Como curar a catapora

A catapora, conhecida também como varicela em alguns países, é uma doença primária altamente contagiosa causada pelo vírus da varicela zóster. Assim como acontece no caso de muitas doenças infecciosas deste tipo, o tratamento para esta condição tem como finalidade diminuir os incômodos sintomas e minimizar a duração dos mesmos, conduzindo a uma rápida recuperação do paciente. Em umComo.com.br damos a você alguns conselhos para curar a catapora e reduzir ao mínimo a possibilidade de complicações.

Whatsapp 2 Twitter 0 Google +
Instruções
  1. A catapora é uma doença que desaparece por si só entre uma a duas semanas depois de aparecerem os primeiros sintomas, no entanto os sinais que produzem esta condição podem ser intensos e incômodos para o paciente, pelo que alguns remédios podem ajudar a diminuir os sintomas e a garantir uma rápida recuperação.

  2. Um dos antivirais mais utilizados para curar a catapora e para diminuir os sintomas como a coceira, o número de lesões e a febre é o Aciclovir, que deve ser administrado de preferência 24 horas depois do aparecimento da erupção. A dose recomendada é de 800 miligramas 5 vezes ao dia, com uma duração de 5 dias em pacientes imunocompetentes e de 14 em imunocomprometidos.

    Esta dose pode variar dependendo da intensidade dos sintomas.

  3. Para diminuir a coceira originada pelas lesões que aparecem com a catapora, existe um excelente remédio natural: a aveia. É recomendável moer duas xícaras de farelo de aveia até que fique totalmente dissolvido e em pó, depois deverá deixar o pó de aveia em água durante 15 minutos.

    A ideia é adicionar esta mistura a uma banheira com água e tomar um banho de 20 minutos. No caso de não contar com uma banheira pode só esfregar o corpo com um pano embebido com a água a que adicionou o pó de aveia, depois deve enxaguar o corpo para eliminar os restos do cereal.

  4. Outra solução caseira para curar a catapora e melhorar os sintomas, diminuindo eficazmente a coceira e as lesões, é usar o bicarbonato de sódio para criar uma loção que se aplicará nas zonas afetadas por esta condição.

    Adicione meia colher de sopa de bicarbonato a um copo de água, misture bem e com a ajuda de uma esponja espalhe pelas zonas afetadas. Deixe que o líquido seque e que o bicarbonato faça o seu efeito, diminuindo os incômodos e evitando especialmente que o paciente arranhe as lesões. Pode retirar depois no momento do banho.

  5. Se algum membro da família estiver com catapora e outras pessoas em casa ainda não tiverem tido esta condição, torna-se fundamental evitar o contágio da doença. Para o conseguir, recomenda-se consultar de imediato o médico para receber a vacina contra a catapora, que administrada durante as primeiras 72 horas depois da exposição ao vírus pode ser eficiente para prevenir o aparecimento da doença.

    Além disso, em umComo.com.br convidamos você a ler o nosso artigo sobre como evitar o contágio da catapora, com medidas que o ajudarão a manter-se longe desta doença.

  6. Outra medida é a administração de imunoglobulina específica anti-varicela zóster, o mais rápido possível após a exposição. Esta é capaz de modificar, atenuar, prevenir a doença ou dar origem a uma varicela subclínica. O seu uso não está indicado para todos os pacientes, apenas para um determinado grupo de pessoas (menores, imunocomprometidos).

  7. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como curar a catapora, recomendamos que entre na nossa categoria de Infecções ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Necessita
  • Anti-histamínicos
  • Antitérmicos
  • Antiviral
Conselhos
  • O tratamento deve ser indicado por um médico, uma vez que é este quem diagnostica a doença.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como curar a catapora:


13 comentários


30-07-2015 disse:
Como fasso pra ficar boa logo ?meu irmão de três anos só fica estourando elas a parte q eu tento proteger mais é a cara
15-07-2015 disse:
Presiso saber como cura essa doença terrível
08-06-2015 disse:
Eu to com dois dia com catapora o q eu farso pra mim vica bom
10-04-2015 disse:
Hoje estou comi21 dias da catapora onde não tive nem febre e não fiquei muito marcada, tenho 40anos o médico me liberou para o convívio social, trabalho etc, então não corro mais risco nenhum?
23-03-2015 disse:
Minha filha de 6 anos apareceu com umas pintinhas vermelhas no corpo, isso pode ser o início de uma catapora?!
15-07-2015 disse:
Bom eu comecei com umas bolinhas que pareciam cravo no rosto depois cresceu muito mais
20-12-2014 disse:
Minha filha tem 14 anos esta com sintomas da catapora já há 5 dias, ela pode tomar a vacina agora para agilizar na cura?
11-12-2014 disse:
To com catapora ;-; vou tentar ssas dicas ;-;
12-12-2014 disse:
Olá Victor, tente sim e depois conte-nos se resultou :) Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
13-11-2014 disse:
Estou Com Catapora, Como Faço Pra Me Cura Logo . . . ' - ' .
01-11-2014 disse:
Estou com catapora como faço para ficar boa logo.
22-09-2014 disse:
estou co catapora como faço para ficar boa logo
07-09-2014 disse:
estou com catapora como curo ela mais rápido
13-05-2014 disse:
Olá Geovanna, ainda bem que conseguimos ajudar :)
11-05-2014 disse:
ADOREI
Vídeos em destaque
13 Formas Originais de Colocar o Cadarço nos seus Tênis Animais de Estimação DIY Top 10