PARTILHAR

Como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros

Como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros

As infecções na garganta são uma das doenças mais comuns e desconfortáveis que podemos ter. Apresentam-se com uma inflamação e vermelhidão da região, acompanhada pela produção de pus e de dor. O recomendável é tratá-la o mais rápido possível, porque ela pode ir avançando até se converter em um problema mais grave, no entanto muitas pessoas não podem ou não desejam se submeter a tratamentos com antibióticos, por isso neste artigo do umCOMO vamos lhe oferecer algumas soluções naturais. Continue lendo e descubra como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como curar a otite com remédios caseiros
Passos a seguir:
1

As infusões são as rainhas quando se trata de curar problemas de garganta a resfriados. E nada melhor que o tomilho para o conseguir, é que esta planta é um poderoso antisséptico, capaz de combater os germes.

Ferva num litro de água duas colheres de sopa de ervas de tomilho com um limão espremido e a sua casca durante pelo menos 5 minutos. Coe a infusão e sirva, adicione uma colher de sopa de mel antes de tomar, beba pelo menos 3 xícaras por dia e verá como os sintomas melhoram.

Como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros - Passo 1
2

Outro poderoso antibiótico 100% natural é o alho. Embora para algumas pessoas o seu sabor possa ser muito forte e desagradável, é um excelente remédio natural para curar as infecções na garganta. Esmague um alho e misture-o com meio copo de água ou de suco o que preferir para diminuir o seu sabor. Beba 3 vezes ao dia e notará como faz efeito melhorando a sua condição.

3

Um remédio caseiro para curar as infecções na garganta que é muito eficaz, simples e econômico é o vinagre de maçã, que conta com propriedades antissépticas que o ajudarão a melhorar os seus sintomas. Misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã com meio copo de água e gargareje com este líquido pelo menos 3 vezes ao dia.

4

Aumente a ingestão de vitamina C, quer seja com suplementos ou através da alimentação. Este nutriente é um dos encarregados por otimizar a resposta do nosso organismo perante a invasão de bactérias, por isso é muito útil como um complemento a outros tratamentos naturais para eliminar as infeções de garganta.

No nosso artigo alimentos ricos em vitamina C explicamos-lhe quais são os melhores ingredientes com este nutriente para que os adicione à sua dieta.

Como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros - Passo 4
5

Outra forma de curar uma infecção na garganta com remédios caseiros é aproveitando os benefícios da camomila, uma planta medicinal que conta com propriedades anti-inflamatórias e calmantes que o ajudarão a diminuir o inchaço e a sentir-se melhor. Pode tomar uma infusão ou, se preferir, pode aproveitar os benefícios desta planta de forma tópica seguindo estes passos:

  1. Prepare uma infusão com camomila.
  2. Quando estiver pronta, deixe esfriar um pouco e embeba uma toalha pequena na infusão.
  3. Aplique na zona do pescoço onde sente mais a dor e deixe atuar até esfriar.

Pode repetir este procedimento tantas vezes quantas forem necessárias e, pouco a pouco, irá notando melhorias e sentirá como a dor diminui.

6

Fazer gargarejos de água com sal também pode ser um remédio caseiro ideal para conseguir combater a infecção na garganta e conseguir melhorar a sua saúde. Isto acontece porque o sal conta com propriedades antibacterianas que ajudarão a limpar a zona de forma muito intensa e, por isso, é um aliado perfeito para a sua condição. Para aproveitar os seus benefícios, tem que preparar um remédio caseiro com os seguintes ingredientes:

  • 250 ml de água
  • 1 colher de sopa de sal

Misture ambos os ingredientes e 3 ou 4 vezes por dia realize gargarejos tentando que a água chegue bem à zona da garganta. Deixe atuar uns segundos e cuspa a água. Repita o procedimento ao longo do dia e verá como pouco a pouco notará melhorias.

Como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros - Passo 6
7

Outra das melhores formas de curar uma infecção na garganta com remédios caseiros é aproveitando as propriedades antissépticas do mel, um dos melhores ingredientes para tratar esta condição, pois por um lado elimina os micróbios que estão causando a condição e, por outro, hidrata a zona e regenera-a.

Para uma maior eficácia, o melhor é preparar mel com limão, para conseguir assim uma bebida antibacteriana ideal para melhorar a sua saúde. Para isso, vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de mel
  • Suco de meio limão
  • Água quente

Misture bem todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Tome este xarope natural 2 ou 3 vezes por dia e, pouco a pouco, verá como se irá sentir melhor. Ao invés de beber este xarope, também pode fazer gargarejos com esta mistura tentando que chegue bem à zona infetada.

8

Além destes remédios caseiros para a dor de garganta, também é importante levar a cabo uma série de cuidados que lhe ajudarão a cuidar ao máximo desta zona do seu corpo e a acabar com qualquer dor ou irritação. De seguida, vamos lhe dar uma lista com conselhos para aliviar a dor de garganta:

  • Beba muita água: é importante aumentar o consumo de líquidos para manter a zona bem hidratada, evitando que estes estejam frios, tente sempre que a água seja natural para não prejudicar ainda mais a garganta.
  • Não fume: se é fumador, é importante evitar esta prática durante os dias que durar a infecção. Caso contrário, a sua cura poderia se prolongar ainda mais ou, pior ainda, tornar-se mais grave. Evite o fumo tóxico do tabaco para não entrarem mais bactérias no seu organismo.
  • Faça banhos de vapor: uma boa forma de suavizar a irritação é realizar banhos de vapor, pois a umidade da água conseguirá acalmar a zona e melhorar a sua saúde.
  • Jantar 2 horas antes de se deitar: a hora de jantar também é fundamental para a dor de garganta, porque se nos deitarmos logo após jantarmos, a digestão pode fazer com que os sucos gástricos subam pelo esófago e cheguem à garganta.

Se mesmo depois de ter experimentado todos os remédios caseiros que lhe mostramos e de seguir estes conselhos durante dois dias, a sua garganta continuar igual, o melhor é consultar um médico para o examinar e determinar qual pode ser a origem da sua doença.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
paiva oliveira
Eu sinto mt dor na guela e minha guela fica seca,gostaria de saber se vcs nao tem um bom remedio caseiro pra me ensinar..doi de mais e ja tomei mts medicamento e nada cada dia so piora mais,,por favor alguem me ajude ai msm com uma boa sugestao
paiva oliveira
Gente gostaria que vcs me desse uma ideia,,meu problema e na guela msm parece que tem uma ferida e ja tomei tanto remedio e nada,me mande uma sujestao de um bom remedio caseiro
luciana santos
Gostei muito das explicações. Foi bem fácil. d entender diretas e objetivas nas receitas
duda correia pereira
Sinto dores horríveis na garganta e quando abro a minha boca eu vejo cmo si foçe furos nas glândulas tudo que como entra nesses furinhos,ja tomei injeção remédios mas não sara,não. Sei mas o que fazer.Sempre gargarejo com água e sal e depois de tantos gargarejar sair uma massa amarela da minha garganta e fedi muito.o Que devo fazer?
Rosalinda. varela
será que posso usar estes remédios caseiros usando 2 ou 3 tipos de uma só vez e que eu estou muito mal e quero que passe o mais rápido
Aparecida Medeiros Perlato
Ótimo uso do vinagre de maçã e inalação para sinusite
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Aparecida, que bom saber que você gostou da informação :) Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
gabriel
legal mais é muinta coisa
Anderson
E você é mal educada, Clara. Pra quê ofender o cara? Mesmo que o que ele disse seja um absurdo, existem maneiras corretas de um adulto se expressar, mesmo aqui na net.
clara
AFFFFFFF.... Esse Paulo é do carvalho!!!!!!!! idiota! kkkkkkkkkkkkkkkk
Paulo Carvalho
Eu particularmente tenho uma solução melhor: As inflamações de garganta normalmente ocorrem por infecção de SA nosso amigo Stafilococo Aureus que por sua vez é muiro sensivel a luz tanto a UV como ao infra vermelho e sendo assim basta iluminar a garganta com uma luz bem forte acima de 200 watts que oa SA morre em 20 segundor e nunca mais volta! espero ter ajudado
marcio
isso aconteceu comigo mas fui ao médico e fizeram a retirada de uma massa, fiz um tratamento mas não lembro mais, era muito jovem.
Como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros
1 de 4
Como curar uma infecção na garganta com remédios caseiros

Voltar ao topo da página ↑