Hábitos saudáveis

Como cuidar da sua higiene íntima

Como cuidar da sua higiene íntima
Imagem: sears.com

Tanto os homens como as mulheres devem manter uma higiene íntima correta de forma a evitar doenças e mau odor na zona genital. Você pode pensar que está fazendo o suficiente para manter suas partes íntimas limpas e livres de infeções, mas existem alguns cuidados aconselhados pelos médicos que não são prática comum. Tomar banho não é suficiente para prevenir situações desconfortáveis, por isso o melhor é manter-se informado sobre os procedimentos corretos. Saiba como cuidar da sua higiene íntima lendo este artigo do umComo.

Higiene íntima feminina

É importante que a mulher saiba como cuidar da sua higiene íntima. Os procedimentos corretos mantêm a vagina livre de fungos, bactérias, corrimentos e infeções que causam mau odor e desconforto. Para manter sua zona íntima limpa e saudável, siga os seguintes passos:

  • Lave apenas a região externa da vagina. As duchas vaginais só devem ser feitas com recomendação do seu médico, pois um excesso de limpeza pode desequilibrar o pH vaginal e facilitar infecções. É vital passar os dedos entre os pequenos e os grandes lábios para tirar o corrimento branco produzido naturalmente. Use um sabonete hipoalergênico próprio para higiene íntima com um pH entre 3,5 e 4,5 uma vez por dia. Lave sempre a vagina antes de lavar o ânus.
  • A limpeza com papel higiênico deve ser sempre feita da frente para trás para evitar contaminação vaginal.
  • Depois das relações sexuais, é importante lavar a zona com um sabonete de pH neutro. Urinar após o sexo é, também, uma excelente forma de prevenir infeções.
  • Na hora de secar a região íntima, prefira usar toalhas de papel. O material absorve melhor a umidade e previne contaminação por fungos ou bactérias presentes na toalha de tecido.
  • Não use lubrificantes com base de óleo ou silicone. Este tipo de substâncias contribuem para a proliferação de fungos.
  • Não use absorventes diários nem lenços umedecidos perfumados.
  • Prefira roupa interior de algodão.
  • Durante a menstruação, não use o mesmo absorvente durante muito tempo.
  • Evite depilação completa da zona íntima. Este tipo de depilação contribui para o aparecimento de corrimentos e promove a contaminação.

Dica: Aprenda mais sobre como usar o sabonete íntimo nesse artigo.

Como cuidar da sua higiene íntima - Higiene íntima feminina

Higiene íntima masculina

Uma correta higiene íntima previne doenças e melhora a vida sexual do homem. Não basta tomar banho para estar livre de problemas nesta região. Evitar o mau odor, inflamações e irritações no pênis é possível através dos seguintes passos:

  • Lave as mãos. Apesar de parecer óbvio, muitos homens não lavam as mãos antes de tocar no pênis ao urinar. A lavagem das mãos evita que se levem fungos e bactérias à zona genital, promovendo a sua saúde. Ao tocar na mucosa e pele da região, o homem contamina a zona com germes acumulados nas mãos.
  • Depois de urinar, enxugue o pênis com um pouco de papel higiênico. Esta ação evita que os restos de urina fiquem na roupa interior e que a inflamação local seja favorecida. Por ser rica em amônia, a urina é um meio de cultura para germes e causa um mau odor desnecessário.
  • Durante o banho, é importante que o homem puxe o prepúcio para trás (até que toda a glande apareça) para lavar com água e sabão. A gordura acumulada nesta zona deve ser toda removida, de forma a higienizar o pênis completamente.
  • O sabonete indicado para a higienização íntima masculina tem um pH de 7 (pH neutro). Homens com pele sensível ou propensão a alergias devem optar por um sabonete com um pH fisiológico entre 5 e 6. No caso de existência de feridas na zona, deve ser usado um sabonete antisséptico.
  • Depois das relações sexuais, o homem deve lavar o pênis para remover resíduos de sêmen, da lubrificação natural feminina e do lubrificante do preservativo.
  • Não é necessário depilar completamente a zona púbica pois o pelo protege a região genital. No entanto, é recomendado que os pelos sejam aparados para que a região se mantenha limpa.
  • Use roupa interior larga e prefira tecidos de algodão. Eles absorvem melhor a transpiração que os sintéticos e são mais confortáveis.
  • Lave bem sua roupa íntima.

Dica: Cuide da sua zona íntima aprendendo como aparar os pelos pubianos de forma eficaz.

Como cuidar da sua higiene íntima - Higiene íntima masculina

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da sua higiene íntima, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
beatriz
otimoo
Imagem: sears.com
1 de 3
Como cuidar da sua higiene íntima