Relaxar a mente

Como esvaziar a mente

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como esvaziar a mente
Imagem: diabetesbienestarysalud.com

Esvaziar a mente é um exercício muito recomendado para conseguir o relaxamento do corpo e a desconexão da mente do quotidiano, dos fatos e do material. Praticado para desenvolver o autoconhecimento, a autorreflexão e melhorar a qualidade de vida já que demonstrou que esvaziar a mente durante alguns minutos todos os dias ajuda a melhorar a saúde. Em umComo.com.br explicamos como esvaziar a mente de forma simples.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a síndrome de Burnout
Passos a seguir:
1

Esvaziar a mente é um exercício muito praticado nas sessões de yoga. Muito recomendável para a saúde e o bem-estar geral. Custa muito e não se consegue no primeiro dia. São necessárias a regularidade e o tempo. Com a prática você conseguirá esvaziar a mente.

2

Procure um lugar tranquilo, sem ruídos, e sem interrupções. Além disso, que tenha uma superfície cômoda para deitar. Preferivelmente, um lugar próximo à natureza, se for possível.

3

Use roupa confortável, de cor branca, neutra. Que esteja limpa e que seja somente para esta função de relaxamento. Tire a roupa de afazeres cotidianos e vista essas novas roupas.

4

Deite-se. Coloque o corpo em linha reta. Os braços relaxados, com as palmas das mãos para cima, um pouco separados do corpo. As pernas igualmente relaxadas abertas à altura dos quadris.

5

Solte todos os músculos, relaxe. Liberte-se de toda a tensão e comece a respirar profundamente. Comece enchendo o abdômen com ar, o máximo possível e mantenha o ar por alguns segundos. Em seguida, solte pouco a pouco o ar e esvazie o abdômen. Mantenha esta posição também alguns segundos até começar o seguinte passo.

6

Concentre-se só na respiração, em cada um dos seus passos. Simplesmente, sinta como enche e solta seu estômago. Sinta cada uma das partes do processo, lentamente, e concentre-se. Em determinado momento, perceberá que não sentes quase seu corpo e que não pensa em absolutamente nada mais do que no processo de respirar.

7

Quando estiver relaxado e começar a sentir que a força de sua respiração diminui até não senti-la, pense em algo branco. Sem forma, sem figura, na cor branca diretamente. Pense somente nisso, se concentre.

8

Sinta como seu corpo perde toda sua força e fica delicado e suave como uma pluma. Sinta como seu corpo não pesa nada e como a cor branca de sua mente é a única coisa que está vendo.

9

Mantenha-se o máximo que puder dessa forma, enquanto seu corpo estiver confortável. No momento de voltar à realidade, faça-o pouco a pouco. Comece movendo os pés, mãos, pernas, pescoço e finalmente volte totalmente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como esvaziar a mente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Cuide-se diariamente praticando esse exercício.
  • Pratique-o todos os dias.
  • Não o faça com o estômago cheio, melhor pela manhã bem cedo e antes de se deitar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: diabetesbienestarysalud.com
Como esvaziar a mente