Partilhar
Partilhar em:

Como ajudar alguém que tenha um ataque de asma sem um inalador

Passo a passo
Dificuldade: Média
Avaliação: 4,9 (56 votos)
1 comentário
7 vezes partilhado
 
Como ajudar alguém que tenha um ataque de asma sem um inalador

Ajudar uma pessoa que tenha um ataque de asma sem um inalador pode ser uma experiência difícil, por isso o mais importante que se deve fazer é manter a calma. A asma é causada por uma inflamação das vias respiratórias, quando ocorre um ataque de asma, os músculos que rodeiam as vias respiratórias incham e reduzem a quantidade de ar que pode passar. É por isto que devemos conseguir que a pessoa asmática mantenha uma respiração lenta. No caso de alguma vez estar nesta situação, em umComo.com.br oferecemos-lhe alguns conselhos sobre como ajudar alguém que tenha um ataque de asma sem um inalador.

Também lhe pode interessar: Como diminuir os ataques de asma
1

Ligue para pedir ajuda. Deverá ligar para o serviço de emergência, através do número 192 (número de telefone de emergências do Brasil) e para um parente próximo que tenha acesso ao seu inalador.

2

Tente relaxar a pessoa que está a ter o ataque asmático, para que possa respirar pelo nariz e expirar pela boca, o mais lento e uniformemente possível. Esfregue as costas, se isto o ajudar a acalmar. A ideia aqui é evitar que tire o ar demasiado rápido, o que faz com que o peito fique mais estreito com maior rapidez.

3

Ajude a pessoa a localizar e a usar o inalador. O medicamento ajuda a relaxar as vias respiratórias para restabelecer a respiração normal.

4

Sente-o numa cadeira ou no chão. Deitar-se não é recomendável, já que esta posição pode causar mais tensão nos pulmões.

5

Incline-o para a frente e permita que descanse em si ou sobre uma mesa. Também pode levantar os braços e apoiar as suas mãos sobre a sua cabeça, enquanto respira lentamente para recolher mais ar. Estas posições aumentam a entrada de ar nos seus pulmões.

6

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como ajudar alguém que tenha um ataque de asma sem um inalador, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças respiratórias.

Conselhos
  • Leve um ataque de asma a sério. Não se esqueça de chamar o 192, mesmo se a pessoa já se sentir melhor.
Relacionados
Comentários (1)

Escrever comentário sobre Como ajudar alguém que tenha um ataque de asma sem um inalador

Muito útil
1 comentário
Margarida
Estou com falta de ar respiraçao curta o que fazer

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como ajudar alguém que tenha um ataque de asma sem um inalador
Como ajudar alguém que tenha um ataque de asma sem um inalador