Pílulas anticoncepcionais

Como escolher a pílula anticoncepcional mais adequada

Como escolher a pílula anticoncepcional mais adequada

Atualmente estão disponíveis no mercado várias pílulas anticoncepcionais que permitem às mulheres uma melhor adaptação a este método, de forma a evitar a gravidez indesejada. No passado a pílula estava associada a alguns efeitos secundários desconfortáveis devido às suas concentrações hormonais elevadas. Estes efeitos, por outro lado, têm vindo a reduzir-se gradualmente até aos dias de hoje, fazendo da pílula um dos métodos anticoncepcionais mais eficazes e o preferido da maioria das mulheres.

Para garantir a sua segurança, recomenda-se que antes de tomar a pílula ou qualquer outro medicamento, consulte o seu médico para que este possa avaliar qual a melhor opção para si.

Índice

  1. Tipo de pílula
  2. Fases da pílula
  3. Administração da pílula

Tipo de pílula

A pílula pode ser de dois tipos: simples ou combinada. A pílula simples ou minipílula contém na sua composição apenas progesterona e está particularmente indicada a mulheres que não possam sofrer os efeitos dos estrogênios, que estejam no período de aleitamento ou com mais de 35 anos e fumadoras. Por outro lado, as pílulas combinadas contêm na sua composição tanto estrogênio como progesterona e estão indicadas para a maioria das mulheres sem outros problemas de saúde subjacentes que possam contraindicar a sua toma.

Fases da pílula

A composição da pílula pode ser constante ao longo da cartela ou esta pode estar dividida por fases. Caso os comprimidos tenham todos a mesma composição, a pílula designa-se monofásica, caso estes variem ao longo da cartela esta pode ser bifásica, trifásica ou multifásica, correspondendo a 2, 3 ou mais tipos de comprimidos diferentes.

Administração da pílula

A pílula pode ser administrada de forma contínua, ou seja, sem paragens na sua toma, sendo constituída por 28 comprimidos, ou pode ser tomada durante 3 semanas às quais se segue uma pausa de 7 dias. Com ambas as formas de administração ocorre a hemorragia de privação, semelhante ao período menstrual, ocorrendo esta no intervalo de 7 dias entre as pílulas de toma faseada e nos últimos 4 comprimidos, no caso das pílulas de toma contínua.

Escolher a pílula pode não ser uma tarefa fácil, principalmente com a vasta gama disponível no mercado. Conhecer as pílulas disponíveis e como se classificam pode facilitar a decisão e dar-lhe a conhecer qual a pílula que melhor se adapta a si, aumentando a sua segurança.

Leia também: Adesivo anticoncepcional engorda?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher a pílula anticoncepcional mais adequada, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Elaine souza
ola. Tenho 16 anos iniciei minha vida sexual aos 14 tomo anticoncepcional ciclo 21 mas não me sinto muito bem com ele qula outro eu poderia tomar?? Obrigada...
Editor umComo.com.br
Oi Elaine! Se você não se sente bem com esse anticoncepcional deve consultar o seu médico ou ginecologista para saber qual outro seria indicado para você. Obrigada pelo seu comentário!
Lúcia
Olá, tenho 18 anos e comecei minha vida sexual faz dois meses, qual séria a melhor pílula ?
Editor umComo.com.br
Oi Lúcia! Você deve consultar sempre o seu médico ou ginecologista, pois ele é quem saberá melhor qual a pílula mais indicada para você.
kele gonçalves santos de alencar
Ola estou amamentando meu filho de 1 ano e 3 meses ele ja se alimenta com sopa,papinha etc . tomava um anticoncepcional de uso continou mas parei pode me sugerir um outro .
Hugo Silva
Olá Kele, para trocar de anticoncepcional você deve consultar o seu médico ou ginecologista pois é ele quem sabe qual é o melhor para si.
bruna
eu gostaria de saber qual a melhor pilula pra min e qual o hormonio ou composiçao se adapta melhor pra min que sinto muita nuseas e fortissimas com tontura usando pilula tenho policistos e usei por muito tempo o metoddo de injetaveis inchei e com este metodo numca tinha mestruaçao agora nao uso nada ...! so coito imterrompido me ajudem
dynne
eu tenho ovário micropolicistico ja tomei os anticoncepcional selene e tamisa 20 e com o passar do tempo nao estao m fazendo bem qual anticoncepcional alem desses posso tomar?
Andreia
klaira,este é otimo, custa em torno de 35,00 reais. Usei e recomendo
ana paula farias paiva
como saber ,qual anticoncepcional mas eficaz
daniela garcia garrote
boa tarde, meu nome é Daniela e gostaria de saber por qual pílula posso substituir pela mínina. tomei ela por quase 10anos e nunca tive efeitos colaterais, só que não estou mais encontrando no mercado , desde já obrigado
monica
eu queria tomar um anticoncepcional que não me engordasse,e apropriado,pois tenho um mioma intramural,eu tenho 28anos e um filho de 3 anos
Usuário anônimo
nao deu informações dos nomes dos melhores anticocepcionais
Como escolher a pílula anticoncepcional mais adequada