Aprender meditação

Como fazer meditação mindfulness

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer meditação mindfulness

A meditação mindfulness, conhecida em português como atenção plena, é uma prática de origem budista que tem como objetivo aliviar uma variedade de condições físicas e mentais. Os problemas alvo incluem ansiedade, estresse, depressão, dependência de drogas e transtorno obsessivo-compulsivo. O método passa por uma consciencialização do que rodeia o indivíduo, prestando atenção ao presente, largando o passado e as preocupações com o futuro. A atividade tem ganho fãs por todo o mundo pelos seus resultados eficazes na busca de uma vida saudável a nível mental e físico. Se você gostaria de experimentar essa prática e recuperar a sua saúde espiritual e emocional, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como fazer meditação mindfulness.

Também lhe pode interessar: Como praticar meditação à beira-mar
Passos a seguir:
1

O que é

Mindfulness tem origem na palavra Sati que significa "a capacidade de atenção plena". Dessa forma, a meditação procura que o praticante esteja consciente do que o rodeia, do que se passa no seu corpo, na sua mente, nos seus pensamentos e nas suas emoções. O objetivo é, então, lembrar de prestar atenção e de ter consciência de si mesmo.

A maioria das pessoas não assume a liderança da sua vida, não tendo qualquer propósito para os seus pensamentos. Na meditação minfudlness, a intenção é chave. O objetivo é experienciar por inteiro uma emoção, a sua respiração, uma ação específica ou uma zona do seu corpo.

Consiste em prestar atenção propositadamente, no presente, sem qualquer julgamento. O praticante se concentra no momento, ignorando suas memórias e preocupações com o que está para vir. O objetivo principal é trazer o foco para o momento presente, algo que quase ninguém faz na vida moderna.

Um dos requisitos principais é ter a chamada mente de iniciante. Dessa forma, o praticante deve se envolver com algo ou alguém como se fosse a primeira vez. Essa atitude deve acompanhar o praticante todos os dias, o tempo todo.

2

Benefícios

A meditação mindfulness possui vários benefícios, ajudando a combater a depressão e ansiedade, melhorando o sono e diminuindo a irritabilidade. A memória também é beneficiada, assim como a resistência mental, a resistência física e a criatividade. Alguns estudos afirmam ainda que a prática ajuda a reduzir o impacto de doenças graves ou terminais como o câncer ou o HIV.

Como fazer meditação mindfulness - Passo 2
3

Iniciando a meditação

No início, procure reservar 5 minutos por dia para a prática da meditação. Ninguém consegue ficar muito tempo seguido em estado de mindfulness, uma vez que a mente humana foi criada para vagar. Se perder a concentração, é perfeitamente normal!

Com a evolução do praticante, os 5 minutos podem evoluir para 10 e, mais tarde, para 15. Embora possa parecer pouco, é o suficiente para ter bons resultados que duram todo o dia. Dessa forma, recomendamos que comece praticando de manhã, para sentir os benefícios no resto do dia.

4

Mindfulness na respiração

Para iniciantes, é recomendado que a meditação mindfulness seja feita através da respiração. Procure se colocar numa posição sentada confortável e coloque as mãos sobre as coxas. Respire naturalmente e procure relaxar, levando o foco às sensações do seu corpo, como as narinas, o peito ou o estômago. Faça uma respiração consciente, tomando atenção à mesma. Não necessita de mudar o seu ritmo, apenas procure sentir o ar entrando e saindo do seu corpo.

Como fazer meditação mindfulness - Passo 4
5

Concentração

Assim que notar que a sua mente está divagando, procure guiar a sua atenção de volta à respiração. O mindfulness na respiração é tão simples quanto isso. Procure trazer sensações positivas e associá-las à experiência, como a bondade, a aceitação e a curiosidade. Prolongue esse exercício pelo tempo que desejar.

6

Aplicando mindfulness

Existem várias formas de levar a meditação consciente às atividades do seu dia, que fazemos de forma mecânica, automática e inconsciente. Procure aplicar a prática nas seguintes atividades:

  • Comer: Uma refeição ou um lanche podem ser uma boa oportunidade para refletir. Coloque as distrações de lado e procure observar tudo: o ato de segurar o garfo ou a faca, o momento em que você o leva à boca, o sabor, a textura e o odor dos alimentos, o contato dos dentes com a comida, a mastigação e tudo o que a ação envolve.
  • Tomar banho: Na hora do banho, imagine que é a primeira vez que sente a água. Foque sua atenção no cheiro do sabão ou no vapor que emana na sua frente. Repare na temperatura da água e dos movimentos das suas mãos, passando pelo corpo. Existe uma grande tendência para moer sentimentos e focar em lembranças nesse momento, por isso tente absorver como a sua mente funciona e levá-la de volta ao presente e à experiencia do banho. Traga a sua mente para o agora.
  • Escovar os dentes: Até o simples ato de escovar os dentes pode ser um momento de mindfulness. Procure sentir as cerdas da escova sobre os dentes, o ardor em alguns pontos das papilas gustativas e o gosto da pasta de dentes. Procure levar o foco à sensação da escova nas suas gengivas e na língua, fechando os olhos e experienciando cada sensação de forma única.
  • Interagindo com alguém: Essa é uma das formas mais fascinantes de praticar mindfulness, especialmente se essa é uma pessoa que já faz parte da sua vida faz tempo. Procure ser presente com essa pessoa, prestando atenção ao que ela diz com curiosidade e sem julgamento. Procure conversar com essa pessoa como se fosse a primeira vez que a ouve, procurando focar seu interesse no outro. Seja presente para essa pessoa.
Como fazer meditação mindfulness - Passo 6
7

Agora que já sabe como fazer meditação mindfulness, dê uma olhada nesses artigos e alcance a plenitude espiritual:

Como meditar para iniciantes

Como meditar com música

Como combater a depressão com a meditação

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer meditação mindfulness, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como fazer meditação mindfulness