Como aplicar um medicamento por via subcutânea


Como aplicar um medicamento por via subcutânea

A via subcutânea é uma das quatro vias parenterais que existem para a injeção de medicamentos. Classicamente, esta via estava representada pela administração de insulina, heparina e vacinas. No entanto, com a incorporação do cuidado do doente terminal, as utilidades do acesso subcutâneo ampliaram-se consideravelmente. Na hora de administrar uma medicação deve-se de agir sistematicamente, cumprindo uma série de passos: preparar o material necessário, preparar o medicamento, escolher o lugar da injeção, administrar o medicamento. Os passos a seguir na hora de aplicar a injeção subcutânea são os seguintes:

Instruções
  1. Antes de realizar qualquer procedimento, lave as mãos e coloque as luvas, que neste caso não precisam ser esterilizadas. Muitos dos medicamentos que são administrados subcutaneamente já vêm pré-carregados.

  2. Antes de injetar o medicamento desinfete a pele. Para isso, aplique uma gaze impregnada de antisséptico no centro da área escolhida.

  3. Posteriormente e com um movimento que desenhe uma espiral para fora, envolva um diâmetro de 5 cm. Com isso "se varrem" para o exterior os germes dessa área da pele, o que não se consegue se o movimento aplicado na gaze for da direita para a esquerda ou de cima para baixo.

  4. Com a mão não dominante, belisque a pele do paciente, formando uma dobra de uns 2 cm.

  5. Pegue na seringa com o polegar e o indicador da outra mão.

  6. Coloque a agulha formando um ângulo de 45 graus com a base da dobra que formamos.

  7. O chanfro deve estar direcionado para cima.

  8. Finque a agulha na base da dobra e introduza a uns 3 a 4 mm.

  9. Aspire, para ver se pegou alguma artéria. Em caso afirmativo, deve-se extrair a agulha e pinçar novamente em outro lugar.

  10. Solte a dobra e introduza lentamente o medicamento.

  11. O fundamento destas duas ações é que elas diminuem a dor causada pelo procedimento.

  12. Uma vez injetada toda a substância, retire a agulha.

  13. Não se deve massajar a área.

  14. Deixe uma gaze no lugar da punção, se ocorrer refluxo de algum líquido. Para evitar esse possível refluxo, na hora de carregar a medicação na seringa, podemos acrescentar 0,1 ml de ar para assegurar que esse fica posterior ao líquido a ser administrado. Assim, na hora de aplicar a injeção, o ar forma uma borbulha-tampa que impede que saia o medicamento.

  15. Se deseja ler mais artigos parecidos a como aplicar um medicamento por via subcutânea, recomendamos que entre na nossa categoria de Produtos farmacêuticos .
Necessita
  • Luvas
  • Algodão
  • Antisséptico
  • Seringa
  • Medicamento
Conselhos
  • No caso dos diabéticos, como fazem aplicações de insulina pelo menos uma vez ao dia, deve-se rotar a área de punção, para evitar assim as lesões cutâneas. Por outro lado, com as seringas pré-carregadas não é possível formar um ângulo de 45 graus ao fincar a agulha na pele. O ângulo que se emprega é de 90 graus.
  • Este tipo de procedimento deve ser feito por uma pessoa treinada ou pessoal do serviço de saúde.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como aplicar um medicamento por via subcutânea:


2 comentários


12-07-2014 disse:
Eu procurava alguma demonstração por imagem apontado os locais no corpo de adm de fármacos por via subcutânea.
31-05-2014 disse:
em que local é melhor indicado para administra uma via subcutânia em pacietes muito magros.
Vídeos em destaque
Magia revelada Animais de Estimação Tutoriais de Photoshop Veterinário