Dieta para um Ataque Cardíaco

Como comer saudável com doença cardíaca e diabetes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 28 janeiro 2021
Como comer saudável com doença cardíaca e diabetes

A doença cardíaca continua sendo a principal causa de morte entre os adultos, sobretudo nos homens. Em muitas ocasiões as doenças cardíacas são acompanhadas de diabetes e isso complica o quadro médico do paciente, sobretudo afetando aos vasos sanguíneos. A boa notícia é que as pessoas com doença do coração, diabetes ou ambos, podem ajudar a controlar estas condições, prestando atenção à sua dieta.

Também lhe pode interessar: Como tratar a insuficiência cardíaca

Passos a seguir:

1

Coma pelo menos cinco porções de frutas e verduras por dia. Passas com cereais, um copo de suco de frutas (tenha cuidado com a ingestão de açúcar se for diabético) ou um punhado de ervilhas, todos contribuem para a quantidade diária. Aproveite cada refeição para comer frutas e/ou verduras.

2

Inclua mais alimentos ricos em fibra em sua dieta. Isto é tão simples como substituir a massa branca, sem refinar, por espaguete de trigo integral e arroz branco de grão comprido por arroz integral.

3

Coma mais peixes, mariscos, e menos carnes gordurosas. O ideal é comer mais ou menos 3,5 porções de peixe por semana. O peixe gorduroso, como a cavalinha ou o arenque, é ainda melhor. Se você comer carne, tire o excesso de gordura e escolha carne magra de frango ou peru, em vez de carne de porco ou cordeiro, se for possível. Não coma carne de porco ou embutidos mais que duas vezes na semana.

4

Acrescente frutos secos à sua dieta. Por exemplo, adicione as lentilhas com uma sopa de verduras ou nozes aos cereais no café da manhã.

5

Escolha produtos lácteos desnatados e limite a quantidade de gordura saturada que consome. Os óleos vegetais podem substituir as gorduras sólidas na cozinha.

6

Evite os bolos, bolachas e doces sempre que possível devido ao seu alto conteúdo de calorias.

7

Limite o consumo de sal. Não adicione sal aos alimentos quando cozinhar e evite o consumo de alimentos processados. Limite a ingestão de sal a menos de 1.500 mg por dia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer saudável com doença cardíaca e diabetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Comece com pequenas mudanças: troque o pão branco por preto ou pão de grão inteiro.
  • Limite os doces, como bolos e chocolate a uma vez por semana.
  • Não deixe de lado o grupo de alimentos mais importantes da sua dieta como os carboidratos, para perder peso.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como comer saudável com doença cardíaca e diabetes