As infeções de ouvido

Como curar uma infecção de ouvido

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como curar uma infecção de ouvido

A infecção de ouvido é uma das causas pelas quais mais crianças frequentam as consultas pediátricas e o pronto socorro, pois ainda que esta condição possa nos afetar em qualquer momento de nossa vida, é particularmente comum durante a infância. A otite média é o tipo de infecção mais comum, uma condição que gera dor, mal-estar geral e em alguns casos febre, afetando notavelmente o bem-estar do paciente. Se quer saber como curar uma infecção de ouvido continue lendo, porque em umComo.com.br explicamos.

Também lhe pode interessar: Como tratar infecção de ouvido

Passos a seguir:

1

As infecções de ouvido são muito comuns durante a infância especialmente devido ao próprio ouvido das crianças, que contam com Trompas de Eustáquio que se obstruem com maior facilidade, aumentando a possibilidade de sofrer de infecções e problemas. Mas ainda existem outros fatores que são detonantes, como por exemplo:

  • Tomar mamadeira ou estar em pleno processo de dentição.
  • Sofrer de alergias.
  • Estar exposto a um meio no qual há fumaça de cigarro de forma frequente.
  • Ir a uma creche, pois este é um meio perfeito para o contágio de doenças que debilitam o sistema imunológico e o fazem mais propenso a infecções.
  • Mudanças de clima, especialmente se a temperatura for baixa.
  • Ter o sistema imunológico debilitado devido a uma gripe ou doença recente.
  • Ter sofrido previamente de infecções de ouvido.
2

Ainda que possam ser muito incômodas, as infecções de ouvido constituem um problema médico menor, só no caso de que os sintomas sejam muito graves ou que as infecções se apresentem com muita frequência terá que recorrer a outro tipo de tratamentos, sempre sugeridos por um especialista segundo o caso de cada paciente.

As infecções de ouvido costumam se curar por si mesmas, por isso devemos simplesmente tomar algumas medidas para reduzir o incômodo e a dor até passar.

3

Colocar compressas de água morna sobre o ouvido afetado durante 20 minutos 3 ou 4 vezes ao dia ajudará a diminuir a dor originada por uma infecção de ouvido. É importante que uma vez que a compressa comece a esfriar a esquentemos novamente para que o paciente possa sentir alívio.

Como curar uma infecção de ouvido - Passo 3
4

Na farmácia podem ser adquiridos analgésicos de venda livre para diminuir a dor de ouvido produzido por uma infecção. Tratam-se de gotas que se aplicam diretamente na zona várias vezes ao dia e que podem reduzir notavelmente o incômodo. Recomenda-se adquiri-las se procura um alívio mais eficaz.

Do mesmo modo, medicamentos como o ibuprofeno para a dor, e o paracetamol ou acetaminofen para a febre serão de grande ajuda para diminuir os sintomas e incômodos.

Como curar uma infecção de ouvido - Passo 4
5

Além destas recomendações essenciais para curar uma infecção de ouvido, também pode usar algumas soluções naturais que ajudarão a melhorar esta condição. Em nosso artigo remédios caseiros para a infecção de ouvido explicamos a você os melhores. É importante ter paciência pois a dor irá diminuindo gradualmente com o passar dos dias.

A ingestão de antibióticos não é recomendada a não ser que seja prescrita por um médico, pois as infecções de ouvido também podem ser produzidas por vírus e neste caso os antibióticos não conseguirão combatê-los.

6

Ainda que as infecções de ouvido sejam um problema médico menor, existem alguns casos nos quais é conveniente consultar um médico de forma urgente, por exemplo:

  • Em caso de crianças com menos de 6 meses com sintomas de dor de ouvido.
  • Quando a febre e a dor forte se mantêm por 48 horas ou mais.
  • Caso a criança se queixe de dor muito intensa ou apresente grande debilidade.
  • Se notar inflamação e vermelhidão ao redor do ouvido ou uma piora dos sintomas.
  • Caso a dor desapareça de forma repentina, pode ser sinal de que o tímpano se rompeu.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma infecção de ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como curar uma infecção de ouvido