Distúrbios digestivos

Como alimentar uma pessoa com sonda

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como alimentar uma pessoa com sonda
Imagem: malharbem.com.br

A sonda nasogástrica é uma alternativa para alimentar os doentes que não o conseguem fazer de outra forma. Pode ser necessário alimentar uma pessoa com sonda para corrigir desnutrição, por problemas de deglutição ou de absorver os nutrientes, presença de tumor na garganta ou boca, após cirurgias na boca e garganta que exijam repouso para evitar infecções e cicatrizar ou devido aos efeitos da radioterapia que podem deixar a boca ou garganta irritada e dolorida. Este procedimento consiste em introduzir a sonda pelo nariz descendo até ao estômago. Se quer saber mais sobre como alimentar uma pessoa com sonda, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como se preparar para uma endoscopia

Passos a seguir:

1

Antes de mais, para alimentar uma pessoa com sonda é importante que o paciente esteja sentado ou que coloque uma almofada atrás das costas para que os alimentos não voltem à boca. Para este procedimento você vai precisar de um copo de água, de uma seringa dealimentação de 100 ml e de um pano para colocar por baixo da sonda nasogástrica para evitar sujar a cama ou o paciente com restos de comida que possam sair da seringa.

Como alimentar uma pessoa com sonda - Passo 1
Imagem: pt.made-in-china.com
2

A alimentação de uma pessoa com sonda nasogástrica é feita com alimentos bem triturados no liquidificador e posteriormente coados, de forma a que fiquem com uma consistência líquida. Também existem alimentos preparados que poderá colocar diretamente na sonda, nestes casos é muito importante verificar antes a data de validade dos mesmos. Os alimentos preparados podem ser encontrados à venda em farmácias.

Como alimentar uma pessoa com sonda - Passo 2
Imagem: nutrine.com.br
3

Agora que já tem todo o material necessário reunido, certifique-se que tem as mãos bem limpas antes de alimentar a pessoa com sonda. Comece por dobrar a ponta da sonda nasogástrica e aperte bem, de forma a não entrar ar no tubo. De seguida, retire a tampa da sonda e coloque-a sobre o pano.

4

De seguida, encaixe a seringa de 100 ml na abertura da sonda. Dependendo do tipo de sonda, deverá enroscar ou pressionar a seringa para conectá-la à sonda. Agora puxe o êmbolo da seringa para aspirar o líquido que se encontra no estômago. Caso saía líquido suficiente para encher a seringa, deverá alimentar a pessoa mais tarde. Se sair conteúdo inferior a 50 ml, deverá empurrar o êmbolo de maneira a que o líquido volte para o estômago.

5

Dobre novamente a ponta da sonda nasogástrica, retire a seringa, coloque a tampa e só depois desdobre a sonda. Agora encha a seringa com alimentos já preparados ou triturados e volte a encaixar na sonda. Comece a esvaziar a seringa lentamente, de forma a que os alimentos entrem lentamente no estômago. Dependendo da quantidade de comida a administrar, este processo pode demorar entre 15 a 20 minutos. Encha a seringa de comida e repita o processo quantas vezes forem necessárias até acabar de dar todo o alimento.

Como alimentar uma pessoa com sonda - Passo 5
Imagem: youtube.com
6

Depois de alimentar a pessoa com sonda nasogástrica, deverá lavar a seringa e enchê-la com 30 ml de água. Coloque a seringa novamente na sonda e esvazie o seu conteúdo, isso vai permitir lavar o tubo e impedir que fique entupido. Lembre-se que também é importante manter o paciente hidratado, dando água pela sonda. Caso ainda não o tenha feito, ao invés de 30 ml poderá administrar 70 ml de água e garantir assim que a pessoa fica hidratada.

7

Para além disso, no final você deverá manter o paciente sentado ou com as costas elevadas por pelo menos 30 minutos, para evitar que tenha uma melhor digestão e evite o risco de vômito.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar uma pessoa com sonda, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Caso tenha utilizado um alimento já preparado e não o tenha utilizado todo, deverá escrever na embalagem o dia e a hora da abertura do mesmo. Além disso, deverá tapá-lo e guardá-lo no frigorífico por um período máximo de 24 horas.
  • Caso tenha utilizado um alimento já preparado e não o tenha utilizado todo, deverá escrever na embalagem o dia e a hora da abertura do mesmo. Além disso, deverá tapá-lo e guardá-lo no frigorífico por um período máximo de 24 horas.
  • No final lave sempre bem a seringa com água, retirando o êmbolo.
  • Nunca se esqueça de dar água entre as refeições.
  • Apesar do paciente não estar a mastigar os alimentos, é importante manter uma correta higiene oral, escovando os seus dentes diariamente para evitar cáries ou infecções.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: malharbem.com.br
Imagem: pt.made-in-china.com
Imagem: nutrine.com.br
Imagem: youtube.com
1 de 4
Como alimentar uma pessoa com sonda