As varizes

Como evitar as varizes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar as varizes

Os problemas de circulação não causam apenas má cicatrização, fadiga e cansaço nas extremidades, além disso evidenciam-se fisicamente através dos vasinhos e varizes, que se tornam anti-estéticas e dolorosas para quem sofre delas. No entanto, algumas mudanças nos nossos hábitos podem ajudar a diminuir a sua presença e evitar o aparecimento de novas marcas. Por isso, em umComo damos-lhe algumas sugestões úteis para que saiba como evitar as varizes e melhorar a aparência das suas pernas.

Também lhe pode interessar: Os melhores exercícios para as varizes

Passos a seguir:

1

No caso das varizes, o fator hereditário tem um peso importante fazendo com que sejamos mais propensas a sofrer desta condição. No entanto, é possível minimizar o seu impacto colocando em prática algumas recomendações diárias que conseguirão favorecer notavelmente a sua circulação sanguínea.

Para começar, é importante diferenciar entre vasinhos e varizes. Os vasinhos são aquelas veias que aparecem na superfície da pele, geralmente nas pernas, e que parecem pequenas teias de aranhas, tratando-se de um problema estética que além disso causa sensação de peso e incômodos na zona. Por sua vez, as varizes são muito mais perceptíveis e problemáticas, pois têm essa aparência de veia inflamada que ressalta na pele, gerando dor a quem sofre delas.

2

A primeira e mais importante dica para evitar as varinhas e vasinhos é manter uma vida ativa, caminhar diariamente e evitar o sedentarismo, pois a falta de exercício é um dos detonantes que causam uma má circulação sanguínea.

Se não pode ir à academia ou praticar um esporte específico, pelo menos tente aumentar a atividade física na sua rotina caminhando todos os dias em casa, andando de bicicleta ao invés de ir para o trabalho de carro, subindo as escadas, etc. O importante é manter as suas pernas em movimento.

Como evitar as varizes - Passo 2
3

As temperaturas altas não são benéficas para a circulação sanguínea, por isso se deseja evitar as varizes é importante que modere a temperatura da água durante o banho, optando sempre por água morna ao invés de muito quente. Uma sugestão para melhorar a circulação da zona é acabar os seus banhos sempre com uma chuveirada de água fria em todo o seu corpo, em especial nas pernas. Estas mudanças de temperatura ativam a circulação ajudando a prevenir as varizes e vasinhos.

Como evitar as varizes - Passo 3
4

Se trabalho num escritório e passa muitas horas sentada, então consiga uma caixa ou um banco para colocar debaixo da sua secretário e que lhe permita ter os pés altos durante a jornada de trabalho. Isto ajudará a melhorar a circulação nas suas pernas, fazendo com que as mesmas estejam menos pesadas, além de lhe permitir adotar posições muito mais cômodas.

Além disso, se quer evitar as varizes deverá dar passeios curtos durante a jornada de trabalho para ativar a circulação, isto deve-se aplicar tanto se trabalha de pé como sentada. Se não for possível, levante-se a cada hora e ande durante alguns minutos para mover as suas pernas.

Também se recomenda, no caso de sofrer com frequência de pernas cansadas, dormir com as mesmas ligeiramente elevadas com uma almofada, assim como usar um apoio para os pés em casa que lhe ajude a descansar esta zona e a ativar a sua circulação.

5

Lembre-se de não usar roupa demasiado apertada nas pernas, pois isto poderia aumentar os incômodos e piorar o problema, fazendo com que os vasinhos e varizes apareçam. Além disso, é importante fazer uma escolha adequada dos sapatos e evitar o uso excessivo de saltos muito altos, que aumentam a propensão de sofrer com varizes.

Os sapatos completamente rasos usados com muita frequência podem afetar a sua circulação, por isso escolha calçado que tenha uma elevação de entre 3 e 5 centímetros e manterá as suas pernas saudáveis. Assim como acontece com as calças, é importante que os sapatos também não sejam justos.

Como evitar as varizes - Passo 5
6

Além de todas estas sugestões, é importante que preste atenção à sua dieta para conseguir melhorar a circulação sanguínea e evitar as varizes, por isso recomendamos-lhe:

Como evitar as varizes - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar as varizes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Se os vasinhos ou varizes lhe causarem demasiadas dores e desconfortos, consulte o seu dermatologista para lhe recomendar o melhor tratamento estético para as eliminar.
  • As varizes ou vasinhos que já tem não se podem eliminar a menos que recorra a um tratamento estético, mas mudar os seus hábitos ajudará a prevenir o aparecimento de novas marcas.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como evitar as varizes