O Déficit de Atenção em crianças

Como detectar o Déficit de Atenção

Nelia Oliveira
Por Nelia Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como detectar o Déficit de Atenção

O Déficit de Atenção é uma desordem bastante frequente durante a infância, e os seus efeitos diferem de acordo com as características das crianças que o têm. O Déficit de Atenção caracteriza-se por um conjunto de sintomas que incluem a dificuldade para se concentrar e tomar atenção, impulsividade e em alguns casos, hiperatividade. Para realizar o diagnóstico deverá ter aparecido antes dos sete anos e os seus sintomas devem durar pelo menos seis meses. Em seguida, dizemos-lhe como detectar o Déficit de Atenção.

Também lhe pode interessar: Como tratar o Déficit de Atenção
Passos a seguir:
1

Comportamento inadequado. A criança tem comportamentos demasiado infantis para a sua idade e mostra-se muito dependente dos adultos.

2

Distração. Não matem a atenção na tarefa que está realizando originando erros ou descuidos. Costuma mudar continuamente de uma tarefa para outra, sem acabar nenhuma.

3

Não segue instruções. Parece que não ouve quando se fala com ela, não presta atenção ao que lhe é dito.

4

Evita realizar aquelas tarefas que envolvem um esforço mental sustentado, como por exemplo, as tarefas da escola ou os trabalhos domésticos.

5

Tem tendência a perder objetos, brinquedos e coisas da escola com frequência.

6

Costuma estar constantemente em movimento, corre por todos os lados, não consegue ficar parada muito tempo.

7

Fala sem parar, inclusivamente interrompe a outras pessoas quando está tendo uma conversa.

8

Tem dificuldades em se relacionar com as crianças da sua idade, uma vez que nunca costuma terminar um jogo e não respeitas as regras e turnos.

9

Costuma agir antes de pensar, não reflete sobre as consequências dos sus atos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como detectar o Déficit de Atenção, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se o seu filho apresenta estas características consulte um profissional de saúde para um diagnóstico adequado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como detectar o Déficit de Atenção