação é muito grande.Mais meu SONHO seria me libertar destes medicamentos.Meus stress foi tão grande que cheguei a ter labirintite. Quando não faço uso dos medicamentos é horrível,sensação de tontura,palpitações,falta de concentração. Parece que o mundo acabará naquele momento,porém tudo não aparente. Ou seja, quem está ao meu lado me ver como se nada estivesse acontecendo,só que para mim é como estivesse morrendo. Sem conseguir respirar direito,o corpo parece que vai travar e se estiver em pé parece que vou cair.Mesmo sabendo que tudo é Psicológico ainda me falta forças para enfrentá-las.Então estou aprendendo a convier com estes sintomas,ou seja,evitando que eles apareçam, e quando se aproximam, tenho que logo procura um refúgio,um lugar mais calmo,o banheiro,tomar logo o Clonazepam,balançar as pernas,tentar desviar a atenção. Em fim, é muito difícil.Mais acredito que ainda há possibilidades de superá-las.
08-01-2015 disse:
eu estou passando por esta crise. até sinta já a cabeça pesada. durmo mesmo pouco.isso só me acontece quando fico a pensar, em algo;.. olha é.. o suficiente para então não ter sono. ..existe algum remedio? ...e qual é o remédio?...se devo ir ao médico, qual é o nome da especialidade, para então eu poder marcar. uma consulta caso seja necessário??..por favor agradeço a gentileza de me indicar... o remédio.. via Email..obrigada. ...FELIZ ANO NOVO...
02-01-2015 disse:
Ponto de encontro de portadores da Síndrome do Pânico, Ansiedade Generalizada e outros transtornos causados pela ansiedade. Aqui trocamos informações, experiências e boas vibrações!
Vídeos em destaque
Nós de Gravatas DIY Veterinário Dicas de costura