Deixar de fumar

Como deixar de fumar com o Champix

Como deixar de fumar com o Champix

Deixar de fumar pode ser uma tarefa difícil, especialmente quando este hábito faz parte do quotidiano há muitos anos ou quando a quantidade de cigarros fumada por dia é elevada. Neste sentido, pode ser importante saber como deixar de fumar com o Champix, um medicamento de prescrição sem nicotina que substitui esta substância nos receptores do cérebro, permitindo que o vício do fumo seja eliminado.

Apesar de a força de vontade ser o fator mais importante a ter em conta quando se quer deixar de fumar, esta não chega muitas vezes para que se consiga deixar de fumar com sucesso. Os substitutos de nicotina como os adesivos ou pastilhas, podem ser também uma solução, porém, têm-se demonstrado menos eficazes que a vareniclina, a substância ativa do Champix, que por se ligar aos receptores da nicotina, impede que sinta a sensação de prazer habitual ao fumar um cigarro, tornando mais fácil abandonar o vício e manter-se livre de tabaco no futuro.

Seguem-se os passos para deixar de fumar com recurso a este tratamento:

Também lhe pode interessar: Como deixar de fumar
Passos a seguir:
1

Procure o seu médico para a avaliação do seu estado de saúde em geral e para certificar que pode tomar o Champix em segurança.

2

Marque no calendário a data em que quer fumar o seu último cigarro. Deverá começar a tomar o Champix entre 3 a 7 dias antes deste dia.

3

Comece por tomar um comprimido de 0,5mg uma vez por dia durante os três primeiros dias.

4

Do 4º ao 7º dia tome dois comprimidos de 0,5mg por dia.

5

Do 8º dia até ao fim do tratamento, cuja duração total é de 12 semanas, tome dois comprimidos de 1mg.

6

Durante o tratamento irá sentir uma diminuição da vontade de fumar, porém, está não irá desaparecer por completo. Esforce-se por mudar hábitos que possam aumentar a vontade de fumar, como beber café ou álcool.

7

É importante que mantenha uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercício físico para que os efeitos da abstinência da nicotina sejam reduzidos.

8

A abstinência da nicotina provoca sintomas como irritabilidade, fadiga, stress, pelo que é importante encontrar atividades que possam reduzir estes sintomas como por exemplo, pilates, yoga ou outras técnicas de relaxamento.

9

Evite ao máximo fumar após a data estabelecida. Lembre-se que de cada vez que fuma um cigarro está a dar um passo atrás neste processo e a reduzir as hipóteses de se ver livre do tabaco de vez.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar de fumar com o Champix, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
sandra ramos
como deixar de fumar com o champix
anisio zandonade
onde encontro o champix,mande-me mensagen verso face in books
Helio de Assis
Qual a contra inficacao e efeitos colaterais do champix,obd.
Como deixar de fumar com o Champix