O controlo das pulgas

Como aliviar as picadas de pulgas

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aliviar as picadas de pulgas

As pulgas não só atacam nossos animais de estimação, também podem nos picar. Se tiver uma mancha vermelha que coça de forma insuportável e com uma pequena ferida no centro, não há dúvida: você foi picado por uma pulga.

Para suportar melhor o desconforto que este diminuto inseto provoca, no umComo.com.br explicamos-lhe alguns truques sobre como aliviar as picadas de pulgas. Apesar disso, recomendamos sempre que vá a um centro médico em casos de urgência ou caso não haja melhoria em alguns dias. Além disso, leve sempre em consideração que, apesar de não ser frequente, as pulgas podem transmitir doenças que podem afetar a nossa saúde, por isso devemos estar atentos para espantá-las de casa efetivamente.

Também lhe pode interessar: Como são as picadas de percevejo

Remédios caseiros para aliviar as picadas

Dá muita coceira! Mas o primeiro que deve fazer é evitar se coçar. Lave a zona da picada com água fria e sabão antisséptico para desinfetá-la. É importantíssimo fazer isso para deixar a zona bem limpa, mas se quiser que deixe de coçar e aliviar o inchaço deverá provar algo mais. A seguir, explicamos a você várias formas de aliviar as picadas das pulgas.

  • Um bom remédio com ingredientes caseiros pode ser o seguinte: coloque bicarbonato em um copo e acrescente alguma gotinhas de água até que se forme uma pasta espessa e aplique sobre a picada. Deixe que os efeitos da mistura atuem sobre a pele por pelo menos 15 minutos, depois quase não notará a coceira.
  • Se não tiver bicarbonato em casa, não tem problema. Pegue um copo e encha com duas partes de água e uma de vinagre de maçã. Esfrie o remédio por um tempo na geladeira e depois mergulhe nele uma gaze e aplique sobre a picada. O vinagre de maçã diminuirá a inflamação e a ferida deixará de dar coceira.
  • Se também não tiver vinagre de maçã, coloque para ferver no fogo 250 ml de água com uma casca de limão dentro. Da mesma forma que o remédio de vinagre de maçã, espere até que a água esfrie e aplique a substância sobre a pele. Deveria acalmar o inchaço em pouco tempo.
  • Por último, um remédio com mel. O mel é um potente bactericida, por isso esquente 4 colheradas de mel no microondas e misture com 2 colheradas de suco de limão. Após esfriar, esfregue sobre a pele com uma gaze.

No umComo.com.br também ensinamos a você como aliviar uma picada com uma cebola. Atenção, porque se a picada provocar uma coceira insuportável e a ferida inchar de forma preocupante, deverá ir a um pronto-socorro para que receitem a você algum tipo de creme.

Como aliviar as picadas de pulgas - Remédios caseiros para aliviar as picadas

Outras recomendações

As pulgas são parasitas que costumam se alimentar do sangue de cães e gatos, mas com frequência também picam pessoas. As picadas mais habituais em humanos costumam ser na região dos tornozelos e nas pernas. Uma boa forma de evitar que nos piquem é levando essas áreas bem cobertas ao andar pelo campo ou por zonas onde podem haver muitas pulgas.

Lembre que, se tiver animais e você tiver sido picado por alguma pulga, o mais provável é que seu animal também. Vá a um veterinário para tratar o animal em questão e siga os seguintes conselhos para eliminar qualquer pulga que possa ter ficado em sua casa:

  • Aspire os tapetes, carpetes, camas do cão ou gato e sofás; isso ajudará você a eliminar uma boa parte destes parasitas.
  • Limpe as zonas onde seu animal mais costuma estar com algum produto inseticida, se preferir um remédio caseiro também existem alguns. Se for fumante, talvez tenha cigarro em casa. Se for o seu caso, ferva 4 litros de água e acrescente o conteúdo de um pacote de cigarro como se fosse um chá. Deixe que a mistura repouse bastante tempo e coe a água. Esfregue o chão da casa com este produto para eliminar definitivamente todo rastro de pulgas.
  • No nosso artigo como acabar com as pulgas em casa damos a você soluções para que consiga acabar com elas se estiverem na sua. Experimente porque funcionam!
Como aliviar as picadas de pulgas - Outras recomendações

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar as picadas de pulgas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como aliviar as picadas de pulgas