Cirurgias para a obesidade

Como comer após um bypass gástrico

Como comer após um bypass gástrico
Imagem: scienceblogs.com

O bypass gástrico é uma das alternativas cirúrgicas mais comuns entre pessoas que sofrem de obesidade. Oferece uma mudança importante para a vida do paciente, garantindo a perda de peso, no entanto, é necessário realizar várias modificações nos hábitos para garantir o sucesso total da intervenção. Se você está com dúvidas entre submeter-se ou não a esta cirurgia bariátrica, ou já a superou com sucesso e deseja conhecer suas opções de alimentos, em umComo.com.br explicamos como comer após um bypass gástrico.

Também lhe pode interessar: Como combater a obesidade
Passos a seguir:
1

Depois de sair de uma operação de bypass gástrico é muito importante seguir à risca as indicações do médico. Normalmente inicia-se com uma dieta líquida à qual vão sendo incorporados alimentos sólidos pouco a pouco.

No entanto, o que mais preocupa os pacientes é o tipo de alimento que poderá ser ingerido mais para a frente, as porções e se é necessário ou não complementar a dieta com suplementos vitamínicos. Nos próximos passos esclarecemos estas dúvidas.

2

Durante o primeiro mês o mais normal é levar uma dieta de alimentos líquidos ou triturados, para permitir que o estômago se recupere. Mas é importante não esquecer de ingerir todos os nutrientes que o corpo requer, por essa razão se recomendam os cremes de vegetais e proteínas, sopas que se misturem por exemplo com carne ou frango triturado, purês de batata ou vegetais, compotas de frutas, etc.

3

A primeira mudança que é fundamental fazer após um bypass gástrico, é o ajuste das porções que se ingerem. Como a operação consiste em uma redução do tamanho do estômago, comer as quantidades que se comiam antes não só é impossível, mas também tem consequências como o mal-estar estomacal intenso.

Após um bypass você ficará satisfeito bem mais rápido, por isso é importante começar a comer também com o cérebro e ajustar as porções a tamanhos bem menores dos habituais. Comece consumindo 1/4 do que comeria antes para experimentar, se ficar satisfeito não coma mais.

4

Os alimentos, pelo menos durante os três primeiros meses, devem ser macios. Recomenda-se optar por carnes macias que além disso estejam picadas em pedaços pequenos para que se possam digerir muito melhor no seu estômago, deste modo você evita que trabalhe mais do que o necessário.

Depois deste período e depois da prévia permissão do seu médico, você poderá começar a incorporar os alimentos sólidos habituais, incluindo grãos, frutos secos, etc.

5

Depois de um bypass gástrico a forma de comer deve mudar. Por isso em vez de três refeições principais e abundantes, o melhor é realizar 5 refeições diárias com porções menores. É importante ouvir o seu corpo e esquecer de como você comia antes, uma vez que esteja satisfeito deixe de comer, não importa se você ingeriu pouca quantidade, é necessário seguir à risca este conselho para evitar o mal-estar.

6

É necessário manter uma dieta saudável após o bypass gástrico, não só para ver melhores resultados de forma mais rápida, mas também para garantir a saúde do seu estômago. A proteína magra como o peixe, frango, peru ou carnes vermelhas sem gordura são boas aliadas. Além disso, você deve consumir frutas e vegetais diariamente para manter o seu corpo nutrido.

Evite os alimentos e preparações muito gordurosas, açúcares processados, alimentos que podem ficar agarrados às paredes do estômago, como bolos industrializados, pão ou massa. Limite também o consumo de refrigerantes, álcool e comida lixo.

7

Devido ao tipo de operação na qual consiste o bypass, há duas recomendações fundamentais que devem ser sempre consideradas para estar corretamente alimentados:

  • Coma lentamente e mastigue muito bem os alimentos, triturando o mais que puder antes de engolir. Desta forma você impede que grandes pedaços encham o seu estômago muito rápido, reduzindo a possibilidade de consumir os nutrientes que precisa.
  • Também é importante não beber líquidos nem antes nem durante a comida, assim seu estômago não se encherá de água e poderá comer um pouco mais de alimento, permitindo o seu corpo receber a maior quantidade de vitaminas.
8

É muito importante consultar seu médico sobre a possibilidade de tomar suplementos vitamínicos, só um especialista poderá dizer se é conveniente tomá-los.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer após um bypass gástrico, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Jani
Hoje dia 02/08/2017 faz 23 dias que fiz a bypass gástrico,já enjuei de quase tudo que posso me alimentar.Quero saber se posso tomar leite desnatado com canela,pois é a única vontade que tenho.Muito Obrigada pela atenção.
Rosa nunes
Eu comecei aprender a comer melhor sei dar valor aos alimentos
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosa! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Luiz Fernando
Eu não fiz o baypass por obesidade, mas por uma hérnia que passou a pressionar o coração desde um "acidente" do trabalho em que fui arrastado por um ônibus por metros na Guarujá-Bertioga. O médico sugeriu acrescentar o Bypass sabendo que não poderia fazer as duas e não tirou a hérnia e já há 7 meses continuo com este e outros incômodos. Ninguém me falou que não poderia mais comer laticínios pois a enzima lactase que digere a lactose é feita no duodeno, parte neutralizada do intestino. Ninguém me falou que precisaria tomar tantas vitaminas que deixaram de ser suplementadas naturalmente e o diabetes cedeu, mas não se curou conforme foi a desculpa do médico para incluir a bypa$$.
Nilxania
Olá, tudo bem?

Eu estou na segunda semana de cirurgia e pelo que sei queijos e derivados do leite é necessário consumir.
Dilma Flores de França Montenegro
Quais os cuidados básicos para manter bypass gástrico um sucesso em sua nova vida? Ligado a bypass gástrico, tem algum procedimento ou atitude, na vida do paciente que ele não deve realizar ou fazer?
felipe ribeiro
E possivel existir a possibilidade de fazer o numero 2 com frequencia apos a ingestao de comida ?
Luiz Fernando
Sim, mas você pode ter muitos problemas de gases. No começo é natural pois eles inflam o abdômen com ar para a cirurgia. Eu tive esse problema e ainda tenho um pouco porque como já disse ninguém me alertou sobre a necessidade de tomar a enzima lactase no caso de tomar ou comer laticínios e esta enzima é fabricada na parte do duodeno que fica sem função.
Vera
EU também fiz essa cirurgia a 4 mese e estou muito mal, tengo sempre inchaço e arrotos mais nao tomo essa enzima
Imagem: scienceblogs.com
Como comer após um bypass gástrico