Identificar uma dependência

Como deixar de tomar xanax

Como deixar de tomar xanax
Imagem: usahealtpharma.com

Xanax é a diazepina ou alprazolam, substância química ansiolítica, tranquilizante e calmante, usado para tratar stress, síndrome do pânico e ansiedade. Assim como os outros tranquilizantes de tarja preta, o xanax causa dependência profunda e é também uma droga neurodepressora, ou seja, causa grande alteração na consciência e na movimentação do corpo.

Como uma droga que causa alteração no sistema nervoso e seu funcionamento, ela pode causar dependência profunda e tornar a vida do dependente difícil. Para saber como deixar de tomar xanax, leia esse artigo que umComo fez para você.

Também lhe pode interessar: Como deixar de fumar
Passos a seguir:
1

Muitas pessoas acham que por ser um remédio indicado por médicos e melhorar parte dos problemas ansiolíticos e de stress, o Xanax não tem poder de viciar. Mas o que as pessoas não sabem é que assim como o Rivotril, a Ritalina e a Oxycontin, o Xanax tem alto poder de vício e por isso é um remédio tarja preta.

O abuso de Xanax pode levar a dependência profunda e como qualquer droga, um uso constante pode causar dependência.

2

Para saber se você é um dependente de Xanax, você deve responder a essa pergunta:

  • Para ter felicidade preciso tomar Xanax?
  • O Xanax é essencial para minha calma?
  • Se não tomar Xanax meu dia não funciona?
  • Tenho dores de cabeça quando não tomo Xanax?

Se você respondeu sim para a maioria dessas perguntas, sim, você é um dependente de Xanax e sua situação deve ser tratada. O dependente de Xanax quando está em abstinência pode apresentar vários sintomas como pânico, estresse, dores de cabeça insuportáveis, suores frios, calafrios e em casos mais graves, delírios e alucinações. Caso você sinta esses sintomas, busque um médico urgentemente para cessar a crise.

Como deixar de tomar xanax - Passo 2
Imagem: painmanagementfortmyers.com
3

Se você está decidido a parar de tomar xanax, comece ministrando doses menores durante o seu dia. Você precisa estar calmo. Seções de meditação podem ajudar nesse estágio, que será conturbado, graças ao stress que se tornará mais comum na sua vida. Seu corpo logo aceitará que você está deixando de necessitar do alprazolam.

Você deve se acostumar com o processo de pequenas abstinências, mantendo-se sem tomar até que a situação seja insuportável. Isso requer muita concentração e disposição, mas deve-se sempre ter em mente de que uma vida limpa é melhor do que uma vida viciada. O custo do vício não é apenas monetário, é sentimental e principalmente psicológico.

4

Durante o processo de deixar de tomar xanax, você deve praticar exercícios físicos diários, principalmente aeróbicos. Eles são bastante relaxantes e irão acelerar o processo de desintoxicação do seu corpo, acelerando seu metabolismo e retirando, dia após dia, o xanax da sua corrente sanguínea.

Como deixar de tomar xanax - Passo 4
Imagem: entertainmesh.com
5

Não se esqueça do acompanhamento médico. Ele será a melhor pessoa nesse caso, te indicando os melhores métodos de acabar com essa dependência tão nefasta que é o vício em Xanax ou Alprazolam. O seu psiquiatra está muito ligado a isso e ele saberá como te ajudar, aliás, essa é a função dele. Uma vida limpa é sempre melhor.

Lembre-se que umComo não é um consultório médico e que ele nunca substituirá os conselhos de um profissional.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar de tomar xanax, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Milena jl
Tomo a 6 anos xanax e não concigo parar... qero ficar limpa mas os sintomas parece que enloqece...me ajudem se souber de algo mais.obrigado.
Filomena
Eu tomo xanax há vários anos... Não consigo livrar me dele, mesmo durante a gravidez tive que o fazer. Hoje gostaria de deixar o xanax, mas como? Tomo 1/MG de manhã e 1/MG à noite. Claro que seria para mim uma grande vitória, deixar o xanax
Flavia Araujo
Faco uso de alprazolam a 6 meses, comecei com comprimido de 0,5 ml duas vezes ao dia e a partir de janeiro deste ano o medico aumentou a dose para 2 comprimidos de 1 ml em doses divididas Hoje estou me sentido melhor ja quase nao tenho sintomas fisicos, gostaria da ajuda de voces para descontinuar o bzd de forma gradual, pois tenho medo de ja esta com dependencia , por favor me ajudem. Grata.
Rafael Alves da Silva
Eu tomava 3 miligramas de xanax por dia ja a doze anos agora reduzi pra meia miligrama só que a abstinência é muito ruim, como fazer pra reduzir os sintomas de abstinência?
Imagem: usahealtpharma.com
Imagem: painmanagementfortmyers.com
Imagem: entertainmesh.com
1 de 3
Como deixar de tomar xanax