Ejaculação precoce

Como evitar a ejaculação precoce

Hugo Silva
Por Hugo Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como evitar a ejaculação precoce

A ejaculação precoce é uma condição que afeta milhões de homens em todo o mundo e se caracteriza por uma ejaculação até 2 minutos após a penetração ou até mesmo antes de esta acontecer. Esta condição pode ser muitas vezes motivada pela falta de experiência sexual, pela ansiedade em relação ao sexo, por uma relação recente ou como uma/um nova(o) parceira(o) ou pelo aumento da sensibilidade na zona genital, sendo impossível controlar a ejaculação.

Índice

  1. Tratamento psicológico
  2. Tratamento físico
  3. Tratamento farmacológico
  4. Medicamento

Tratamento psicológico

Se as causas dos problemas de ejaculação prematura se relacionarem com uma baixa autoestima ou com algum trauma a nível sexual, pode ser necessária a ajuda de um psicólogo para ultrapassar este problema. Falar com a(o) parceira(o) pode também ajudar a resolver este problema, permitindo que o homem relaxe e tenha uma relação mais tranquila.

Tratamento físico

No caso de a ejaculação precoce se relacionar com a inexperiência sexual ou com a ansiedade em relação à prestação, aconselha-se que a estimulação sexual seja iniciada de forma gradual, tal como a penetração. É normal um aumento abrupto da excitação nos homens, pelo que deve iniciar a relação com calma e parar a estimulação se achar que vai ejacular. Após a penetração, se tiver dificuldades em suster a ejaculação, deve retirar o pênis e aguardar a diminuição da sensibilidade. Usar um preservativo e apertar a glande durante a relação permite também que o homem retenha a ejaculação por mais tempo, levando a relações mais duradoras. Veja também o nosso artigo sobre exercícios para controlar a ejaculação.

Tratamento farmacológico

Se após os procedimentos anteriores o problema de ejaculação precoce não estiver ultrapassado, podem estar indicados cremes de aplicação tópica que atuam como anestésico para diminuir a sensibilidade do pênis ou para casos mais graves, antidepressivos ligeiros para inibir o reflexo de ejaculação durante a estimulação ou penetração.

Medicamento

Atualmente está disponível na Europa e Estados Unidos um medicamento especialmente formulado para tratar o problema de ejaculação prematura. Trata-se do princípio dapoxetina que atua como um inibidor seletivo dos receptores de serotonina, permitindo que o tempo de ejaculação seja prolongado em cerca de 300%. Nos casos de ejaculação precoce não tratados com as recomendações anteriores, pode estar aconselhado a tomar dapoxetina 30 ou 60mg após uma cuidada avaliação médica do estado de saúde do paciente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a ejaculação precoce, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Usuário anônimo
Quero algo mais claro
Como evitar a ejaculação precoce