Remédios caseiros para reduzir a dor

Como fazer banho de assento com bicarbonato

Como fazer banho de assento com bicarbonato
Imagem: estilo.br.msn.com

O banho de assento é um tratamento, ou como complemento deste, bastante fácil que pode fazer em casa. Existem diferentes tipos de banho de assento, quentes, frios, com óleos essenciais, entre outros, dependendo do tipo de condição que se pretenda tratar. Este banho é feito para o tratamento de doenças nas regiões compreendidas desde o abdômen até às nádegas e genitais e atua sobre a circulação sanguínea e o metabolismo, favorecendo o regulamente térmico. Um banho de assento com bicarbonato de sódio é um ótimo remédio caseiro para ajudar no tratamento da candidíase. De seguida, em umComo.com.br, mostramos-lhe como fazer banho de assento com bicarbonato.

Também lhe pode interessar: Como fazer banho de assento
Passos a seguir:
1

O bicarbonato de sódio ajuda a manter o pH vaginal por volta dos 7,5. Ao alcalinizar o pH da vagina conseguimos combater ou até mesmo eliminar a multiplicação do fungo cândida. Este fungo é o responsável pelo aparecimento da candidíase ou infeção vaginal. Alguns dos sintomas da candidíase ou infeção vaginal são coceira na vagina, corrimento com mau cheiro, corrimento amarelado ou esverdeado, corrimento vaginal branco ou vermelhidão ao redor da vagina. De seguida, mostramos-lhe um banho de assento para tratar da candidíase.

2

Para fazer o banho de assento com bicarbonato vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1 litro de água;
  • Bacia grande ou banheira.
3

A primeira coisa a fazer para o seu banho de assento é ferver a água e, de seguida deixar esfriar até ficar morna. Depois, misture o bicarbonato de sódio na água morna.

4

Encha a bacia ou banheira com esta solução e sente-se nela, de maneira a que a água cubra toda a zona do baixo ventre. Deve colocar os pés apoiados num banco baixo e não no chão, de maneira a que fiquem ligeiramente inclinados. Antes de se sentar nesta solução, deverá lavar primeiro a zona genital com água corrente.

5

Faça o banho de assento com bicarbonato durante cerca de 20 ou 25 minutos. Pode fazer este tratamento natural duas vezes por dia, até os sintomas da candidíase desaparecerem.

6

Pode substituir o bicarbonato de sódio por citrato de potássio ou até mesmo bicarbonato de potássio, uma vez que estes dois elementos também ajudam a alcalinizar o pH da vagina e também a acabar com a coceira vaginal ou com o corrimento vaginal com mau cheiro.

7

Para evitar o aparecimento de candidíase ou qualquer outro tipo de condição, deverá cuidar da sua vagina adequadamente. Para isso, deverá ter os seguintes cuidados:

  • Higiene íntima adequada;
  • Evitar o uso de jeans ou roupas muito justas e apertadas;
  • Preferir sempre calcinhas de algodão, ao invés de lycra ou coton;
  • Evitar ficar muito tempo com o biquíni molhado, pois esse é o ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias;
  • Usar camisinha.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer banho de assento com bicarbonato, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Se sofrer de candidíase recorrente ou até crônica, é recomendável consultar o seu ginecologista para que este avalie a sua situação. Ele poderá receitar-lhe bicarbonato de sódio 650 mg para tomar de 6 em 6 horas, caso não consiga fazer os banhos de assento ou se estiver em viagem, assim conseguirá também manter o pH da vagina equilibrado.
  • É muito importante lembrar que deverá fazer o banho de assento com bicarbonato como complemento ao tratamento médico indicado para tratar a candidíase ou outra condição.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
100 comentários
Cláudia
Bom dia eu gostaria de saber quem fez cirurgia de perine podem fazer o banho de assento ou não
Milena
Ooe entao tenho muitas coceiras ardencias e corrimento com mal cheiro mas a coceira e de mas nao consigo aguenta ja fiz muitos tratamentos com pomadas e creme vaginais mas nada melhoro quero saber se esse tratamneto com bicabornato vai acabar de vez com minha candida ? Nao to mas aguentado ja sao anos com isso.
Editor umComo.com.br
Oi Milena! Dê uma olhada no nosso artigo e entenda como curar a candidíase vaginal: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-curar-a-candidiase-vaginal-3433.html
elivania siqueira
Bom dia! Estou gravida de 4 meses, posso fazer o acento com bicarbonato?
nana
boa tarde pode ser qualquer bicarbonato ? pode ser um comprado na farmácia?
Editor umComo.com.br
Oi Nana! Pode, sim.
aliner
bicarbonato do mercado serve pra fazer isso...
Joice
Um litro de água é muito pouco.Pode por mais água?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Joice! Se necessitar de mais água, pode adicionar mais sim, desde que depois adicione as quantidades de bicarbonato proporcionalmente. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Luana Almeida
Posso usar bicarbonato de comida para o banho de assento?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Luana! É esse mesmo que deve usar! Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Nelson Cossa
Durante a relação sexual com minha esposa sentimos mau cheiro e agora sinto pequenas dores ao urinar mas não sai pus. Por favor ajude-nos o que deve estar acontecer?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Nelson! Dor ao urinar pode significar várias coisas, desde uma infecção urinária a cistite ( http://saude.umcomo.com.br/articulo/por-que-sinto-dor-ao-urinar-7933.html ), por isso o melhor é ir no médico para este fazer um diagnóstico e indicar o tratamento adequado. Obrigada pelo comentário!
Luan
Oi serve para homens tbm? Me responda por favor! Obrigado!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Luan! O banho de assento pode ser feito tanto por mulheres como por homens. Obrigada pelo seu comentário!
Cristiane
Gostaria de saber se durante o tratamento devo dar um pausa nas relações??
Mirian de Oliveira
Esse banho de assento com bicabornato serve pra corrimento branco sem cheiro sem coceira..eu tenho corrimento branco mais nn tenho coceira mas encomoda muito..to sempre molhada..posso fzr esse banho ??
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Mirian! Para corrimento vaginal o recomendado é este banho de assento: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-banho-de-assento-para-corrimento-4385.html
Mirian de oliveira
Oii boa noite!!eu tenho corrimento branco sem cheiro..sen coceiras mas e emcomoda muito....e normal..quando entro no ciclo menstrual aumenta bastante..gostaria d saber si o asento cm bicabornato serve pra esse tipo d corrimento tbm..bgd pela atençao
Maria Olivia
Boa tarde , esse banho de assento serve para queimação vaginal também ?
Laura
Olá, o banho de acento é com água morna?? E após fazer o banho tem q lavar novamente? E por quanto tempo posso fazer esse tratamento??
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Laura! Este banho de assento com bicarbonato é indicado no caso de candidíase, por isso você deverá fazê-lo até os sintomas desaparecerem. Após o banho de assento só precisa se limpar com uma toalha. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Dilma
Olá é normal introduzir o dedo dentro da vagina quando se está a fazer o tratamento do banho de assento ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Dilma! Não é necessário fazer isso, apenas mergulhar a zona na água. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Amanda
pode usar a mesma agua duas veses ?
elina
ola!!! qual pomada intima de uma so aplicação vc indicaria somente para uma limpeza intima?
Natália
Oi estou grávida e gostaria de sabe se eu posso fazer esse banho de assento, bjos né responda por favor???
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Natália! O banho de assento é contra-indicado durante a gravidez. Nesse artigo poderá encontrar alguns remédios caseiros para a candidíase na gravidez: http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-a-candidiase-na-gravidez-13706.html
Lindsay
Vanessa? boa noite! eu gostaria de sabet se o bicarbonato de sodio (do mercado) pode ser usado para gardnerella? De que forma e como fazer o procedimemto ate melhorar tudo de mim? Ja usei duas vezes os remedios e nao adiantou nada. Aguardo sua resposta e obgda!!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lindsay! O banho de assento com bicarbonato não é recomendado para gardnerella. Para tratar essa infeção você deve tomar a medicação indicada pelo médico. Obrigada pelo comentário e as melhoras!
Lindsay
:( entendo.. E aquelas folhas tipo aroeira (cha) serve ou nao deve para gardnerella?
Tatiane
Boa noite, quero agradecer a dica do bicarbonato de sódio, um pó milagroso, fiz lavagem com ele, coloquei na vagina com uma ducha ginecológica, nunca mais tive caseira e ardência, eu recomendo muito bom.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Tatiane! Que bom saber que deu certo. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Daiane
Após o banho tem que lavar com água corrente ou é só secar ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Daiane! No final do banho de assento é bom passar por água e sabão sim. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: estilo.br.msn.com
Como fazer banho de assento com bicarbonato