Dor de costas

Como aliviar a dor na zona dorsal das costas

Como aliviar a dor na zona dorsal das costas

A dor na zona média das costas, também chamada de dorsalgia, ocorre normalmente por más posturas e hábitos que adquirimos em nosso dia a dia. Normalmente a dor na parte dorsal das costas é produzida por um desequilíbrio muscular entre a musculatura que se encontra no peito e nas costas. Também daremos a você alguns remédios caseiros que podem aliviar a dor que você sente na parte média das costas. Leia atentamento este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como aliviar dores na zona lombar

Índice

  1. Prevenir a dor na zona dorsal das costas
  2. Exercícios para melhorar a zona dorsal das costas
  3. Material para aliviar a dor nas costas, zona dorsal
  4. Causas da dor
  5. Gelo e repouso, os grandes remédios
  6. Exercício físico para aliviar a dor na zona dorsal das costas
  7. Sintomas da dor nas costas na zona dorsal
  8. Remédios caseiros para a dor na região dorsal das costas
  9. Dor em outras zonas das costas

Prevenir a dor na zona dorsal das costas

Normalmente as dores na zona dorsal das costas provêm de um vício ou hábito ruim adquirido ao sentar-se, normalmente ao trabalhar, para isso devemos ter uma correta postura ao sentar-nos, sobretudo em especial atenção ao trabalhar. Devemos sentar-nos com a coluna vertebral bem reta e apoiada no encosto da cadeira. Os ombros devem estar paralelos ao plano frontal, mantendo assim o tronco reto. Os braços devem formar um ângulo de 90º no cotovelo com os antebraços. É aconselhável deixarmos as mãos relaxadas.

Exercícios para melhorar a zona dorsal das costas

Muitas vezes nossas costas doem e achamos que é um problema dessa zona, mas normalmente não é assim, já que a dor vem irradiada por problemas na zona da musculatura da barriga ou abdômen, por isso uma boa forma de melhorar as costas é trabalhando a parte da barriga do nosso corpo, veja na imagem e verá que exercícios são os mais adequados.

Como aliviar a dor na zona dorsal das costas - Exercícios para melhorar a zona dorsal das costas

Material para aliviar a dor nas costas, zona dorsal

Outra coisa que pode ajudar-nos a reduzir a dor nas costas é a utilização de uma faixa postural, deve utilizar esta peça se tiver de fazer algum esforço.

Como aliviar a dor na zona dorsal das costas - Material para aliviar a dor nas costas, zona dorsal

Causas da dor

Os motivos que identificamos como mais comuns para produzir a dor na zona dorsal das costas são:

  • Uso excessivo;
  • Distensão muscular ou lesão nos músculos;
  • Hérnia de disco;
  • Rompimento de uma das vértebras;
  • Osteoartrite causada pela desintegração da cartilagem;
  • Dor miofascial que afeta o tecido conjuntivo de um músculo ou de um grupo de músculos.

Gelo e repouso, os grandes remédios

Duas das coisas que mais lhe recomendamos são aplicar gelo em suas costas, não o aplique diretamente na pele e não o faça durante mais de 20 minutos, você pode fazer várias vezes ao dia. Se isto não ajudar você, procure seu médico. Também será muito bom para reduzir esta dor nas suas costas descansar, ficar de barriga para cima e tentar dormir nesta posição.

Como aliviar a dor na zona dorsal das costas - Gelo e repouso, os grandes remédios

Exercício físico para aliviar a dor na zona dorsal das costas

Caso a dor aguda tenha diminuído, poderíamos experimentar fazer exercícios que fortaleçam a zona dorsal das costas. São muito eficientes para isso caminhar na água e a natação. Outro exercício, mais de caráter preventivo que curativo, é deitar-se de bruços em um colchonete. Coloque as duas palmas das mãos na cabeça e deixe os braços alinhados com a cabeça. Experimente então tentar levantar levemente o peito. Faça 3 ou 4 séries de 10 levantamentos cada dia.

Como aliviar a dor na zona dorsal das costas - Exercício físico para aliviar a dor na zona dorsal das costas

Sintomas da dor nas costas na zona dorsal

Em qualquer caso, se você sentir algum destes sintomas procure seu médico e trate sua dor nas costas. Os sintomas comuns da dor na zona dorsal das costas podem ser os seguintes, além da dor direta nessa zona das costas:

  • Uma dor forte, aguda.
  • Opressão ou rigidez muscular.
  • Sintomas mais graves que precisam ser tratados imediatamente incluem: Fraqueza nos braços ou nas pernas. Intumescência ou formigamento nos braços, nas pernas, no peito ou no abdômen. Perda do controle dos intestinos ou da bexiga.

Remédios caseiros para a dor na região dorsal das costas

Há alguns truques que você mesmo pode fazer em casa para reduzir a dor que tem nas costas, a primeira coisa a fazer é pôr em uma meia umas duas bolas de tênis e massagear a zona com um pouco de força, você verá como isto alivia você. Além disso, você pode usar vinagre e alecrim: coloque para ferver 1 litro de água, 1/4 de litro de vinagre e 2 punhados de alecrim por 5 minutos. Deixe repousar por cinco minutos. Molhe um pano com a mistura e aplique na parte que dói.

Entenda: Causas da dor no lado direito das costas - 4 tipos e 18 motivos

Dor em outras zonas das costas

Se você sente dor em outras zonas das costas que não sejam a dorsal, temos outros artigos que podem lhe ajudar a melhorar sua situação:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor na zona dorsal das costas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Cuidado com a dor nas costas, já que pode tornar-se crônica, quando doer você deve agir rapidamente e procurar seu médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
laiane
porque motivo sentimos essa dor na zona dorsal das costas
Jorge Luiz
Boa noite! Venho com essa dor à mais de 8 anos,hipersifose dorsal, espondilodiscoartrose RN13*, e não vejo melhora por nada, quero saber qual exercício faz melhorar essa dor, se eu depender do SUS to mais condenado, e pagar na situação que estamos não tem como, temos que si virá. É uma dor no meio das costas , faço alongamento, corrida e nada. É ai pessoal, o que me indica?
Juseli Carvalho
Olá. Tenho dores nas costa des da adolescência, mas de uns três anos pra ca,vem Piorando a cada dia mais. Ja tomei acho que todos os remédios, faço RPG e não melhora... estou enlouquecendo. Se alguém puder me ajudar agradeço muito. Bjs
1 de 5
Como aliviar a dor na zona dorsal das costas