Glóbulos vermelhos

Como aumentar o hematócrito

Como aumentar o hematócrito

Fez um exame de sangue e os níveis de hematócrito apareceram baixos? Não sabe o que significa isto nem como resolver? Ainda que possa se tratar de um sintoma de uma condição leve, o certo é que deverá ir ao seu médico para que revise se tudo está bem e procure a causa concreta da descida de células vermelhas. Além disso, em umComo queremos explicar a você algumas recomendações a respeito de como aumentar os hematócritos para controlar este déficit.

Também lhe pode interessar: Quais os valores normais de hematócritos
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, antes de entrar em profundidade a respeito de como subir os seus valores, será interessante entender o que é o hematócrito e como se expressa o seu nível. Assim, trata-se da quantidade de células vermelhas, hemácias ou eritrócitos -os três termos referem-se ao mesmo componente sanguíneo- em relação ao total de sangue e expressa-se através de um valor percentual (%).

Além disso, os níveis normais de hematócritos costumam oscilar entre:

  • Homens: 40,7% a 50,3%
  • Mulheres: 36,1% a 44,3%

Para conhecer nossos níveis de hematócritos, será necessária uma amostra de sangue que será analisada em um laboratório.

Como aumentar o hematócrito - Passo 1
2

O fato de que seu nível de hematócritos seja inferior ao considerado normal pode ter diferentes causas como:

  • Anemia.
  • Déficit nutricional na dieta.
  • Hemorragias.
  • Diminuição da produção de células vermelhas.
  • Leucemia.
  • etc.

Esta lista é apenas orientativa sobre alguns dos possíveis motivos da deficiência de células vermelhas, no entanto, deverá ir ao médico para que possa realizar o diagnóstico adequado e responder por que tem o hematócrito baixo. É que só assim poderá iniciar o tratamento apropriado para regular este valor.

3

Deste modo, além de seguir as recomendações do seu médico a respeito do tratamento para aumentar os hematócritos, vale destacar que existem algumas recomendações que poderão ser muito úteis, especialmente quanto à alimentação.

Os alimentos ricos em vitamina B12 são um bom exemplo disso, já que este nutriente -também chamado de cobalamina- favorece a produção das hemácias ou células vermelhas. Alguns exemplos de produtos que a contêm são:

  • Carnes vermelhas.
  • Vísceras, especialmente o fígado.
  • Mariscos, como os mexilhões ou as amêijoas.
  • Gema de ovo.
  • Produtos lácteos.

Ainda assim, deve ter em conta que nunca poderá abusar destes alimentos, já que em altas quantidades podem se tornar prejudiciais para outros aspectos da saúde, como o ácido úrico.

Como aumentar o hematócrito - Passo 3
4

Além disso, a vitamina C é outro dos nutrientes que deverá assegurar em sua dieta para compensar o déficit de células vermelhas, entre muitos outros benefícios que caracterizam esta vitamina. Entre os alimentos que maior quantidade de vitamina C oferecerão são conhecidos por todos; os cítricos como as laranjas, tangerinas, grapefruit, etc. ainda que o certo é que existem muitos outros cujo teor é ainda maior.

Desta forma, poderá incorporar em sua dieta outros alimentos como kiwis, morangos, mamão, goiaba, manga, vegetais de folha verde (espinafre, brócolis, couve...), frutas secas, legumes, etc. Pode ver a informação detalhada neste outro artigo de umComo a respeito dos alimentos ricos em vitamina C e conhecerá outros que ajudarão muito.

5

Na hora de aumentar os hematócritos, também será muito útil recorrer à salsinha como remédio caseiro para aumentar a hemoglobina, já que esta erva tem a capacidade de fomentar a produção de células vermelhas e melhorar os níveis de ferro no sangue.

Portanto, além de incluí-lo como tempero em suas receitas, recomendamos a você preparar sucos à base deste produto natural, bem como também adicionar outros vegetais ricos nas vitaminas citadas anteriormente, como pode ser a cenoura. Para isso, explicamos a você detalhadamente como fazer suco de salsa neste outro artigo de umComo.

Como aumentar o hematócrito - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar o hematócrito, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
jose pacheco
como aumentar os hematrocitos com alimentacao
ROSANGELA PENHA
meu exame deu 48,2 hematócritos o que significa?//
1 de 4
Como aumentar o hematócrito