Várias doenças intestinais infeciosas

Como diagnosticar a obstrução intestinal

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como diagnosticar a obstrução intestinal

Um bloqueio total ou parcial, seja no intestino delgado ou grosso, se define como obstrução intestinal. Se a constipação for grave, então a cirurgia poderá ser necessária para aliviar o problema. A constipação intestinal pode ser causada por uma série de razões, entre elas as aderências de tecidos de uma cicatriz após uma lesão, as hérnias, onde parte dos intestinos empurram através da parede abdominal, tumores cancerosos, picadas ou fendas formadas nos intestinos, etc. O diagnóstico de obstrução intestinal é necessário para evitar mais dor e se detectado a tempo, pode ser tratado sem cirurgia.

Também lhe pode interessar: Como tratar a obstrução intestinal

Passos a seguir:

1

Visite um médico se sentir muita dor na área abdominal. Se há alguma nova protuberância notável na área abdominal ou se estiver sensível ao tato, procure ajuda médica. Se a condição for grave é provável que tenha dor abdominal severa, pulso acelerado e febre alta.

2

Responda as perguntas do médico com sinceridade. Um médico só pode agir com a informação que você der a ele. Pergunte sobre os sintomas que está sentindo, avalie seu histórico médico e os problemas anteriores, para detectar as relações com o estado atual.

3

Permita que o médico realize um exame físico. O médico apertará na área abdominal para detectar as zonas dolorosas e anormais, qualquer nódulo ou inchaço, e pode realizar exames de sangue ou de diagnóstico.

4

Faça os exames de exploração de imagem recomendados. Se o médico suspeitar de uma constipação intestinal completa ou parcial, provavelmente recomendará a realização de imagem computadorizada para ajudar a determinar o diagnóstico. Estes utilizam raios X para determinar a obstrução e a gravidade. Entre 50% e 60% das obstruções intestinais são identificadas através de raios-X. A tomografia computadorizada compila raios X em duas dimensões para uma melhor visualização do interior do corpo. A ecografia utiliza ondas sonoras para elaborar imagens do interior do corpo, e também pode ser utilizada para identificar a obstrução intestinal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diagnosticar a obstrução intestinal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Se a dor for frequente na área abdominal, procure atenção médica antes que seja grave. Se a obstrução intestinal é detectada antes que seja grave, é possível solucionar com outros métodos que não sejam a cirurgia, tais como fluidos intravenosos e terapia com antibióticos.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como diagnosticar a obstrução intestinal