Gases abdominais

Como evitar que os legumes causem gases

Como evitar que os legumes causem gases

Os legumes são um dos grupos alimentares mais nutritivos, contribuindo com uma quantidade importante de ferro, minerais e vitaminas e se convertendo em uma excelente fonte de carboidratos para o nosso corpo. Mas, apesar de todas estas vantagens, as lentilhas, grãos-de-bico, feijões, entre outros legumes, contam com um efeito colateral muitas vezes incômodo e desagradável: o inchaço abdominal e os gases, o que faz com que algumas pessoas limitem ao máximo o seu consumo. Se quer saber como evitar que os legumes causem gases continue lendo, porque em umComo.com.br explicamos a você todos os truques para o conseguir.

Passos a seguir:
1

Sabemos que os legumes são pesados e os responsáveis de nosso estômago acabar inflamado e com gases, tudo isto se deve aos oligossacarídeos um grupo de moléculas não digeríveis presentes nestes alimentos que, em vez de se digerir de forma habitual, ficam acumuladas no intestino grosso, onde são fermentadas pelas bactérias presentes nesta zona. Tudo isto não só aumenta a presença de gases, como também acentua o mau cheiro dos mesmos, o que pode se converter em uma condição ainda mais incômoda.

Como evitar que os legumes causem gases - Passo 1
2

Existem legumes que causam menos inflamação abdominal e também menos gases, como é o caso das lentilhas, e outras que produzem muito mais incômodo como a vagem, o grão-de-bico ou os feijões. Alterná-las em nossa dieta e consumi-las de forma moderada é especialmente importante para quem tem problemas gástricos e intestinais, digestões lentas e pesadas e excesso de gases.

Como evitar que os legumes causem gases - Passo 2
3

Agora, como evitar que os legumes causem gases? A chave está em alguns truques durante o cozimento que, embora não acabem completamente com esta característica própria destes alimentos, poderá diminuir em grande parte os problemas intestinais que causam.

Uma excelente alternativa é adicionar ao cozimento dos legumes algumas especiarias e ervas aromáticas que facilitem a digestão ao mesmo tempo que oferecem um sabor delicioso. Algumas excelentes opções são:

  • O cominho, que combina muito bem com feijão e lentilhas.
  • A erva-doce, que contribui com um toque muito fresco a qualquer refogado com este alimento.
  • O tomilho, muito popular na cozinha, ajuda a facilitar a digestão dos legumes.
  • O alecrim, perfeito se você costuma preparar estes pratos com carne.

Além de servir para dar sabor à preparação, ajudarão a deixar a digestão mais leve, reduzindo a presença de gases.

Como evitar que os legumes causem gases - Passo 3
4

Outro truque das avós muito utilizado para evitar que os legumes causem gases é adicionar à preparação uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, conhecido por facilitar a digestão e evitar que estes alimentos sejam tão pesados para o nosso estômago, além de ajudar a acelerar o cozimento. O bicarbonato deve ser incorporado à água antes de jogar os legumes, o que ajudará do mesmo modo a que as especiarias e ervas medicinais a que sua digestão seja melhor.

Como evitar que os legumes causem gases - Passo 4
5

Sabia que interromper o cozimento dos legumes pode reduzir os oligossacarídeos? Uma das opções mais populares para evitar que os legumes causem gases é interromper a fervura do preparo quando atingir o ponto de ebulição. Pode fazê-lo retirando a panela do fogo durante 10 minutos ou acrescentando água fria ao preparo para interromper o processo de cozimento.

Este é, talvez, o truque mais utilizado na cozinha para conseguir que os legumes fiquem menos pesados.

Como evitar que os legumes causem gases - Passo 5
6

Os mais conservadores asseguram que o verdadeiro truque para que os legumes não deem gases consiste, efetivamente, em interromper o cozimento, mas de uma forma bem mais radical. O que se recomenda é ferver o alimento durante 5 minutos para depois retirar do fogo, deixar repousar durante uma hora e depois coá-lo, eliminando completamente o líquido e começando de novo a preparar, desta vez da forma que desejamos.

Uma alternativa ideal para quem tem tempo e deseja diminuir os efeitos negativos da ingestão de legumes.

Como evitar que os legumes causem gases - Passo 6
7

Por último, se você é um verdadeiro fã dos legumes, mas não suporta os gases ou a inflamação abdominal que causam, sempre pode optar por um delicioso purê de legumes, uma preparação que ajuda a diminuir de forma notável os gases que produzem estes alimentos. Se você se anima a experimentá-los desta forma, então não pode deixar de ver a nossa deliciosa receita de purê de grão-de-bico que certamente você vai adorar.

Como evitar que os legumes causem gases - Passo 7
8

Além de todas estas sugestões referentes ao cozimento, é muito importante ter em conta algumas medidas básicas na hora de comer que ajudarão você a evitar os gases. Por isso convidamos você a ler os nossos artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que os legumes causem gases, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
TANIA
"O que se recomenda é ferver o alimento durante 5 minutos para depois retirar do fogo, deixar repousar durante uma hora e depois coá-lo, eliminando completamente o líquido e começando de novo a preparar, desta vez da forma que desejamos."
NÃO ENTENDI COMO FAZ ISSO NA PANELA DE PRESSÃO?
RETIRAR O CALDO NÃO TIRA AS VITAMINAS DOS LEGUMES?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Tânia, neste caso o ideal é que você faça a primeira fervura durante 5 minutos na panela comum e logo prossiga com a preparação na panela de pressão como você faria normalmente. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
1 de 8
Como evitar que os legumes causem gases