A testosterona

Como aumentar os níveis de testosterona

Hugo Silva
Por Hugo Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aumentar os níveis de testosterona

Vários homens, com o avançar da idade, experienciam níveis baixos de testosterona, sendo esta diminuição parte do processo de envelhecimento natural. Por estes níveis terem um forte impacto na vida do homem, especialmente a nível sexual, saber como aumentar os níveis de testosterona terá um impacto positivo, melhorando o estado de saúde do homem em geral.

Existem vários fatores que influenciam a produção de testosterona, pelo que a abordagem inicial deve ser feita no sentido de controlar estas causas e não na administração de suplementos. A administração de suplementos apenas deve ser feita em último caso, quando as alterações ao estilo de vida não tenham surtido efeitos.

Também lhe pode interessar: Quais alimentos aumentam a testosterona

Índice

  1. Perder peso
  2. Consumir zinco
  3. Aumentar os níveis de vitamina D
  4. Reduzir o stress

Perder peso

No caso de homens com excesso de peso e obesidade, a perda de peso pode aumentar os níveis de testosterona por as pessoas nesta condição terem geralmente os níveis desta hormona diminuídos. Para este fator contribui para além da dieta, o exercício físico, especialmente o exercício intenso, como por exemplo corrida, sendo aumentada tanto a testosterona como outras hormonas como a insulina, a leptina e a adiponectina.

Consumir zinco

O zinco é um mineral importante na produção de testosterona, pelo que deve ser adicionado à dieta dos homens com baixos níveis desta hormona. Os principais alimentos ricos em zinco são as ostras, o camarão, a carne e o peixe. Pode também ser encontrado em cereais e legumes. Para além de aumentar os níveis de testosterona, o zinco também protege os homens da redução da produção de testosterona causada por certos tipos de exercício.

Aumentar os níveis de vitamina D

A vitamina D é essencial à produção de testosterona, pelo que ajuda a aumentar os seus níveis. As principais fontes de vitamina D são o salmão e outros peixes como o carapau. Para além destas fontes naturais, existem também medicamentos enriquecidos com esta vitamina, como por exemplo o leite e os cereais.

Reduzir o stress

Quando o corpo está sujeito a muito stress, liberta a hormona cortisol, que bloqueia os efeitos da testosterona. Tentar eliminar este fator da sua rotina é fundamental, quer seja através de terapia ou aconselhamento psicológico, pela prática de um esporte ou pela redução do ritmo de trabalho.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar os níveis de testosterona, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como aumentar os níveis de testosterona