Que procura? ¿Como aplicar um medicamento por via subcutânea? Não procure mais! Aqui tem a resposta

Como aplicar um medicamento por via subcutânea

Como aplicar um medicamento por via subcutânea

A via subcutânea é uma das quatro vias parenterais que existem para a injeção de medicamentos. Classicamente, esta via estava representada pela administração de insulina, heparina e vacinas. No entanto, com a incorporação do cuidado do doente terminal, as utilidades do acesso subcutâneo ampliaram-se consideravelmente. Na hora de administrar uma medicação deve-se de agir sistematicamente, cumprindo uma série de passos: preparar o material necessário, preparar o medicamento, escolher o lugar da injeção, administrar o medicamento. Os passos a seguir na hora de aplicar a injeção subcutânea são os seguintes:

Instruções
1

Antes de realizar qualquer procedimento, lave as mãos e coloque as luvas, que neste caso não precisam ser esterilizadas. Muitos dos medicamentos que são administrados subcutaneamente já vêm pré-carregados.

2

Antes de injetar o medicamento desinfete a pele. Para isso, aplique uma gaze impregnada de antisséptico no centro da área escolhida.

3

Posteriormente e com um movimento que desenhe uma espiral para fora, envolva um diâmetro de 5 cm. Com isso "se varrem" para o exterior os germes dessa área da pele, o que não se consegue se o movimento aplicado na gaze for da direita para a esquerda ou de cima para baixo.

4

Com a mão não dominante, belisque a pele do paciente, formando uma dobra de uns 2 cm.

5

Pegue na seringa com o polegar e o indicador da outra mão.

6

Coloque a agulha formando um ângulo de 45 graus com a base da dobra que formamos.

7

O chanfro deve estar direcionado para cima.

8

Finque a agulha na base da dobra e introduza a uns 3 a 4 mm.

9

Aspire, para ver se pegou alguma artéria. Em caso afirmativo, deve-se extrair a agulha e pinçar novamente em outro lugar.

10

Solte a dobra e introduza lentamente o medicamento.

11

O fundamento destas duas ações é que elas diminuem a dor causada pelo procedimento.

12

Uma vez injetada toda a substância, retire a agulha.

13

Não se deve massajar a área.

14

Deixe uma gaze no lugar da punção, se ocorrer refluxo de algum líquido. Para evitar esse possível refluxo, na hora de carregar a medicação na seringa, podemos acrescentar 0,1 ml de ar para assegurar que esse fica posterior ao líquido a ser administrado. Assim, na hora de aplicar a injeção, o ar forma uma borbulha-tampa que impede que saia o medicamento.

15
Se deseja ler mais artigos parecidos a como aplicar um medicamento por via subcutânea, recomendamos que entre na nossa categoria de Produtos farmacêuticos .
Necessita
  • Luvas
  • Algodão
  • Antisséptico
  • Seringa
  • Medicamento
Conselhos
  • No caso dos diabéticos, como fazem aplicações de insulina pelo menos uma vez ao dia, deve-se rotar a área de punção, para evitar assim as lesões cutâneas. Por outro lado, com as seringas pré-carregadas não é possível formar um ângulo de 45 graus ao fincar a agulha na pele. O ângulo que se emprega é de 90 graus.
  • Este tipo de procedimento deve ser feito por uma pessoa treinada ou pessoal do serviço de saúde.

Comenta, opina, pergunta sobre como aplicar um medicamento por via subcutânea

Nome
Email (não será publicado)
 
Enviar comentário
Avise-me quando alguém comentar este artigo
Avisei-me quando publicarem mais artigos nesta categoria: Produtos farmacêuticos e na Newsletter