Pressão arterial baixa

Como agir diante uma queda de pressão

Como agir diante uma queda de pressão
Imagem: sanar.org

As quedas de pressão ocorrem quando chega menos sangue ao cérebro do que o normal e, portanto, a oxigenação é também menor. Ainda que algumas pessoas sofram de hipotensão arterial, normalmente as quedas de pressão ou lipotimias ocorrem de forma eventual, sendo mais comuns no verão. É necessário saber o que deve ser feito se uma pessoa se encontra nesta situação, por isso em umComo explicamos como agir diante uma queda de pressão.

Também lhe pode interessar: Como agir diante de uma lipotimia
Passos a seguir:
1

Ocorrendo uma queda de pressão, apresentam-se sintomas como tonturas, vertigens, náuseas, visão turva, debilidade e desmaio. Por isso, com o aparecimento dos primeiros indícios será necessário deitar a pessoa que está sofrendo hipotensão no chão com as pernas levantadas. Deste modo, estamos a ajudar a que a irrigação sanguínea chegue mais facilmente ao cérebro.

2

Devemos manter a pessoa com as pernas a aproximadamente 45 graus do chão durante alguns minutos para facilitar a oxigenação, que foi reduzida por causa da lipotimia ou queda de pressão.

3

Assim, será conveniente afrouxar as peças de roupa de quem está sofrendo uma queda de pressão, para facilitar a respiração. Poderemos abaná-la e será fundamental evitar as aglomerações de pessoas ao seu redor.

4

Se estiver consciente, devemos dar-lhe alguma bebida açucarada ou com cafeína - como o refrigerante de cola- ou algum caramelo ou doce para que revigore através do aumento de glicose no sangue.

5

Em caso de desmaio e perda de consciência devido à queda de pressão, não deveremos administrar nenhum tipo de comida ou alimento, mas será necessário chamar o serviço de emergência médica.

6

Recomenda-se colocá-la em posição lateral para evitar que em caso de vômitos possa engoli-los. Os profissionais médicos serão quem deverá realizar as restantes medidas necessárias após avaliar a situação.

7

Ainda que uma queda de pressão não tenha que implicar complicações graves, é recomendável procurar seu médico caso a situação se repita de forma frequente. O especialista poderá avaliar a situação e tratar de encontrar as causas da pressão baixa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir diante uma queda de pressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
rogerio frade
Obrigado ,passei por um problema minha pressão caiu 7 por 5 fui ao médico e estou me cuidando ,mais as informações foram mto importantes ,obrigado .Hai 1234
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rogerio! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: sanar.org
Como agir diante uma queda de pressão