PARTILHAR

Como evitar a retenção de líquidos na gravidez

Como evitar a retenção de líquidos na gravidez

A retenção de líquidos é um dos sintomas mais típicos da gravidez, sobretudo durante o último trimestre, tudo isto ocorre devido às mudanças hormonais que o corpo feminino experimenta durante a gestação. O inchaço dos pés, tornozelos e pernas pode causar muitas doenças e incômodos à futura mãe, por isso em umComo.com.br fornecemos algumas sugestões para que você saiba como evitar a retenção de líquidos na gravidez.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a retenção de líquidos
Passos a seguir:
1

Dois terços do peso ganho nos últimos meses de gravidez é na sua maior parte líquido, o organismo tenta distribuir esse líquido pelo corpo, mas nem sempre a eliminação funciona de maneira efetiva, o que favorece a retenção.

2

Uma boa forma de aliviar ou evitar a retenção de líquidos na gravidez é deitar-se barriga para cima com as pernas elevadas apoiadas em uma parede durante aproximadamente 20 minutos ou meia hora. Esta simples prática aliviará notavelmente a inflamação nas extremidades inferiores

3

O sal e o sódio em excesso são responsáveis pela retenção de líquidos. Então se esta condição afetá-la muito, convém que elimine o sal dos alimentos quase por completo e evite consumir snacks salgados como batatas fritas, comidas industrializadas e produtos em conserva como pepinos, azeitonas, etc.

4

O potássio é um grande aliado para regular nosso organismo, por isso aumente o consumo de frutas e verduras, em especial de alimentos como o tomate, espinafre, cogumelos, frutos secos sem sal e legumes.

5

Beba toda a água recomendada diariamente, 2 litros ou oito copos, assim não terá sede, pois é a melhor forma de livrar seu organismo de toxinas e eliminar os líquidos restantes.

6

Se você não tem medo de água fria, há uma solução que é mágica para aliviar a retenção de líquidos; após tomar banho, faça uma massagem com água fria nas partes do corpo que são mais afetadas pela retenção, isso ajudará a desinflamar e você se sentirá mais aliviada.

7

Peça a seu parceiro ou a algum familiar que lhe faça massagens com cremes frios ou gelo nos pés, tornozelos e pernas para estimular a expulsão do líquido e diminuir a retenção.

8

Se possível, pratique exercícios diariamente, como caminhada por meia hora, o que será suficiente para estimular seu organismo e seus rins a eliminar esse líquido a mais e fazer você se sentir mais saudável e de bom humor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a retenção de líquidos na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Estas são boas estratégias para evitar e aliviar a retenção de líquidos na gravidez, mas se nada funcionar, então consulte seu médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Tereza Alexandre
Gostei muito. Já passei para minha filha
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Tereza! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Muito obrigada pelo comentário e pela partilha :)
Como evitar a retenção de líquidos na gravidez
Como evitar a retenção de líquidos na gravidez

Voltar ao topo da página ↑