Gases abdominais

Como evitar a aerofagia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 dezembro 2019
Como evitar a aerofagia

Sente-se inchado/a cada vez que acaba de comer? Está cansado desses malditos gases tão desconfortáveis? São muitas as pessoas que hoje em dia sofrem de aerofagia, que é o nome médico que recebe esta condição, e não sabem muito bem o que fazer para preveni-la. É por isso que em umComo queremos ajudá-lo e explicar a você detalhadamente como evitar a aerofagia.

Também lhe pode interessar: O que comer se tenho aerofagia
Passos a seguir:
1

A aerofagia se produz quando engolimos um excesso de ar ao comer -a palavra procede dos termos gregos aeros (ar) e fagein (comer)- e, portanto, acumula-se no trato intestinal gerando incômodo no abdômen.

Assim, ainda que expulsar o ar seja um processo normal, através dos arrotos e da flatulência, quando a quantidade é excessiva, nos encontramos perante um caso de aerofagia ou meteorismo. Por isso, é importante que conheça quais são os sintomas da aerofagia para confirmar que se trata desta condição e ir ao médico para que confirme o diagnóstico.

Como evitar a aerofagia - Passo 1
2

Deste modo, são diversos os fatores que fazem aumentar a probabilidade de sofrer de aerofagia, por isso é importante tê-los em conta para tentar prevenir esta incômoda condição. Se quer ampliar a informação sobre as causas desta condição, não deixe de ler o nosso artigo a respeito de por que tenho tantos gases.

Ao mesmo tempo, é importante destacar que algumas pessoas são mais propensas que outras a acumular gases em seu sistema gastrointestinal, por isso deveremos revisar os nossos hábitos diários e corrigir aqueles que podem estar nos provocando esta desconfortável situação.

Como evitar a aerofagia - Passo 2
3

Assim, em primeiro lugar, é importante ter em conta que determinados alimentos produzem gases quando se decompõem em nosso organismo e, portanto, será importante tratar de evitar na medida do possível.

Por isso, se recomenda moderar o consumo de:

  • Legumes;
  • Produtos lácteos em sua versão integral;
  • Vegetais de folha verde (alface, repolho, couve de bruxelas, brócolis, etc.);
  • Cereais com fibra;
  • Frituras.

Estes são apenas alguns exemplos dos alimentos que produzem flatulência. Recomendamos a você consultar este outro artigo para saber de forma mais detalhada o que comer se tem gases.

Como evitar a aerofagia - Passo 3
4

Também será fundamental para evitar os gases intestinais ou flatulência evitar consumir bebidas carbonatadas, já que aumentam os gases gastrointestinais. Desta forma, poderá substituí-las por sucos e outras bebidas sem gás ou, evidentemente, por água para se manter corretamente hidratado/a.

Ao mesmo tempo, para prevenir a aerofagia, é importantíssimo evitar mascar chiclete, porque ao mastigá-la estamos fomentando a entrada de ar. Portanto, pode substituí-las também por doces sem açúcar ou pastilhas para chupar que não impliquem mastigar.

Como evitar a aerofagia - Passo 4
5

Lembre-se também que, além do que come, a forma como o faz também tem muito a ver com a aerofagia ou flatulência excessivas. É que comer com pressa ou sem mastigar apropriadamente é muito prejudicial para as pessoas afetadas por esta condição gastrointestinal. Desta forma, será imprescindível se sentar para comer tranquilamente para assim poder comer devagar e mastigar corretamente.

Por outro lado, o estresse e a ansiedade de uma vida cotidiana atarefada também são algumas das causas da aerofagia e meteorismo. Por isso, deverá tratar de reduzir ao máximo o seu estado de nervosismo e para isso podem ajudar atividades e técnicas de relaxamento como a ioga, pilates ou simplesmente praticar exercício físico, que ajudará você a liberar tensões acumuladas.

Como evitar a aerofagia - Passo 5
6

Ainda que em muitas ocasiões se usem também para tratar a aerofagia, também podem ser muito úteis para preveni-la. Referimo-nos às infusões de ervas medicinais com propriedades para combater os gases do estômago e do intestino. Assim, tomá-las logo após as refeições pode evitar que a flatulência se acumule e provoque mal-estar.

São diversas as plantas que poderão ajudar nesta tarefa, tais como a camomila, a hortelã, a erva-doce ou o anis estrelado.

Como evitar a aerofagia - Passo 6
7

E para aquelas ocasiões nas quais é impossível prevenir a aerofagia, recomendamos a você consultar estes outros artigos de umComo para combatê-la:

Como evitar a aerofagia - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a aerofagia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Como evitar a aerofagia