O vício do jogo

Como ajudar uma pessoa com vício do jogo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ajudar uma pessoa com vício do jogo

O vício do jogo é um grave problema psicológico que tem consequências terríveis para a pessoa e para o ambiente mais próximo. É um comportamento compulsivo e incontrolável que obriga a jogar e a apostar de forma impulsiva, sem conseguir nenhum prazer com essa atividade. O viciado no jogo não usufrui jogando, só precisa dele para aliviar a sua própria dor ou insatisfação pessoal. Em umComo.com.br vamos dar alguns conselhos para que saiba como ajudar uma pessoa com vício do jogo.

Também lhe pode interessar: Como ajudar um alcoólatra
Passos a seguir:
1

O papel da família ou ambiente mais próximo é fundamental para a evolução da doença. Seja qual for o grau de deterioração a que se tenha chegado como consequência do jogo, se a pessoa viciada no jogo tiver a sorte de ter ao lado um parceiro, família ou amigos decididos e dispostos a não deixá-lo de lado apesar de tudo, essa é a chave para superar este problema. Com sua ajuda e motivação, um viciado no jogo pode chegar a superar com o tempo este vício.

2

Quando uma família tem que enfrentar um viciado em jogo, este pode não reconhecer que tem um problema ou simplesmente não querer receber nenhum tratamento. A primeira coisa que a família deve fazer é não negar que existe um problema, não ter medo ou vergonha das opiniões dos outros, e algo muito importante, é não deixar que este vício se agrave.

3

Sem a ajuda e a persistência da família, um viciado no jogo não conseguirá pelos seus próprios meios iniciar um programa de reabilitação. Com a paciência e as sugestões dos outros, aos poucos o viciado aceitará que o tratamento é necessário, e irá iniciá-lo por própria vontade. Para conseguir que um viciado no jogo assuma que tem um problema, a família e amigos devem ser pacientes e constantes para que ele inicie qualquer terapia. E uma vez em tratamento, o ambiente contribuirá para conseguir esse propósito, ajudando-o a reorganizar a vida e recuperando o equilíbrio inicial e saudável. Este processo pode ser longo no tempo, mas é viável de atingir e conseguir que a vida seja como antes. A família é o melhor grupo de autoajuda.

4

A família ou ambiente devem fazer várias coisas para contribuir com a recuperação de uma pessoa viciada no jogo. É fundamental compreender que o vício do jogo é uma doença e não um vício, deve-se tratar este vício como um doente que precisa de você e sempre com respeito e empatia. É muito importante que todo o ambiente esteja muito unido em relação a todo este processo de reabilitação.

5

Uma atitude positiva perante o problema é muito benéfica para ajudar um viciado no jogo e favorecer sua recuperação. Deve fazê-lo ver que pode superar o vício assim como outras pessoas, e deve abordar sempre este tema com tranquilidade e calma. É conveniente que se conheçam e se detectem os comportamentos próprios de um viciado no jogo para saber quais são os sintomas da sua doença. Não o recrimine por todas as consequências negativas que seu vício provocou, lembre-se que é uma doença incontrolável e isso não ajuda em todo o processo de recuperação. E antes de mais nada, faça-o ver que está com ele, que o apoia e que acha que pode conseguir superar seu vício no jogo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar uma pessoa com vício do jogo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Ivanoska Colaço
Sou mãe de um viciado em poker, procuro ajuda mais não encontro em minha cidade, Não existe grupos de auto ajuda como tipo AA ? É tratado com psiquiatra e psicologo só?
GEni
Não sei mas como ajudar meu marido.ele tá jogando quase todas as noite,em marquinha caça nitro
Albertina Gonçalves Manuel
bom dia, meu irmão está viciado em jogos de casino, e contrai várias dividas fora e dentro de casa, gostaria de poder ajuda-lo a sair dessa e gostaria muito que me ajudassem, e por causa disso ele até já fugio de casa. peço implorando que não ignorem este email, ajudem por favor.
zaida maria braun
Bom dia! Meu filho é viciado em jogo pelo celular, a situação é bem complicada, pois quando não está dormindo está jogando,não sei mais o que fazer.Me ajuda
maria reis
ola ,tenho namorado viciado no jogos ,tudo isto e novidade pra mim,nao sei o que fazer,ele gasta todo o dinheiro em jogo ,quero ajudar e nao sei que passo deve dar,ja falei com ele sobre o assunto ,e nao sei o que fazer ,gostaria que me ajudassem a entender ,se devo leva-lo psicologo,enfim o que faço?obrigada pla atençao ,maria
Como ajudar uma pessoa com vício do jogo