Como cozinhar a Soja


Como cozinhar a Soja

A soja é um produto usado em muitos produtos que podem substituir outros de origem animal. A soja é utilizada pelo seu teor em proteínas para alimentar animais, em forma de farinha de soja. Uma dieta vegetariana estrita convém ter certos alimentos que, na sua composição, possuam alguns nutrientes indispensáveis para o organismo. No entanto, no grupo dos legumes, encontramos a soja, que pode dar-nos alguns deles. Pelas suas caraterísticas e a variedade de produtos que com ela se elaboram, cumpre o suposto oriental que afirma que "se cultivar soja, terá carne, leite, queijo, pão e azeite". Neste artigo explicamos-lhe como pode cozinhar a soja, as diversas formas de a tratar na cozinha dependendo do formato em que se apresentar a soja.

  • Cozinhar Soja texturizada


    Cozinhar Soja texturizada

    O mais importante da soja texturizada é hidratá-la para poder cozinhá-la depois. Para isso, deverá mergulhar a soja em água morna entre 8 a 12 minutos. De seguida, passe a soja por um escorredor e deixe-a escorrer.

    O seguinte passo é colocar sal e pimenta na pasta de soja hidratada. Uma boa ideia pode ser acrescentar pão embebido em leite de soja, alho, salsa, sal e farinha de rosca.

    Quando já temos a base preparada, apenas tem de lhe dar forma. Tem uma infinidade de possibilidades ao seu alcance: almôndegas, hamburguers, filetes russos etc. Pode inclusive utilizar a soja para encher canelones ou lasanhas.

  • Cozinhar Soja Verde


    Cozinhar Soja Verde

    A forma de cozinhar a soja verde é parecida à da soja texturizada, mas a diferença é o tempo em que a devemos ter em água para que consigamos trabalhar com ele, 10 horas em água, e depois fazemos quase o mesmo.

  • Cozinhar Soja em grão


    Cozinhar Soja em grão

    O grão de soja e os seus subprodutos (azeite e farinha de soja, principalmente) utilizam-se na alimentação humana e do gado. Comercializa-se em todo o mundo, devido aos seus múltiplos usos. Do grão de soja obtém-se o feijão que é o feijão de soja salgado e fermentado, muito usado nos pratos chineses. Alguns derivados.

    • Leite de soja: produto tradicional asiático conseguido por semente moída, extraído em água quente e cozido.
    • Tofu ou queijo de soja: leite de soja coagulado com sais de magnésio ou vinagre; a umidade é variável segundas os preparativos e o envelhecimento.
    • Tempeh: semente de descascar, cozida em água e fermentada durante 24-48 horas de uma vez; tem formas que são fatias e fritas.
    • Yuba: é a nata do leite se soja. Usa-se na cozinha vegetariana e vegan para fazer substitutos de origem animal. Produtos fermentados, molhos e bebidas, típicos da cozinha oriental.
  • Cozinhar Soja Branca


    Cozinhar Soja Branca

    Coloque a soja branca de molho no dia anterior. Pele e pique todas as verduras e faça um refogado com azeite de oliva. Quando estiver tudo dourado, retire do fogo e acrescente uma colher de chá de pimentão doce. Mexa com uma colher de madeira e acrescente a soja escorrida. Adicione água, até cobrir, e cozinhe a lume lento até que a soja esteja tenra. Demora bastante a cozinhar, por isso é bom se poder usar uma panela de pressão, pois demora menos tempo assim. Se a meio da cozedura, necessitar de acrescentar água, é melhor ser morna ou quente, para que o grão não endureça. A soja branca é uma das sojas mais ricas e boas para cozinhar.

  • Cozinhar soja amarela


    A soja amarela é uma das mais estranhas para cozinhar, mas destaca-se pelo seu teor em proteínas. Deixamos a soja de molho por uma noite. Lavamos bem e colocamos a cozer, em água fria com um pouco de sal, 15 minutos a partir do momento em que começa a ferver. Retiramos do lume, tiramos a água e lavamos bem. Enquanto isso fritamos um pouco a costeleta, com o bacon, e legumes picados. Pomos todo numa panela de pressão, a soja por cima, acrescentamos o conhaque, um pouco de sal e deixamos até começar a ferver, pomos um raminho de alecrim e as folhas de louro, fechamos a panela e deixamos no fogo durante 45 minutos. Retiramos do lume, e quando podermos abrir a panela, acrescentamos a batata cortada aos cubos , retificamos o sal, e deixamos cozinhar mais 8-10 minutos, acrescentamos a salsa picada e servimos. Esta é uma boa e rica forma de cozinhar a soja amarela.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a como cozinhar a Soja, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentos benéficos para a saúde.
Conselhos
  • Para confeccionar pratos como almôndegas ou hamburguers, utilize uma base fina de soja texturizada.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como cozinhar a soja:


Vídeos em destaque
Magia revelada Animais de Estimação Tutoriais de Photoshop Veterinário