Informação sobre a Diabetes

Como cuidar da diabetes

Como cuidar da diabetes
Imagem: mot.fm

A diabetes é uma doença comum com a qual os pacientes devem aprender a conviver, para assim adaptar seus hábitos de vida e seguir uma vida o mais normal possível. As pessoas diabéticas deverão seguir sempre as recomendações do seu médico e adquirir um estilo de vida que lhes ajude a melhorar este problema na regulação da glicose. Neste artigo de umComo.com.br, oferecemos algumas recomendações aos diabéticos sobre como cuidar da diabetes.

Também lhe pode interessar: Como diagnosticar a diabetes

Índice

  1. Dieta saudável
  2. Controlar os níveis de glicose
  3. Praticar exercício físico
  4. Deixar de fumar
  5. Exames médicos
  6. Mais informações

Dieta saudável

A alimentação será um dos pontos fundamentais que os pacientes diabéticos deverão ter em conta para conviverem o melhor possível com a doença. Para começar, será necessário cortar a ingestão de açúcar, já que a diabetes ocorre quando o corpo perde a sua capacidade de regular e controlar os níveis de glicose no sangue. De igual modo, será fundamental manter-se longe do álcool, reduzir os alimentos ricos em sal e consumir muitos alimentos frescos, especialmente frutas e verduras. Também será necessário beber muita água, pelo menos 8 copos de água por dia.

O consumo de pão, arroz, cereais e massa será indispensável, enquanto os alimentos processados, bem como aqueles produtos gordurosos e azeites devem ser evitados. No caso de que seja necessário, podem ser tomados suplementos de cálcio e multivitamínicos para garantir que não se produza nenhuma deficiência dietética.

Controlar os níveis de glicose

Além disso, deverá seguir de forma exaustiva um controle dos níveis de glicose no sangue para garantir que está tudo em ordem. Seu médico determinará quais são os valores ideais e quais são as recomendações para mantê-los estáveis, com base em diversos fatores como o tipo de diabetes (se o paciente é dependente à insulina externa ou não). Podem consultar aqui em nosso artigo quais são os valores normais de glicose no sangue.

Praticar exercício físico

A prática de exercício e esportes é muito benéfica para os diabéticos, já que quanto mais em forma uma pessoa estiver, mais fácil será controlar a diabetes. Manter-se ativo é fundamental e poderá ser conseguido mediante a prática física ou o esporte que o paciente mais gostar: caminhar diariamente, andar de bicicleta, jogar basquete, etc.

Deixar de fumar

A diabetes e o tabaco são totalmente incompatíveis, já que este último acelera drasticamente o desenvolvimento da doença. Desta forma, os pacientes diabéticos que fumam, deverão deixar este hábito para evitar que piorem e que o fumo afete a sua saúde.

Exames médicos

Ainda que toda pessoa deva seguir um controle regular de sua saúde, os diabéticos deverão realizar exames médicos regularmente para observar a evolução da sua doença e evitar complicações. Alguns dos principais fatores que deverão ser controlados são:

  • Níveis de açúcar no sangue, junto com os níveis de colesterol, da função dos rins, do fígado, e um exame de sangue comum.
  • Exame para analisar a quantidade de glicose a longo prazo no sangue, como medida para comprovar se o tratamento da diabetes é o adequado.
  • Tensão arterial, para assim evitar a hipertensão, um dos principais fatores de risco da diabetes.
  • Presença de proteína na urina (uma doença chamada albuminuria).
  • Exame dos pés para comprovar que não há nenhum nervo danificado e a circulação é satisfatória.
  • Controle do peso, evitando assim o sobrepeso do paciente.

Mais informações

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da diabetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Durval Macedo
Boa tarde eu estou com 200mg eu posso e não sinto nada estou fazendo regime e não baixa não estou comendo nada de açúcar na verdade era 245mg mais ficou nos 200mg demora para baixar o nível????
cristiane
Oi meu nome e cristiane e ha 4 meses descobrimos que meu filho joao vi ctor de 9 anos esta com diabetes tipo 1. Ele esta num bom controle , entre 90mg/dl e 130mg/dl. Mas ai da tenho muitas dúvidas e medos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cristiane, o melhor a fazer é mesmo seguir as orientações do seu médico, tanto no que diz respeito a medicação como alimentação. Muito obrigada e tudo de bom!
Maria Trindade
Sou diabética há alguns anos: mantenho-me controlada. A minha alimentação é variada em legumes, alface, pimento, tomate, ,aipo, agrião, cebola etc. Gosto de tudo o que é salada verde. Média entre 90...130. É uma questão de hábito. quando tenho saudade de doce como uma coisa de que gosto, e voto a passar mais um ano sem me lembrar. Como fruta menos doce. comprimidos um komboglyze por dia .tomo um E não penso muito nisso. Gostei da vossa publicação, acho que é muito útil. A da prostata,muito útil.Agradeço a vossa colaboração ao auxilio dos que precisam.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, muito obrigada pelo seu testemunho é muito importante para nós :) Continue sempre a acompanhar-nos!
Imagem: mot.fm
Como cuidar da diabetes