Alimentos para melhorar a memória

Como fazer sucos para a memória

Como fazer sucos para a memória
Imagem: tienphong.com

Se não seguirmos uma dieta equilibrada nem realizarmos exercícios que estimulem nosso cérebro não é de estranhar que com o passar dos anos nossa capacidade de memória se deteriore. Ao contrário do que muita gente acredita, a mente é uma das partes do corpo que mais devemos cuidar para manter em forma e evitar doenças de caráter degenerativo. Para isso, é importantíssimo conhecer os alimentos que estimulam a memória e introduzi-los em sua dieta, bem como realizar exercícios mentais. Uma boa forma de introduzir estes alimentos é mediante sucos naturais, continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer sucos para a memória.

Também lhe pode interessar: Como exercitar a memória

Índice

  1. Suco para a memória de maçã, cenoura, amêndoas e nozes
  2. Suco para a memória de mirtilos, abacate e sementes de linhaça
  3. Suco para a memória de iogurte desnatado, banana, laranja e amêndoas
  4. Suco para a memória de morangos e aveia
  5. Como tomar sucos para a memória

Suco para a memória de maçã, cenoura, amêndoas e nozes

A maçã é uma das frutas com maior quantidade de quercetina, um flavonoide com grandes propriedades antioxidantes que favorece a proteção do cérebro contra os transtornos de caráter degenerativo, entre os quais se destacam a perda de memória. Por sua vez, a cenoura é uma grande fonte de fósforo, um macromineral que estimula os neurônios e melhora a capacidade de memorização. As frutas secas são muito ricas em Ômega 3, Ômega 6 e vitaminas essenciais para manter a saúde da nossa mente. Entre todos elas, destacam-se as amêndoas e as nozes por seu alto teor, sobretudo, em potássio. Para preparar este suco você precisará de:

  • 2 maçãs
  • 3 cenouras
  • 3 nozes descascadas
  • 3 amêndoas descascadas

O primeiro a fazer é lavar bem as maçãs e as cenouras, descascá-las e cortá-las. Incorpore-as junto com as frutas secas em um recipiente de borda alta e bata tudo em velocidade alta. Se dispuser de liquidificador o processo é o mesmo.

Como fazer sucos para a memória - Suco para a memória de maçã, cenoura, amêndoas e nozes
Imagem: elsoar.com

Suco para a memória de mirtilos, abacate e sementes de linhaça

Os mirtilos representam um dos melhores frutos para contra-atacar os efeitos da idade em nosso cérebro, por isso elaborar um suco com eles nos permitirá melhorar nossa memória. Por sua vez, o abacate ajuda a controlar a irrigação sanguínea para manter a saúde cerebral em perfeitas condições. No entanto, por se tratar de uma fruta com um elevado teor calórico, não é recomendável abusar deste suco. Você deverá tomar no máximo um ao dia ao acordar pela manhã. As sementes de linhaça possuem Ômega 6. Para fazer este suco para a memória você precisará de:

  • 1 copo de mirtilos
  • 1 abacate
  • 1 colher de sementes de linhaça moídas
  • 1 copo de água

Lave bem os mirtilos, descasque o abacate e retire o caroço, ponha tudo no liquidificador, despeje a água e as sementes de linhaça moídas e triture bem.

Como fazer sucos para a memória - Suco para a memória de mirtilos, abacate e sementes de linhaça
Imagem: otramedicina.imujer.com

Suco para a memória de iogurte desnatado, banana, laranja e amêndoas

Os produtos lácteos desnatados são uma grande fonte de potássio, por isso são ideais para a realização de sucos para a memória. Neste sentido, se você não deseja preparar esta vitamina com iogurte porque prefere que fique mais líquido, pode substitui-lo por leite desnatado. Com a banana acontece a mesma coisa, por conter elevados níveis de potássio e ser rica em fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B, estimula as funções cerebrais entre as quais se encontram a capacidade de memorizar. Para elaborar este suco você precisará de:

  • 1 iogurte desnatado (ou 1/2 xícara de leite desnatado)
  • 1 banana média
  • 15 amêndoas
  • 1 laranja

Descasque e corte a banana, depois esprema a laranja para extrair o suco e coloque tudo no liquidificador. Descasque as amêndoas e acrescente-as ao iogurte ou leite e bata tudo em velocidade alta. Se desejar, pode polvilhar um pouco de canela.

Como fazer sucos para a memória - Suco para a memória de iogurte desnatado, banana, laranja e amêndoas
Imagem: recetin.com

Suco para a memória de morangos e aveia

Os cereais fazem parte dos alimentos mais recomendados para a melhora da memória por seu teor de ácido fólico e vitamina B6, ambos fundamentais para manter nosso cérebro em forma e favorecer sua estimulação. Entre todos, destaca-se a aveia por ser, além disso, uma grande fonte de energia. Fazer este suco para a memória é muito fácil, você só precisará reunir os seguintes ingredientes:

  • 4 morangos
  • 1/2 copo de aveia
  • 1 copo de leite desnatado

Lembre-se que os lacticínios desnatados também favorecem a estimulação da memória, por isso podemos inclui-los para aumentar as propriedades do suco e torná-lo mais líquido. Se você tiver tempo, o mais aconselhável é cobrir a aveia completamente com água e deixar de molho durante toda a noite, senão, deixe por duas horas. Depois, retire as folhas dos morangos, lave-os e coloque-os no copo do liquidificador. Coe a aveia, elimine a água, e ponha junto com os morangos e despeje também o leite. Bata tudo e adicione, se desejar, uma colher de mel.

Como fazer sucos para a memória - Suco para a memória de morangos e aveia
Imagem: lamagiadefantute.com

Como tomar sucos para a memória

O mais recomendável é tomar estes sucos ao café da manhã, isto é, ao levantar pela manhã e em jejum. Desta forma seu corpo e sua mente serão carregados com energia e você estará favorecendo sua estimulação. Se desejar, pode tomar outro suco natural ao meio da tarde, na hora do lanche para potencializar seus efeitos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sucos para a memória, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
cristina
Olá ,bom dia ,gostei muito das informações que vocês fornecem,estou tomando Ritalina para me ajudar na faculdade pois não consigo me concentrar e estou tendo muita dificuldade de memorização,tenho 43 anos ganhei uma bolsa de estudos e estou tendo muitas dificuldades para aprender ,me sinto excluída na classe,pois ninguém quer fazer trabalhos escolares com uma pessoa problemática,obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cristina, espero que estas dicas ajudem. Aproveite e confira também estes truques para melhorar a memória: http://educacao.umcomo.com.br/articulo/truques-para-melhorar-a-memoria-5939.html
Alfredo
Ótimo artigo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alfredo, muito obrigada valeu! Continue nos acompanhando :)
luzia
Gostei muito da matéria e gostaria de te mais,como fazer sucos para a memória.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luzia, que bom que você gostou! Pode conferir mais dicas para melhorar e exercitar a memória nesses links: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-exercitar-a-memoria-9689.html http://educacao.umcomo.com.br/articulo/truques-para-melhorar-a-memoria-5939.html
diego giuliano filippi
gostei das dicas obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Diego, muito obrigada valeu :) Continue nos acompanhando!
Imagem: tienphong.com
Imagem: elsoar.com
Imagem: otramedicina.imujer.com
Imagem: recetin.com
Imagem: lamagiadefantute.com
1 de 5
Como fazer sucos para a memória