Outros Saúde na mulher

Como evitar o mau cheiro na vagina

Como evitar o mau cheiro na vagina

Existem vários fatores que podem provocar mau cheiro na zona genital feminina. Entre eles estão as infecções como a candidíase, doenças sexualmente transmissíveis como a tricomoníase, falta de higiene adequada ou uso de roupas demasiado justas. Existem várias formas de controlar o mau cheiro mas é essencial consultar um ginecologista especialmente se apresentar outros sintomas como coceira, corrimento de cor forte ou ardor na área vaginal. Se gostaria de saber como evitar o mau cheiro na vagina e acabar com este problema constrangedor, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como eliminar o mau cheiro vaginal

Passos a seguir:

1

Higiene

Para evitar o mau cheiro na vagina, a mulher deve fazer uma higiene correta da zona íntima. Uma higienização insuficiente faz com que o suor e as secreções vaginais se acumulem na zona, favorecendo a proliferação de bactérias que podem provocar coceira e outros problemas da flora vaginal. Para evitar que isto aconteça, lave bem todas dobras durante o banho.

É muito importante usar um sabonete neutro ou próprio para uso vaginal, de forma a manter o pH da vagina.

A higiene excessiva também pode provocar mau cheiro e criar um ambiente propício ao desenvolvimento de bactérias e fungos, causando doenças. Os pelos e as secreções vaginais são essenciais para proteger a zona, pelo que não deve ser feita uma higiene excessiva. Duas lavagens por dia (incluindo o banho diário) são suficientes para manter a zona limpa.

As duchas vaginais devem ser evitadas, pois a lavagem interna da vagina altera toda a região, podendo até criar pequenas lesões internas. Lave a vagina apenas por fora para que ela se autorregule no interior.

Dica: Saiba como manter uma boa higiene íntima feminina, lendo as dicas desse artigo.

Como evitar o mau cheiro na vagina - Passo 1
2

Roupa íntima

Algumas calcinhas podem estar promovendo o mau cheiro da sua vagina. Prefira calcinhas 100% algodão a materiais como renda, lycra ou materiais sintéticos. Os demais materiais não favorecem a transpiração da zona vaginal, podendo criar maus odores.

Evite cuecas fio dental no dia a dia, para que as bactérias na zona do ânus não sejam transferidas para a área vaginal causando infecções.

3

Incontinência

Se tem pequenos escapes de urina, esse pode ser o problema que está causando o mau odor vaginal. Se sofre de vazamentos, mesmo que muito pequenos, troque de calcinha sempre que isso acontece e seque bem a vulva.

Como evitar o mau cheiro na vagina - Passo 3
4

Excesso de peso

O excesso de peso pode provocar mau cheiro na zona vaginal, uma vez que as pequenas dobras na pele pode estar acumulando sujeira e bactérias. Para evitar essa situação, lave a zona com cuidado, use uma toalha para secar e, após o banho, prefira esperar algum tempo antes de vestir a roupa.

5

Roupas justas

Os tecidos muito justos impedem que a zona respire. Além das calcinhas de algodão, opte por peças largas e, de preferência, de algodão. Calças ou shorts muito justos também devem ser evitados.

Como evitar o mau cheiro na vagina - Passo 5
6

Absorventes diários

Os absorventes diários abafam a área vaginal. Prefira usar estes produtos apenas na altura da menstruação de forma a promover a circulação de ar na zona.

Sugestão: Por que sinto ardência quando transo?

7

Banhos de assento

Uma das formas de evitar o mau cheiro na vagina é fazer banhos de assento regulares com produtos naturais.

Os banhos de assento com água morna e vinagre de maçã, um dos maiores antibacterianos naturais, ajudam a eliminar o mau cheiro na zona vaginal e a combater infeções na zona íntima. Encha meia banheira e adicione três xícaras de vinagre de maçã. Sente nessa mistura por 20 minutos e tome um banho normal de seguida.

Dica: Saiba como fazer banho de assento, acessando esse artigo.

Como evitar o mau cheiro na vagina - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o mau cheiro na vagina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
katarina
durante o uso pode ter relações?
Liya
Não sei como fazer,já a um tempo tenho corrimento vaginal meio amarelo em forma de cuagulos às vezes que tem um odor forte e cheira mal. Não sei o que fazer ,mandaram me usar óvulos vaginais,mas não sei se é o certo. Ajude-me !
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Liya!

Recomendo que você vá no médico ginecologista o mais rápido possível, pois esse corrimento pode ser um indício de uma doença sexualmente transmissível como tricomoníase, gonorreia ou clamídia. Outros sintomas dessas doenças podem incluir dor ao urinar e dor durante o contato sexual.

O tratamento deve ser feito com antibióticos ou antiparasitários, dependendo da condição que está provocando o corrimento.

Rápidas melhoras!
1 de 5
Como evitar o mau cheiro na vagina