Queimaduras de primeiro grau

Como curar uma queimadura por fricção

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como curar uma queimadura por fricção
Imagem: mirutasport.com

As queimaduras por fricção são muito comuns e podem ocorrer em diversas situações. Quando ao cair nossa pele entra em atrito com o solo, quando algum sapato ou roupa nos machuca a pele, ou em qualquer outra condição em que ocorre atrito entre nossa pele e alguma superfície ou material. Trata-se normalmente de lesões de primeiro e segundo grau que requerem atenção para aliviar o incômodo e prevenir as cicatrizes. Por isso, em umComo explicamos como curar uma queimadura por fricção de forma adequada.

Também lhe pode interessar: Como curar uma queimadura de moto
Passos a seguir:
1

Em um primeiro momento, as queimaduras por fricção devem ser cuidadas como qualquer outra queimadura para aliviar o ardor e o incômodo. O ideal é aplicar bastante água fria na zona afetada durante pelo menos 5 minutos a fim de reduzir o ardor e o incômodo. Não se recomenda aplicar gelo ou poderia aumentar a dor.

2

Depois do ardor da queimadura por fricçãotiver diminuído um pouco, será o momento de cuidar dela da forma adequada. Se esta lesão ocorreu por uma queda, o mais provável é que tenha uma ferida, nestes casos é importante lavar a ferida com água e sabão (de preferência neutro) para eliminar os resíduos de sujeira e limpar a zona.

3

As lesões por fricção, bem como qualquer outra queimadura leve, devem estar de preferência cobertas, seja por um gaze ou band-aid com o fim de evitar possíveis infecções, mas também prevenindo que outra nova fricção aumente a ferida.

Recomenda-se que a queimadura permaneça coberta durante um dia, depois deverá ventilá-la para permitir a adequada cicatrização. Caso esta esteja localizada na zona dos pés, será importante cobri-la até que melhore para evitar que a fricção causada pelas meias e o sapato aumentem o ferimento.

4

Aplique uma pomada especial para queimaduras ou feridas para evitar uma infecção, embora no caso de lesões pequenas isto não seja necessário.

É importante não estourar a bolha na pele causada pela queimadura por fricção, já que isto poderia conduzir à formação de uma cicatriz. Espere que a mesma diminua por si só.

5

Lembre-se de que embora as queimaduras por fricção sejam comuns, as mesmas devem ser cuidadas como qualquer outra lesão para garantir o máximo bem-estar. Se observar que se encontra infectada será oportuno recorrer ao médico ou consultar seu farmacêutico para a aplicação de um tratamento local que ajude a favorecer a cicatrização eficazmente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma queimadura por fricção, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mirutasport.com
Como curar uma queimadura por fricção