Lúpus

Como diagnosticar o Lúpus Eritematoso Sistêmico

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como diagnosticar o Lúpus Eritematoso Sistêmico

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória de causa desconhecida que tem predileção pelo sexo feminino e pode afetar múltiplos órgãos. Existem 11 critérios clínicos e paraclínicos para realizar seu diagnóstico, dos quais devem ser apresentados 4 deles, de forma simultânea ou sucessiva. Estes critérios diagnósticos, propostos pelo Colégio Americano de Reumatologia, foram criados com fins epidemiológicos, mas a presença dos 4 é considerada um diagnóstico de alta probabilidade. Em umComo vamos explicá-los para que saiba como diagnosticar o Lúpus Eritematoso Sistêmico.

Vai precisar de:

  • Hemograma
  • Exame de urina
Também lhe pode interessar: O que é o Lúpus

Passos a seguir:

1

Eritema malar: Eritema fixo, plano ou elevado, sobre os pômulos com tendência a respeitar as dobras nasolabiais.

2

Lúpus discoide: Placas eritematosas sobre-elevadas com escamas queratósicas aderentes, pode ocorrer cicatrização atrófica em lesões mais velhas.

3

Fotossensibilidade: Exantema cutâneo por reação inusitada aos raios solares; diagnosticado através do relato do paciente ou observação do médico.

4

Úlceras orais: Ulceração bucal ou nasofaríngea, geralmente indolor, descoberta pelo médico.

5

Artrite: Não erosiva que compromete duas ou mais articulações periféricas, caracterizada pela dor ao apalpar, inchaço ou derrame.

6

Serosite: Pleurite / PericarditePleurite: história convincente de dor ou atrito percebido pelo médico ou verificação de derrame.Pericardite: demonstrada por ECG, atrito ou presença de derrame.

7

Alteração renal:Proteinuria persistente maior a 0,5 g/24 h ou maior a 3 g se não for quantificada.Cilindros celulares: eritrócitos, hemoglobina, granular, tubular ou misto (sedimento patológico).

8

Alteração neurológica:Convulsões em ausência de medicação ou alterações metabólicas que as expliquem.Psicose também na ausência de medicação ou alterações metabólicas conhecidas.

9

Alteração hematológica:Anemia hemolítica com reticulocitose.Leucopenia menor a 4000 em 2 ou mais exames.Linfopenia menor a 1500 em 2 ou mais exames.Trombopenia menor a 100000 em ausência de fármacos indutores.

10

Alteração imunológica:Anti-DNA a títulos positivosAnti-SmithAnticorpos antifosfolipídicos positivos, anticoagulante lúdico, VDRL positivo com FTA negativo conhecido por 6 meses ao menos.Células LHE positivas.

11

Anticorpos antinucleares: Título anormal em ausência de fármacos causadores de lupus medicamentoso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diagnosticar o Lúpus Eritematoso Sistêmico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Perante a presença de alguns desses sintomas, consulte um médico.
  • O diagnóstico deve ser confirmado por um especialista.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como diagnosticar o Lúpus Eritematoso Sistêmico