Vírus, sinais e Sintomas

Como curar a catapora

Como curar a catapora

A catapora, conhecida também como varicela em alguns países, é uma doença primária altamente contagiosa causada pelo vírus da varicela zóster. Assim como acontece no caso de muitas doenças infecciosas deste tipo, o tratamento para esta condição tem como finalidade diminuir os incômodos sintomas e minimizar a duração dos mesmos, conduzindo a uma rápida recuperação do paciente. Em umComo.com.br damos a você alguns conselhos para curar a catapora e reduzir ao mínimo a possibilidade de complicações.

Vai precisar de:
  • Anti-histamínicos
  • Antitérmicos
  • Antiviral
Também lhe pode interessar: Como tratar a catapora
Passos a seguir:
1

A catapora é uma doença que desaparece por si só entre uma a duas semanas depois de aparecerem os primeiros sintomas, no entanto os sinais que produzem esta condição podem ser intensos e incômodos para o paciente, pelo que alguns remédios podem ajudar a diminuir os sintomas e a garantir uma rápida recuperação.

2

Um dos antivirais mais utilizados para curar a catapora e para diminuir os sintomas como a coceira, o número de lesões e a febre é o Aciclovir, que deve ser administrado de preferência 24 horas depois do aparecimento da erupção. A dose recomendada é de 800 miligramas 5 vezes ao dia, com uma duração de 5 dias em pacientes imunocompetentes e de 14 em imunocomprometidos.

Esta dose pode variar dependendo da intensidade dos sintomas.

3

Para diminuir a coceira originada pelas lesões que aparecem com a catapora, existe um excelente remédio natural: a aveia. É recomendável moer duas xícaras de farelo de aveia até que fique totalmente dissolvido e em pó, depois deverá deixar o pó de aveia em água durante 15 minutos.

A ideia é adicionar esta mistura a uma banheira com água e tomar um banho de 20 minutos. No caso de não contar com uma banheira pode só esfregar o corpo com um pano embebido com a água a que adicionou o pó de aveia, depois deve enxaguar o corpo para eliminar os restos do cereal.

Como curar a catapora - Passo 3
4

Outra solução caseira para curar a catapora e melhorar os sintomas, diminuindo eficazmente a coceira e as lesões, é usar o bicarbonato de sódio para criar uma loção que se aplicará nas zonas afetadas por esta condição.

Adicione meia colher de sopa de bicarbonato a um copo de água, misture bem e com a ajuda de uma esponja espalhe pelas zonas afetadas. Deixe que o líquido seque e que o bicarbonato faça o seu efeito, diminuindo os incômodos e evitando especialmente que o paciente arranhe as lesões. Pode retirar depois no momento do banho.

Como curar a catapora - Passo 4
5

Se algum membro da família estiver com catapora e outras pessoas em casa ainda não tiverem tido esta condição, torna-se fundamental evitar o contágio da doença. Para o conseguir, recomenda-se consultar de imediato o médico para receber a vacina contra a catapora, que administrada durante as primeiras 72 horas depois da exposição ao vírus pode ser eficiente para prevenir o aparecimento da doença.

Além disso, em umComo.com.br convidamos você a ler o nosso artigo sobre como evitar o contágio da catapora, com medidas que o ajudarão a manter-se longe desta doença.

6

Outra medida é a administração de imunoglobulina específica anti-varicela zóster, o mais rápido possível após a exposição. Esta é capaz de modificar, atenuar, prevenir a doença ou dar origem a uma varicela subclínica. O seu uso não está indicado para todos os pacientes, apenas para um determinado grupo de pessoas (menores, imunocomprometidos).

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a catapora, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • O tratamento deve ser indicado por um médico, uma vez que é este quem diagnostica a doença.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
DAVI
MEU PRIMO TA COM CATAPORA O QUE FACO
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Davi! O melhor é levá-lo ao médico para lhe ser prescrito o melhor remédio para tratar a catapora. Obrigada pelo comentário e as melhoras do seu primo!
Samuel
Ainda estou com começo de catapora , Queria saber como não deixar criar muitas cataporas
Isabela Laiza
Como fasso pra ficar boa logo ?meu irmão de três anos só fica estourando elas a parte q eu tento proteger mais é a cara
vitoria
Presiso saber como cura essa doença terrível
Denilson
Eu to com dois dia com catapora o q eu farso pra mim vica bom
Izabel Viana
Hoje estou comi21 dias da catapora onde não tive nem febre e não fiquei muito marcada, tenho 40anos o médico me liberou para o convívio social, trabalho etc, então não corro mais risco nenhum?
Renata Bastos
Minha filha de 6 anos apareceu com umas pintinhas vermelhas no corpo, isso pode ser o início de uma catapora?!
vitoria
Bom eu comecei com umas bolinhas que pareciam cravo no rosto depois cresceu muito mais
Luciana Maria
Minha filha tem 14 anos esta com sintomas da catapora já há 5 dias, ela pode tomar a vacina agora para agilizar na cura?
Victor
To com catapora ;-; vou tentar ssas dicas ;-;
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Victor, tente sim e depois conte-nos se resultou :) Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
Endy Leonny 11 anos
Estou Com Catapora, Como Faço Pra Me Cura Logo . . . ' - ' .
Giseli
Estou com catapora como faço para ficar boa logo.
giselly
estou co catapora como faço para ficar boa logo
gisele
estou com catapora como curo ela mais rápido
Sara Viega
Olá Geovanna, ainda bem que conseguimos ajudar :)
1 de 3
Como curar a catapora