PARTILHAR

Como aplicar vacina H1N1

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 novembro 2020
Como aplicar vacina H1N1

A gripe H1N1, conhecida também como gripe suína, é causada pelo vírus Influenza A do subtipo H1N1. Os sintomas desta gripe são semelhantes aos de uma gripe comum, a diferença é que na gripe H1N1 os sintomas surgem com maior intensidade, sendo que febre alta, falta de ar, dor na garganta, tosse, espirros e dores nos músculos fazem parte dos sintomas. Para além disso, a transmissão desta gripe também ocorre da mesma forma que uma gripe comum, por meio de tosse, espirros, secreções respiratórias ou gotículas de saliva. Uma vez que uma pessoa seja infetada com o vírus pode demorar até 4 dias a apresentar os sintomas da doença. O mesmo acontece com a sua transmissão, que pode levar até 7 dias a ser capaz de transmitir o vírus a outras pessoas. Para prevenir esta gripe existe uma vacina que protege o organismo não apenas do vírus H1N1, mas também dos vírus que causam a gripe comum. Se quiser ficar sabendo mais sobre esta vacina e como aplicar vacina H1N1, continue lendo este artigo de umComo e esclareça suas dúvidas.

O que é a vacina H1N1

Como já referi no início, esta vacina não só protege o organismo contra a gripe comum mas também contra a gripe causada pelo vírus H1N1. As vacinas são trivalentes, isto significa que imunizam três tipos de vírus diferentes, o H1N1, H3N2 e Influenza B do suptipo Brisbane. Para além disso você deve saber que a vacina da gripe muda todos os anos para proteger os tipos mais comuns de vírus daquela época. A vacina contra a gripe H1N1 é indicada para todas as idades, sendo que por norma esta vacina é oferecida na rede pública para pessoas que estejam incluídas nos seguintes grupos de risco:

  • Crianças entre os 6 meses e os 5 anos
  • Idosos com mais de 60 anos
  • Grávidas
  • Doentes com doenças crônicas, como é o caso da asma ou bronquite.
  • Profissionais de saúde
  • Povos indígenas
  • Detentos do sistema prisional
  • Pessoas portadoras de outras condições especiais como no caso de doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, diabetes, obesidade, entre outras.

Quem não se encontrar em um destes grupos de risco, terá que buscar uma clínica particular para obter a vacinação.

Onde comprar vacina H1N1

Para quem se encaixar num dos grupos de risco referidos acima, apenas terá que se dirigir a um posto de saúde do SUS para que a vacina seja administrada. Os restantes indivíduos terão que se dirigir a uma clínica particular e pagar pela vacina, que pode custar entre R$110 e R$ 200.

Administração da vacina H1N1

A vacina para a gripe H1N1 é administrada sob a forma de injeção intramuscular ou subcutânea, pelo que requer um profissional de saúde capacitado para o fazer. Esta vacina deve ser tomada todos os anos devido à mutação dos vírus. A dose necessária vai depender da idade do indivíduo, sendo que entre os 6 meses e os 8 anos a recomendação é de duas doses da vacina com um intervalo de 4 semanas. E a partir dos 9 anos de idade a recomendação é de uma dose da vacina. É importante referir que a vacina leva em torno de 2 a 3 semanas a fazer efeito.

Como aplicar vacina H1N1 - Administração da vacina H1N1

Contra-indicações da vacina H1N1

A vacina contra a gripe H1N1 é contra-indicada a pacientes com hipersensibilidade aos componentes da vacina, com histórico de alergia a doses anteriores da vacina e pessoas com alergia comprovada ao ovo. Para além disso, em pacientes com doenças febris agudas ou com suspeita de infecção a vacina também não deverá ser aplicada. No caso de pacientes com imunodepressão deverão receber orientações do médico.

Efeitos colaterais da vacina H1N1

A vacina contra o vírus H1N1 pode causar alguns efeitos adversos como dor e vermelhidão no local de administração da injeção de leve intensidade que pode durar até 2 dois. Para além disso, pode ocorrer febre baixa, mal estar geral e dores musculares. Estes efeitos podem ocorrer após 6 a 12 horas da administração da injeção e persistir por um ou dois dias.

Grávida pode tomar vacina H1N1

A recomendação por parte das entidades médicas é que todas as gestantes e mulheres que tenham tido bebê há menos de 45 dias tomem a vacina contra o vírus Influenza A H1N1. Tal como referi no início deste artigo, as grávidas fazem parte do grupo de risco, pelo que poderão se dirigir a um posto de saúde para que a vacina seja aplicada gratuitamente.

A vacinação contra a gripe H1N1 durante a gravidez é bastante importante, uma vez que esta gripe pode causar complicações mais graves como o caso de um parto prematuro ou pneumonia, colocando em risco a saúde do bebê e da mãe. Para além disso, é importante lembrar mais uma vez que esta vacina deverá ser aplicada anualmente.

Leia também: Quem toma vacina pode beber cerveja?

Como aplicar vacina H1N1 - Grávida pode tomar vacina H1N1

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar vacina H1N1, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como aplicar vacina H1N1
1 de 3
Como aplicar vacina H1N1

Voltar ao topo da página ↑