Outros remédios caseiros

Como desinchar os pés e tornozelos

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 6 março 2018
Como desinchar os pés e tornozelos

Por uma série de motivos, como calor, retenção de líquidos, obesidade, gestação, permanecer em pé muito tempo, problemas circulatórios e outros, é possível que os pés e até mesmo os tornozelos das pessoas fiquem inchados. Para reduzir o sintoma, é possível seguir algumas dicas simples e caseiras. Para saber quais são elas e aprender a como desinchar os pés e tornozelos veja as recomendações que o umComo.com.br reuniu a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Truques para limpar os pés

Passos a seguir:

1

Já que a retenção de líquidos é uma das causas dos pés e tornozelos inchados, o mais indicado é reduzir a quantidade de sal usada no preparo das refeições, já que esse alimento é um dos principais responsáveis por reter líquidos e, por consequência, toxinas no organismo. Além das suas refeições receberem menos sal, é indicado restringir o consumo de alimentos industrializados, pois eles são os campeões em excesso desse mineral.

2

Por outro lado, existem alimentos que combatem a retenção, ou seja, contam com propriedades diuréticas, como a maioria dos vegetais, inclusive, os que possuem maior quantidade de água. Entre eles, é possível destacar o pepino, salsa, melancia, melão e abacaxi. Também é indicado beber em torno de dois litros de água todos os dias. Outra dica de opção diurética é o dente de leão, com o qual pode ser feita uma infusão. Para desinchar os pés e tornozelos é preciso beber três xícaras por dia.

Como desinchar os pés e tornozelos - Passo 2
3

O dente de leão pode ser aplicado também no local do inchaço, sendo que essa planta serve ainda na preparação de saladas. O aloe vera é outra planta muito eficiente para desinchar, porque possui ação depurativa, o que significa que elimina as toxinas do sangue e dos intestinos, inclusive, das extremidades inferiores. Para usar essa planta, que também é conhecida como babosa, é necessário extrair a sua polpa e comer duas colheres em jejum, o que pode ser feito com água ou com suco. Aplicar o gel no local inchado também ajuda.

4

Outra dica para desinchar os pés e tornozelos, seja por causa dos transtornos de saúde ou devido às alterações hormonais, é fazer banhos com os sais de Epsom, pois além de reduzir o inchaço ajudam a relaxar e a estimular a circulação. Quem tem banheira pode colocar um copo de sais de Epsom na mesma, com água morna, e permanecer por 15 minutos. Porém, é possível ainda usar uma bacia para mergulhar os pés e os tornozelos por 20 minutos.

Como desinchar os pés e tornozelos - Passo 4
5

O que também ajuda a melhorar a circulação de sangue das extremidades é fazer massagens nos pés. Para tanto basta fazer movimentos firmes e suaves, na direção do coração. É possível usar cremes, como hidratantes corporais, para facilitar a massagem, que também relaxa os membros. Praticar exercícios físicos é outra forma de combater o inchaço, inclusive, natação que, além de ajudar a circulação sanguínea, é de baixo impacto e não causa pressão nos pés. No entanto, se o inchaço se prolongar por dias, o melhor é consultar um especialista, pois pode ser o sinal de um problema grave que exige tratamento médico.

Sugestão: Acesse também o artigo para responder à questão "porque sinto queimação nos pés".

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinchar os pés e tornozelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como desinchar os pés e tornozelos